REGISTRO DE
BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
quinta-feira, 1 de setembro de 2016
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
Roteiro visual de história no Projeto “Ciranda da leitura”
Sempre há um encantamento quando assistimos aos espetáculos de marionetes ou teatro de bonecos. Antes de se conhecer ou manipular bonecos a história precisa ser contada no papel através de um roteiro. O roteiro é a sequência de acontecimentos. Um roteiro visual deve ser uma produção com escrita e desenho e que contém uma numeração com a indicação de sequências narrativas.
Esta atividade foi desenvolvida na Sala de Leitura. A ambientação para a leitura favorece o desenvolvimento da concentração. A leitura permite a imersão em um universo desconhecido, ampliando a imaginação e a criatividade.
Entrar em contato com a biografia dos artistas escolhidos (Leonardo da Vinci, Michelangelo, Salvador Dalí, Van Gogh, Picasso, Tarsila do Amaral, Aleijadinho, Cândido Portinari), conhecer a obra e a importância histórica destes, fez com que os alunos mergulhassem na representação e expressão de um cultura que influenciou a Arte que vivenciamos na contemporaneidade. A arte possui sua importância como forma de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações, das manifestações e da visão de mundo do homem e do homem no mundo.
Confira o Plano desta atividade:
BOA PRÁTICA
Roteiro visual de História
Título da atividade
|
Roteiro visual de
história no Projeto “Ciranda da leitura”
|
Disciplina
|
Arte
|
Professor
Responsável
|
Renata Ribeiro
Garcia de Siqueira
|
Público alvo
|
7º anos
|
Tempo de duração /
datas de aplicação
|
4 aulas
|
Objetivos
|
·
Desenvolver
a habilidade leitora e escritora dentro
da disciplina de Arte.
·
Trabalhar
em parceria com a Sala de Leitura.
·
Conhecer
e produzir roteiro visual de história.
|
Habilidades (da
Base Nacional Comum) trabalhadas
|
·
Ler a forma e suas potenciais
significações nas diversas linguagens da Arte.
·
Interpretar e relacionar as
potencialidades da forma como elemento básico das
linguagens artísticas.
·
Operar com a forma para
tornar visíveis ideias nas diversas linguagens da Arte.
|
Material utilizado
(anexar modelos de atividade, se necessário, no fim do plano de aula)
|
·
Livros
da Coleção Mestre das Artes;
·
Folhas
papel de sulfite;
·
Lápis
de cor;
·
Lápis
grafite, borracha, régua.
|
Desenvolvimento
(sequência, passo a passo, das atividades realizadas)
|
|
Critérios / Instrumentos
de avaliação
|
A avaliação será
compartilhada:
·
Apresentação
do Roteiro visual de história para os colegas (Curadoria Educativa).
·
Características
do Roteiro visual.
·
Estética
do trabalho.
|
Resultados
alcançados (dados, observações, depoimentos que indiquem ser uma prática bem
sucedida)
|
Os alunos envolveram-se na atividade leitora e escritora estimulados por
vivenciar e aprofundar o conhecimento na vida e obra dos artistas os quais
são conhecidos, muitas vezes, apenas pelo nome. E pode-se perceber a
compreensão da leitura através da confecção e apresentação do roteiro visual.
A atividade desenvolveu a sensibilidade estética através da análise
final do trabalho do ponto de vista do belo, relacionado às características
visíveis de composição e acabamento.
|
Premissa /
Princípio / Valores do PEI evidenciados na atividade (comente)
|
Princípio: 4
Pilares da educação
O “aprender a
conhecer” favorece a cognição no exercício da atenção, proporcionando o
desenvolvimento da habilidade de fazer comparação com outros conhecimentos já
adquiridos.
Premissa: Protagonismo
Juvenil
O aluno reconhece a
necessidade de sua atitude de busca do conhecimento através da pesquisa e da
transformação do seu modo de pensar e agir.
|
terça-feira, 30 de agosto de 2016
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Olimpíada de Aprendizagem
A atividade de Olimpíada de Aprendizagem foi um game realizado na sala de aula que exigiu a resposta de questões com base de leitura de pequenos textos e realização de tarefas práticas e lúdicas ligadas à temática das Olimpíadas da Grécia Antiga.
As atividades da aula são registradas na tabela, onde os grupos acompanham seu desempenho
Nesta atividade o jogo, a competição, foi tema e estratégia. Ao realizar tarefas em um ambiente competitivo, trazemos a Olimpíada como ação e reflexão. Aliado a isto, a leitura foi trazida como ferramenta de realização da atividade (completar as fases) ganhando sentido prático e contextualizado.
Respostas obtidas em grupo são apresentadas para a turma, marcando pontos
Na segunda foto a aluna identifica previamente que seu grupo não havia compreendido a tarefa e procura a professora
A GAMIFICAÇÃO é uma estratégia que vem sendo aplicada à Educação na busca aumentar a motivação para o estudo promover oportunidades de imersão dos estudantes na temática estudada.
Alunos realizam atividades em grupo e criam soluções para as tarefas
Observamos que o aspecto lúdico dos games é eficiente para prender atenção dos seres humanos de todas as idades. Jogos de todos os tipos e brincadeiras de disputa entre grupos são formas de lazer muito presentes na vida das crianças e adolescentes. Quando a aula traz aspectos do lazer, mecanismos de diversão aliadas à aprendizagem, conseguimos resultados melhores no empenho e aprendizagem dos alunos em todos os níveis de aprendizagem.
Alunos imersos nas atividades, com pouca necessidade de supervisão da professora
O movimento na sala é produtivo e protagonista
Agradeço e parabenizo as turmas pelo trabalho!
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
Escolha das Disciplinas Eletivas 2º semestre
"As Disciplinas Eletivas são um dos componentes da Parte Diversificada e, devem
promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdos, temas ou
áreas do Núcleo Comum. Considera a interdisciplinaridade enquanto eixo
metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as
especificidades das distintas áreas de conhecimento. "
Diretrizes do Programa de Ensino Integral
Foram apresentadas as seguintes Eletivas:
Fazendo acontecer
Diretrizes do Programa de Ensino Integral
No dia 16 de agosto de 2016, houve a apresentação das Disciplinas Eletivas que serão desenvolvidas no 2º semestre de 2016.
Objetivando atender às necessidades de ampliação do universo cultural, como também às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, as Professoras da EEEI Olímpio Catão, apresentaram os Projetos das Disciplinas Eletivas, através de proposição de ações e atividades pedagógicas direcionadas à aprendizagem dos estudantes e à excelência acadêmica prevista no PEI.
Foi um momento de interagir com nossos alunos, mostrando a criatividade, competência e talento de nossas professoras, articulados a interdisciplinaridade e propostas pedagógicas diversificadas.
Fazendo acontecer
Aprimoramento das atividades circenses, ensinando seus fundamentos básicos (habilidades psicomotoras: equilíbrio, agilidade, ritmo, coordenação motora fina, coordenação motora grossa, potencialização dos limites, desenvolvimento de atitudes de confiança, desenvolvimento de atitudes de segurança em relação ao grupo e a si mesmo), construção dos objetos necessários à prática circense, reutilização de materiais e o trabalho de conscientização e sustentabilidade. Experimentação da arte circense por meio de atividades criativas, protagonistas, corporais e lúdicas ao ar livre. Fortalecimento do jovem como sujeito construtor de seu projeto de vida dentro e fora da escola.
Eletiva " Shop pet"
Conhecimento de determinadas espécies animais e suas principais características, (em relação ao porte, habitat e alimentação).
Confecção de brinquedos, roupas, adorno para pet e produção de alimentação sustentável, (como ração caseira e biscoitos caninos).
Diferenciação entre animais da fazenda e domésticos e tudo que permeia o universo animal.
Foco no significado da palavra estimação: estima e carinho pelo seu bichinho, manejo, (vivenciação em pet shop), e bem estar animal.
Projeto lúdico com aulas práticas e participação dos profissionais de saúde, (palestra com veterinário).
Apresentação de adestramento de cães.
Promoção de uma visão ampla das profissões envolvidas no cuidado dos cães e gatos.
Eletiva Quebra a Cuca
Desenvolvimento
de experimentos didáticos, obtidos através de práticas ou vivências decorrentes
de experiências com atividades lúdicas, práticas de laboratório na áreas Biológicas,
Químicas e Físicas.
Eletiva Vivendo o Vale
Plante essa ideia
domingo, 31 de julho de 2016
Replanejamento 2016
O Replanejamento
escolar aconteceu nos dias 28,29 e 30 de Julho de 2016 e
contou com a participação do nosso PCNP, Cido Almeida, no dia 28 de Julho e
nossa Supervisora Matilde no segundo dia de atividades, além da participação de todos gestores e
professores da Unidade Escolar .
