quarta-feira, 16 de junho de 2021

Um sequência didática sobre "Autodesenvolvimento Socioemocional" na aula de Projeto de Vida

 Por Lucilene Fernandes

Dentro do Projeto INOVA, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC), apoiada pelo Instituto Ayrton Senna, implementaram na rede estadual um instrumento para apoiar o desenvolvimento socioemocional nas aulas de Projeto de Vida que consta de um formulário em que os alunos, usando rubricas, fazem uma autoavaliação das competências socioemocionais priorizadas para seu ano/série. Esta Autoavaliação Socioemocional é feita bimestralmente no caderno Currículo em Ação e na Secretaria Escolar Digital (SED).

A atividade faz parte de um processo mais complexo que, nas aulas do Centro de Mídas São Paulo - CMSP, é chamado de Jornada de desenvolvimento socioemocional. E, como o próprio nome indica, é um longo que está na essência da aula de Projeto de Vida - trabalhar o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento das competências socioemocionais. 

Pelo instrumento, a cada bimestre os alunos refletem sobre suas competências socioemocionais e, usando rubricas, se autoavaliam. O passo seguinte é construir um plano de autodesenvolvimento pessoal e colocá-lo em prática. E é neste momento que esta proposta de atividade se coloca. O objetivo foi fomentar o desenvolvimento das competências socioemocionais mais frágeis, de acordo com a autoavaliação socioemocional dos alunos do 7º ano no 1º bimestre.


"Autodesenvolvimento Socioemocional" na aula de Projeto de Vida

Premissa: Excelência em Gestão
Professoras: Lucilene Fernandes
Disciplina: Projeto de Vida
Duração: 3 aulas
Turma: 7º ano A e B

Objetivo: Fomentar e orientar o autodesenvolvimento socioemocional através de um plano individual

Desenvolvimento:

1ª aula:  Apresentação aos alunos o instrumento de Autoavaliação Socioemocional, orientando a leitura das rubricas e preenchimento das respostas (o aluno declara o degrau em que se encontra em cada competência e justifica sua declaração; ao final, indica duas competências socioemocionais que considera que precisa melhorar)
Dica: foi feita a leitura das rubricas, levantando questões e estimulando a reflexão dos alunos

2ª aula: Contabilizadas as competências socioemocionais indicadas pelos alunos, a professora apresentou um gráfico de quais foram mais ou menos indicadas. As três competências mais indicadas foram: Foco, Resiliência e Organização. 
Passo a passo:
  1. Apresentação do vídeo sobre Soichiro Honda (disponível aqui)
  2. Os alunos comentam o que acharam do vídeo
  3. Coloca-se as questões: O sucesso é fácil? O quanto você se esforça? Qual a importância da persistência?
  4. Apresenta-se o vídeo "Como ser um estudante melhor?", parando o vídeo e anotando cada uma das 6 dicas apresentadas com a turma. (disponível aqui)
  5. Realização de uma atividade prática de foco (listar coisas rapidamente que lembram algumas sensações indicadas) e atenção (contar ocorrências de imagens em um quadro) 

3ª aula: Elaboração do Plano de Autodesenvolvimento Socioemocional
Passo a passo:
  1. Os alunos são chamados a compartilhar seus métodos de estudo em casa e sugestões para que os colegas possam ter mais organização, foco e resiliência.
  2. É apresentado um modelo para que o aluno elabore seu plano de autodesenvolvimento socioemocional.
  3. Os alunos são estimulados a compartilhar algumas de suas respostas de forma a ajudar os colegas que sentem maior dificuldade.


Avaliação: A professora encaminhou por rede social a cada aluno, individualmente, algumas questões reflexivas sobre o plano elaborado. Questionou a viabilidade das ações propostas, a eficácia.
Após alguns dias, também foram enviadas mensagens perguntando como estava a execução do plano e se já haviam obtido sucesso!

Referência Bibliográfica

Deixo aqui links para ler sobre o tema: