Por Lucilene Fernandes
Dentro do Projeto INOVA, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC), apoiada pelo Instituto Ayrton Senna, implementaram na rede estadual um instrumento para apoiar o desenvolvimento socioemocional nas aulas de Projeto de Vida que consta de um formulário em que os alunos, usando rubricas, fazem uma autoavaliação das competências socioemocionais priorizadas para seu ano/série. Esta Autoavaliação Socioemocional é feita bimestralmente no caderno Currículo em Ação e na Secretaria Escolar Digital (SED).
A atividade faz parte de um processo mais complexo que, nas aulas do Centro de Mídas São Paulo - CMSP, é chamado de Jornada de desenvolvimento socioemocional. E, como o próprio nome indica, é um longo que está na essência da aula de Projeto de Vida - trabalhar o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Pelo instrumento, a cada bimestre os alunos refletem sobre suas competências socioemocionais e, usando rubricas, se autoavaliam. O passo seguinte é construir um plano de autodesenvolvimento pessoal e colocá-lo em prática. E é neste momento que esta proposta de atividade se coloca. O objetivo foi fomentar o desenvolvimento das competências socioemocionais mais frágeis, de acordo com a autoavaliação socioemocional dos alunos do 7º ano no 1º bimestre.
"Autodesenvolvimento Socioemocional" na aula de Projeto de Vida
Premissa: Excelência em Gestão
Professoras: Lucilene Fernandes
Disciplina: Projeto de Vida
Duração: 3 aulas
Turma: 7º ano A e B
- Apresentação do vídeo sobre Soichiro Honda (disponível aqui)
- Os alunos comentam o que acharam do vídeo
- Coloca-se as questões: O sucesso é fácil? O quanto você se esforça? Qual a importância da persistência?
- Apresenta-se o vídeo "Como ser um estudante melhor?", parando o vídeo e anotando cada uma das 6 dicas apresentadas com a turma. (disponível aqui)
- Realização de uma atividade prática de foco (listar coisas rapidamente que lembram algumas sensações indicadas) e atenção (contar ocorrências de imagens em um quadro)
- Os alunos são chamados a compartilhar seus métodos de estudo em casa e sugestões para que os colegas possam ter mais organização, foco e resiliência.
- É apresentado um modelo para que o aluno elabore seu plano de autodesenvolvimento socioemocional.
- Os alunos são estimulados a compartilhar algumas de suas respostas de forma a ajudar os colegas que sentem maior dificuldade.