PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE
CIÊNCIAS
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE
MATEMÁTICA
HABILIDADE DE MATEMÁTICA: Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos. Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão (porcentagem, razão entre as partes de um todo e proporção) e operador.
HABILIDADE DE CIÊNCIAS: Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridos tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para realizar uma receita, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa de situações relacionadas ao sistema de produção.
RECEITA: PÃO CASEIRO
·
1 kg de farinha de trigo aproximadamente
·
1 e 1/2 xícara de leite morno (aprox. 400 ml)
·
1/2 xícara de água morna
·
1/2 xícara de óleo (aprox. 100 ml)
·
4 colheres (sopa) de açúcar (aprox. 200 g)
·
1 colher (sopa) de sal
·
2 ovos
·
30 g de fermento biológico fresco
Justificativa:
Com o retorno dos alunos ao presencial e a necessidade de se sentirem pertencentes no processo de construção do seu conhecimento, desenvolvemos na área de Ciências da Natureza e Matemática o projeto Mão na Massa: "Experimentando e Calculando", envolvendo a Disciplina de Ciências trabalhando com as reações químicas, fermentação e classificação dos seres vivos e com a Disciplina de Matemática trabalhamos a receita fracionária, a escrita, interpretação, dobrando a receita com a fração e grandezas de medidas.
Os alunos puderam desde o processo de arrecadação dos ingredientes ao momento mão na massa da receita, realizar observações, identificações e registros das transformações químicas decorrentes da mistura, o tempo/temperatura do forno para assar o pão, o trabalho com frações e as unidades de medidas envolvidas na receita, onde todos se envolveram de forma protagonista, desenvolvendo habilidades socioemocionais e da BNCC, deixando em evidencia o Protagonismo dos alunos, a colaboração e o sentimento de pertencimento de todos.