segunda-feira, 20 de junho de 2016

I Acampa Olímpio - Eletiva Leopardos Azuis

No dia 17 de junho a Equipe Gestora, alunos e professoras da disciplina Eletiva “Leopardos Azuis” protagonizaram mais uma atividade ousada e desafiadora, organizaram um acantonamento na Escola Olímpio Catão.
Diretora Mariza calixto, professoras e alunas no alojamento feminino
      Como diz Carlos Gomes da Costa “ A capacidade de fazer-se presente, de forma construtiva, na realidade do educando não é, como muitos preferem pensar, um dom, uma característica pessoal intransferível de certos indivíduos, algo de profundo e incomunicável. Ao contrário, esta é uma aptidão que pode ser aprendida, desde que haja, da parte de quem se propõe a aprender, disposição interior, abertura, sensibilidade e compromisso para tanto. Efetivamente, a presença não é alguma coisa que se possa apreender apenas ao nível da pura exterioridade.”

Esta Atividade atende a uma das premissas mais importantes e verdadeiramente significativas do PEI- Programa de Ensino Integral. A Pedagogia da Presença.
E foi o desejo desta comunidade aprendente que inspirou professores e alunos a reunirem-se para partilhar momentos de mútuo aprendizado e grande diversão. Tendo os educadores como objetivo,
criar vínculos positivos e indissolúveis com nossos pequenos e leva-los a sentirem-se amados e pertencentes a uma escola que faz de tudo pela educação deles.

      
 Os alunos foram recebidos com muito carinho e desafiados a organizarem os alojamentos masculinos e femininos utilizando, os recursos existentes em nossa instituição. E fizeram isso de forma protagonista e solidária dividindo os materiais e ajudando uns ao outros no transporte e montagem dos dormitórios.
Alunos organizando os alojamentos
Mães de alunas ajudando na organização

Logo após, os alunos acolheram o professor Marcio Antônio da Rocha, o Coordenador pedagógico Leonardo de souza e a equipe de futsal masculino da Escola João Ferreira dos Santos, que fizeram uma participação mais que especial em um emocionante jogo amistoso, que proporcionou aos nossos alunos a oportunidade de demonstrarem as suas habilidades esportivas e assim sentirem-se valorizados. Segundo o professor Marcio, “estes momentos assumem um caráter não somente pedagógico, mas sim humano e social, pois permitem que o aluno resgate a sua autoestima e a socialização com novas realidades e ambientes, ampliando os seus horizontes”.
Time de futsal masculino "Leopardos Azuis"
           
Momento solene- Hino nacional

  
O jantar feito pela nossas mestres cucas, Solange, Luciene, Diretora Mariza, professora Rosângela e  nossa PCG Lucilene. Foi um momento de partilha e muito bate papo entre os alunos das duas escolas. 



Após o jantar os alunos assistiram a um conto de terror, saboreando uma deliciosa pipoca. Feita com muito carinho pela professora Rosângela.


Histórias de terror ou de acontecimentos sobrenaturais sempre estiveram presentes nas diversas culturas humanas: da Odisséia a Dom Quixote, de O Exorcista a Harry Potter, aquilo que escapa à explicação racional, ao mundo real, parece sempre ter fascinado o ser humano. Histórias transmitidas oralmente de geração para geração, lendas, fábulas, “causos”, contos: o que não podemos explicar também pode nos atrair (e nos explicar, em certa medida). Verdade ou mentira, real ou irreal, não se sabe ao certo; fato é que o mistério, a incerteza, a hesitação e o caráter espetacular de algumas histórias nos prendem, seja para ouvi-las, seja para lê-las – e foi apostando nesse fascínio provocado pelas histórias de terror que desenvolvemos a atividade visita noturna, que transformou os corredores escuros e desertos de nossa escola, em um ambiente ideal para a escuta de uma lenda urbana, que arrancou gritos de medo e muitas risadas no final, ao descobrirem que na verdade os barulhos e o som assustador que ouviram durante a leitura da história, foram realizados pelo professor Marcio, que estava escondido atrás dos armários.



Uffa! Depois de tanta emoção, a hora do descanso chegou e o toque de recolher foi dado. Claro que o momento na verdade foi de muita conversa e gargalhadas. Meninos e meninas puderam aproveitar da companhia de seus amigos em seus respectivos alojamentos.





         Pensa que terminou? De jeito nenhum! O despertar foi as sete horas da manhã, ao som de "Better When I'm Dancin'" (Meghan Trainor).


      O café da manha organizado com todo carinho pela nossa querida Diretora Mariza Calixto, encerrou em grande estilo o nosso
I Acampa Olímpio.
 


