segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Projeto Um Brasil, muitas nações

 Por Lucilene Fernandes






No ano de 2021, o trabalho transversal com a ERER - Educação para as Relações Étnico-Raciais - das disciplinas História e Geografia na Escola Estadual Olímpio Catão foi organizado através do Projeto "Um Brasil, muitas nações".


Na área CHSA - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

As ações antirracistas acontecem de forma transversal em todas as aulas de História e Geografia. 

Alinhados ao Currículo Oficial de cada ano, foi trabalhados pelos professores da área de CHSA em todas as turmas o Projeto "Um Brasil, muitas Nações", cuja culminância será feita de forma gráfica em painel na escola entre os meses de outubro e novembro.

Dentro deste projeto, os professores desenvolveram atividades de reflexão sobre o respeito à diversidade e valorização da pluralidade cultural das diversas nações dentro do Brasil:

No 6º ano, nações indígenas. Os alunos estão conhecendo elementos culturais de alguns povos indígenas brasileiros e pesquisando sobre lideranças indígenas. (com a Professora Lucilene)

No 7º ano, nações africanas que vieram para o Brasil. A atividade mostra lugares da África de onde foram trazidos escravizados, elementos culturais afrobrasileiros, personalidades negras na história. (com a Professora Débora)

No 8º ano, imigrantes europeus do final do século XIX e início do século XX. A atividade será a construção de uma árvore genealógica que terá o objetivo de mostrar aos alunos o processo migratório existente dentro da sua própria família, a fim de mostrar as características da formação da população brasileira. (com o Professor Braga)

No 9º ano, as imigrações da segunda metade do século XX e XXI. Alinhado ao conteúdo de Geografia da turma, estão pesquisando as recentes migrações para o Brasil. (com a Professora Marisa)


Nas disciplinas de outras áreas de conhecimento

Além de transversal, o trabalho de educação antirracista é também transdisciplinar. Todas disciplinas podem e devem trazes reflexões sobre pluralidade, diversidade, racismo, cidadania, direitos humanos. Todos estes temas estão relacionados à questão da ERER.

A Professora Nany Flores, desenvolveu atividade de leitura de contos indígenas e africanos na aula de Arte com os alunos do 9º ano e, na aula de Protagonismo, realizou atividades sobre "Diversidade cultural e racial".


A Professora Cristina, de Educação Física e Projeto de Vida trabalhou junto com as disciplinas da área CHSA para organizar um evento em que os alunos do 6º e 7º ano apresentaram coreografias inspiradas nas culturas africanas e indígenas.





As Professoras Sidéria (Ciências) e Rogéria (Inglês) trabalharam na Eletiva Pantera Negra, atividades antirracistas e de valorização da cultura afro-brasileira.



As Professoras de Ciências e Matemática trabalharam juntamente com a Professora da Sala de Leitura, a leitura de trechos da obra "Quarto de despejo" de Carolina de Jesus. Além disso a Professora da Sala de Leitura divulgou livros novos que chegaram para o acervo da escola ligados à Educação Antirracista.

Foram feitas as seguintes atividades: Breve apresentação de quem foi Carolina Maria de Jesus, a importância da reciclagem, leitura de trechos do livro, discussão sobre as condições de vida de Carolina e a desigualdade. Convite aos alunos para escreverem seus próprios diários, projeto de vida e seus sonhos, sem a necessidade de ser entregue.






Durante semana de 20 de novembro, realizamos a nossa culminância do Projeto Um Brasil, muita nações. Os trabalhos ficaram expostos na sala temática do projeto. Veja as fotos da sala abaixo: