terça-feira, 29 de junho de 2021

Sala de leitura virtual

 Por Lucilene Fernandes



Aconteceu no dia 6 de junho último, o lançamento da Sala de Leitura Virtual da EEEI Olímpio Catão. A página já está disponível para todas as pessoas com acesso à rede mundial de computadores por um computador, notebook ou smartphone e disponibiliza obras de diferentes gêneros para leitura de forma gratuita.

O evento de lançamento com com a leitura de poesias por alunos e professores que aproveitaram bons momentos de leitura compartilhada. A Diretora Mariza Iunes Calixto fez o lançamento oficial.

A Sala de Leitura Virtual da EEEI Olímpio Catão está em construção permanente. Todos os meses, ela recebe novas obras para aumentar as possibilidades da leitura virtual de todos que acessam. Atualmente, obras em história em quadrinhos, mangás, literatura brasileira, literatura infanto juvenil e obras sobre educação.

O acesso é gratuito para qualquer pessoa. Os livros podem ser lidos online ou baixados para posterior leitura offline. 

A leitura usando telas ao invés de livros de papel é uma mudança que vem junto com o avanço das tecnologias de comunicação. Estudos ainda estão sendo feitos e não há consenso sobre as consequências que veremos no hábito da leitura usando as telas. 

De acordo com Ana Elisa Ribeiro, Doutora em estudos linguísticos e professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia (Deltec) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG),

Nas telas, texto, imagem, som, movimento podem ser orquestrados na composição de uma peça, em muitos gêneros textuais. Há, portanto, a consideração de uma diferença nas modulações do texto na tela e no impresso que provoca novos modos de ler ou, ao menos, modos diferentes, como prefiro pensar. Se as modulações do impresso permitem e propiciam a orquestração de algumas linguagens (visual e verbal, em sua diversidade), as modulações dos textos em ambientes digitais são outras, além de texto e imagem, permitindo som, imagem em movimento, etc. Essa seria, então, uma nova forma de ler, considerando-se o livro feito, por exemplo, para a leitura em tablets ou e-readers .(1)

Essa nova forma de ler, que é muito mais comuns aos mais jovens, precisa ser trabalhada na escola. Mesmo para os "nativos digitais", aqueles que nasceram já nesta época em que o mundo digital permeia as relações, a competência leitora é uma construção. A competência leitora é mais do que simplesmente ser alfabetizado. Imerso no mundo com diversas mídias, o estudante/cidadão precisa desenvolver as habilidades que lhe permitam interpretar cada texto. 

Neste sentido, nossa Sala de Leitura Virtual da EEEI Olímpio Catão, quer se constituiu mais um veículo de leitura para nossos alunos. E neste momento de enfrentamento da pandemia de COVID19, com aulas remotas e afastamento social, poder acessar livros de forma virtual é muito importante!

A construção da Sala de Leitura Virtual da EEEI Olímpio Catão é uma ação de toda a nossa escola. Teve o apoio de todos os professores e gestores, coordenados pela Professora Selma Saab, responsável pela Sala de Leitura e Professora Ane Kelly (Professora Coordenadora da área de Códigos e Linguagens), com apoio técnico da Professora Lucilene Fernandes. 

A Sala de Leitura Virtual da EEEI Olímpio Catão conta com um livro de visitas, onde todos podem deixar o seu nome, comentários e sugestões.

Todos vocês estão convidados a visitar a nossa Sala de Leitura Virtual da EEEI Olímpio Catão clicando aqui, aproveitar as obras e deixar seus comentários!


REFERÊNCIAS

RIBEIRO, Ana Elisa. Questões provisórias sobre literatura e tecnologia: um diálogo com Roger Chartier. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/cYWmqxdsSSWDyW5BpWqLnjf/?lang=pt# (acesso em 29/06/2021)