Esta experiência marcou de forma imensamente positiva todos os participantes. Segundo a professora Iva Tavares da Rocha “ É isso que torna o Programa de ensino Integral realmente efetivo e transformador na educação, permite ao educador oferecer um ensino integral, promovendo o educando nas inúmeras esferas , sejam elas intelectuais ou afetivas, tornando-os indivíduos mais completos, verdadeiramente competentes, protagonistas, solidários e acima de tudo felizes. Neste programa eu posso ser uma professora de excelência, a professora que sempre desejei ser

“ Acredito que a presença dos adultos no mundo dos jovens não deve ser como é corrente entre nós, intervencionista e limitada. O estar-junto-do educando é um ato que envolve consentimento, reciprocidade e respeito mútuo. O adolescente espera do educador algo mais do que um serviço eficiente. As tarefas que o educador executa, na divisão de trabalho da equipe, representam apenas o seu campo de ação, mas não a principal razão da sua presença junto ao educando. Esta razão maior será sempre a libertação do jovem, uma exigência que se situa sempre além de todas as rotinas, embora não deixe de passar por elas. É por esta transcendência dos aspectos rotineiros do programa socioeducativo que o adolescente percebe que, mesmo feita de privações e sofrimentos, a vida é alguma coisa pela qual vale a pena lutar, e que é preciso reconciliar-se com ela a partir do encontro com outras vidas.” Carlos Gomes da Costa.

Prof. Iva Tavares da Rocha

















































        Imagens by Lucilene Fernandes

terça-feira, 7 de junho de 2016

Visita Técnica ao Museu de Esporte

Aconteceram durante todo o mês de maio nas aulas de Educação Física, visitas técnicas ao Museu de Esporte de nossa cidade, onde todos os alunos do 6º ao 9º ano puderam conhecer as Exposições fotográficas , Premiações ( troféus , faixas , flâmulas e camisas ) e a Sala de Audiovisual (com vídeos de fatos importantes da história esportiva de São José dos Campos e alguns profissionais que  começaram sua carreira em nossa cidade e se tornaram reconhecidos mundialmente).

Os monitores do Museu apresentaram todas as exposições e a trajetória de atletas e personalidades esportivas nascidas em São José ou, que mesmo oriundos  de outras cidades, de uma forma ou outra contribuíram  para o sucesso esportivo do município.

Além da visitação, nossos  alunos vivenciaram as modalidades por meio de jogos virtuais em X- BOX e jogos de tabuleiro com regras oficiais. Os alunos receberam o material educativo "Passatempo Cultural Esportivo" que está sendo retomado nas aulas.

Para culminar este trabalho de parceria com o Museu de Esporte, realizamos no último dia 07 de junho, no Auditório da Fundação Mário Covas,  uma roda de conversa com a ex nadadora Olímpica Fabíola Molina, que ampliou o conhecimento esportivo de nossas crianças e incentivou seus Projetos de Vida.

Veja algumas fotos que registram a parceria das aulas de Educação Física com o Museu do Esporte...

 
















segunda-feira, 6 de junho de 2016

Gente que recomenda bons livros !!

O ato da leitura é considerado, dentro do processo ensino aprendizagem, uma ação indispensável para o desenvolvimento crítico e intelectual do aluno.

A leitura faz com que o aluno aprenda novas culturas, novos valores.

Corresponsabilidade

Aula de leitura com os alunos do 9ºano A

Em parceria com a Professora Simone, Língua Portuguesa, identificamos as características do gênero textual "crônica". O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias. A sátira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala das personagens, a exposição dos sentimentos e a reflexão sobre o que se passa são características presentes nas crônicas.



Além das linhas...

por Simone de Paula
Coordenadora da Área de
Códigos Linguagens e suas Tecnologias

O método de ensino tradicional - baseado na exposição e transmissão de conhecimento - é um dos fatores da desmotivação no estudo de Língua Portuguesa. Mas as consequências desta desmotivação repercutem em todas as disciplinas do currículo, dado que leitura e escrita são fundamentais no desenvolvimento de todas as disciplinas. 

A percepção desta situação motiva a procura de novas perspectivas pedagógicas em que o aluno é protagonista da sua aprendizagem. Busca-se valorizar o saber que a criança já possui e, partindo deste ponto, orientar o caminho individual de cada aluno desenvolver as competências leitora e escritora.

A área de CLT - Código e Linguagens e suas Tecnologias - vem estudando sobre o caminho cognitivo que a criança percorre até a chegar aprendizagem das habilidades. O estudo envolve a compreensão  dos fundamentos teóricos do trabalho com competências e habilidades, baseados na Taxonomia de Bloom, segundo a qual o domínio cognitivo passa por: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

Em nossos estudos nos ATPAs, temos aprendido que o aluno deve entender o que está:
  1. nas linhas do texto, ou seja, localizar a informação explícita.
  2. nas entrelinhas do texto, fazer inferências, compreensão global, formulação de hipóteses e mobilização do conhecimento prévio.
  3. além das linhas do texto, isso implica desenvolver competências e habilidades dos alunos para utilizar ativamente o conhecimento adquirido em situações que serão relevantes em suas vidas futuras.
O objetivo é desenvolver com o aluno a habilidade de reconhecer efeitos de sentido criados pelos diferentes usos linguísticos, mobilizando não só o campo lexical referente ao conteúdo em foco, como empregando as estruturas linguísticas adequadas à situação de comunicação.

