Por Lucilene Fernandes
Na área CHSA - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
As ações antirracistas acontecem de forma transversal em todas as aulas de História e Geografia.
Alinhados ao Currículo Oficial de cada ano, foi trabalhados pelos professores da área de CHSA em todas as turmas o Projeto "Um Brasil, muitas Nações", cuja culminância será feita de forma gráfica em painel na escola entre os meses de outubro e novembro.
Dentro deste projeto, os professores desenvolveram atividades de reflexão sobre o respeito à diversidade e valorização da pluralidade cultural das diversas nações dentro do Brasil:
No 6º ano, nações indígenas. Os alunos estão conhecendo elementos culturais de alguns povos indígenas brasileiros e pesquisando sobre lideranças indígenas. (com a Professora Lucilene)
No 7º ano, nações africanas que vieram para o Brasil. A atividade mostra lugares da África de onde foram trazidos escravizados, elementos culturais afrobrasileiros, personalidades negras na história. (com a Professora Débora)
No 8º ano, imigrantes europeus do final do século XIX e início do século XX. A atividade será a construção de uma árvore genealógica que terá o objetivo de mostrar aos alunos o processo migratório existente dentro da sua própria família, a fim de mostrar as características da formação da população brasileira. (com o Professor Braga)
No 9º ano, as imigrações da segunda metade do século XX e XXI. Alinhado ao conteúdo de Geografia da turma, estão pesquisando as recentes migrações para o Brasil. (com a Professora Marisa)
Nas disciplinas de outras áreas de conhecimento
Além de transversal, o trabalho de educação antirracista é também transdisciplinar. Todas disciplinas podem e devem trazes reflexões sobre pluralidade, diversidade, racismo, cidadania, direitos humanos. Todos estes temas estão relacionados à questão da ERER.
A Professora Nany Flores, desenvolveu atividade de leitura de contos indígenas e africanos na aula de Arte com os alunos do 9º ano e, na aula de Protagonismo, realizou atividades sobre "Diversidade cultural e racial".
A Professora Cristina, de Educação Física e Projeto de Vida trabalhou junto com as disciplinas da área CHSA para organizar um evento em que os alunos do 6º e 7º ano apresentaram coreografias inspiradas nas culturas africanas e indígenas.