Nossa equipe, aprofundando este estudo, tem planejado sequências didáticas em que o aluno desenvolva habilidades de forma contextualizada. Temos levado os alunos a vivenciarem, na prática, a capacidade de síntese, pesquisa e diferentes técnicas de apresentação dos conhecimentos, articulando a situações do cotidiano que exigem tomada de posição.











Realidade do Programa de Ensino Integral em nossa escola:

professoras ministrando aulas contextualizadas!

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Replicabilidade - integrando a rede da educação

 
A Replicabilidade é uma das premissas do Programa de Ensino Integral. A equipe da escola também trabalha para difundir as boas práticas realizadas.
 
Sabemos que o conhecimento dividido não diminui, mas aumenta em progressão geométrica. Por isso as boas experiências são passadas à frente, inspirando novas ideias, se colocando para análise, integrando uma rede de educação.
 
As Professoras Sílvia Zonzini (Matemática) e Cristina Lucas (Educação Física) foram convidadas a divulgar seu trabalho no Espaço do Servidor, na intranet.
 
Parabéns professoras e equipe!
 

Se você é servidor da SEE, acesse a intranet para ler a notícia completa, clicando aqui.

PIAF - a sétima arte inspirando reflexões dos professores

 por Conceição Melo Sales
Coordenadora da Área de
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

No Programa de Ensino Integral, os profissionais desenvolvem continuamente um plano de formação pessoal - PIAF - desenvolvendo ações que contribuam para seu aperfeiçoamento interdimensional.

Na área de Ciências da Natureza, no momento de socializar as ações e os aprendizados de cada professor, as Professoras Sílvia e Roberta, que lecionam Matemática, compartilharam suas reflexões sobre o filme "O homem que mudou o jogo". E como consideraram muito interessante, convidam a todos a assistir e refletir sobre essa obra da sétima arte...




"É inacreditável o quanto você não sabe do jogo que tem jogado a vida toda"

“Substituir não é possível, o que pode é recriar.”

“Para vencer é preciso de um time e não apenas de um jogador.”

“A vitória tem que significar alguma coisa não apenas uma vitória.”

Frases marcantes como essas compõem o fantástico filme “O homem que mudou o jogo”. Inspirado em uma história real o filme nos remete a uma profunda reflexão nós temos um potencial, alguma habilidade e se buscarmos o aprimoramento e atualização constante, conseguiremos melhorar nosso desempenho seja profissional ou em outros campos da nossa vida.
CONVIDAMOS VOCÊ A REFLETIR E OPINAR SOBRE ALGUNS ASPECTOS, ASSOCIANDO-OS AO PROFISSIONAL QUE VOCÊ É ATUALMENTE.

1. O que move as pessoas a conquistarem aquilo que sonham, independentes do tamanho do desafio, do tempo e das dificuldades? Qual é o disparador que motiva essa ação?

2. É comum os treinadores assistirem em campo sua equipe jogar. Na sua opinião, porque no filme o treinador Billy Beane não assiste ao jogo da sua equipe no campo e sim sempre sozinho?

3. Diante da dificuldade de Billy Beane de encontrar apoio para investir no seu sonho, fica nítido que o caminho que teve que percorrer até a vitória do time foi doloroso, pois não acreditavam nos seus métodos. Na sua concepção há como gerir opiniões diversas de forma a atingir o resultado esperado sem criar conflitos na equipe?

Sílvia e Roberta

terça-feira, 31 de maio de 2016

APRENDIZAGEM COLABORATIVA E COMPARTILHADA

A  sala de leitura tem se tornado  um espaço onde os alunos  se reunem em grupos para estudarem nos intervalos . Uma  aprendizagem colaborativa e compartilhada  sempre com a mediação da professora da sala de leitura ou  de um outro aluno  auxiliando , como tem sido com o  exemplo do nosso aluno Alexandre do 9º ano  e da aluna Karen 8º ano ,que sempre auxilia seus colegas dos 6º anos nas atividades de matemática. Tema de hoje "Linguagens Decimais"
E outros  grupos de estudos tem surgidos conforme foram orientados pelos professores em  tutorias.

“Quando  os  alunos  trabalham em  conjunto,  isto  é,  colaborativamente,  produzem  um   conhecimento  mais profundo e, ao mesmo tempo, deixam de ser independentes para se tornarem interdependentes”
(PALLOF e PRATT, 2002, p. 141)