O segundo semestre se inicia e com ele,
professores e gestores escolares se reúnem para fazer o Replanejamento anual.
Essa atividade, embora seja sempre desafiadora, não deve ser vista como mera
burocracia: é o melhor momento para que todos os atores envolvidos no processo
educacional estejam juntos para estudar, refletir sobre o primeiro semestre,
repensar as ações da escola e sua
missão. Promover momentos para que os pares compartilhem projetos e articulem a
intertextualidade.
Entre as atividades desenvolvidas é
importante destacar a Análise da Ferramenta de Gestão, com ênfase no item C, que propõe ações corretivas
para atingir as metas dos indicadores previstos na ferramenta.
As ações e projetos planejados neste
momento, devem estar em consonância com as metas e objetivos previstos no Plano
de Ação da escola. Esse, por sua vez, faz parte do sistema educacional e é
ligado às Secretarias de Educação do Estado de São Paulo, nos diversos níveis,
que também determinam expectativas de aprendizagem para as diferentes áreas de
conhecimento e visa atingir a
excelência proposta no Programa de Ensino Integral.
Ensino Integral
quinta-feira, 30 de junho de 2016
PIAF- Reflexão do livro: Ei! Tem alguém ai? Autor: Jostein Gaarder
Professoras Silvia Helena Zonzini e Roberta dos Santos Medeiros Silva
Essa é a história de
um menino de oito anos que vai ganhar um irmãozinho. Enquanto espera os pais
voltarem da maternidade, Com sua imaginação desenvolve um relacionamento com um amigo chamado MIKA, uma espécie de
pequeno príncipe que aparece de outro planeta: Eljo. Os dois são muito
diferentes, mas são muito parecidos também. A semelhança mais importante entre
os dois é a capacidade de pensar e refletir sobre as coisas. Passam horas juntos e conversam sobre temas interessantes
como a origem da vida, os princípios
da evolução e a extinção dos dinossauros. Quando Mika vai embora e os pais
voltam com o bebê, o irmão mais velho sabe, de algum modo, que sua casa tem
espaço para o novo habitante.
Fazendo uma analogia entre os personagens e os nossos alunos percebemos
que devemos enquanto professoras provocar o espírito investigativo e estimular
a criatividade que todos carregam, uns mais outros menos, mas que todos são
capazes de provar, experimentar e compreender conceitos e valores necessários para
a construção do seu próprio conhecimento e para atingir seus Projetos no
Futuro.
“... A resposta é sempre um trecho do caminho que está dentro de você.
Só uma pergunta pode apontar o caminho para a frente.
Todo Sol é uma estrela e todas as estrelas são Sóis...”
Quando o mundo estiver unido
na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade
poderá enfim evoluir a um novo nível.( Jostein Gaarder).
Nos
enquanto profissionais da educação temos que ter a sensibilidade e ao mesmo
tempo discernimento de que nossos alunos são indivíduos que apresentam uma
bagagem de vida com dificuldades de convivência, social e familiar e falta de
estímulo que dificulta a sua aprendizagem. Sendo assim é um constante desafio a
ser vencido e ao mesmo tempo uma satisfação quando atingimos o esperado, pois é
uma vitória a ser comemorada. Sendo assim fazemos a diferença na vida de nossas
crianças.
...” Se estou começando desta maneira a minha história sobre
Mika, é porque foi ele que me ensinou que nada é comum. Às vezes as pessoas
dizem que tiveram “um dia comum”. Isso me deixa meio aborrecido, porque não
existem dois dias iguais. E nós também não fazemos a menor idéia de quantos
dias de vida ainda temos pela frente!
Talvez pior ainda do que falar numa galinha “comum” ou num
dia “comum” seja falar num menino “comum”, ou numa menina “bem comum”. É o tipo
da coisa que a gente diz quando não quer se dar ao trabalho de conhecer melhor
as pessoas...”
Nesse sentido após a leitura e reflexão
especialmente desse trecho concluímos a importância da relação aluno e
professor de forma afetiva para cativar e atingir seus sentidos para a buscar
do aprendizado o que é fortemente adquirido nas relações com os tutores e a Pedagogia
da Presença no programa de Ensino Integral que estamos inseridas.
Diante da mensagem e conhecimento
simplificado que o livro nos proporcionou, resolvemos compartilhar algumas frases
e nossa reflexão, que ao nosso entendimento ampliou nossa visão e despertou nossa
sensibilidade para compromisso de ser uma educadora e fazer a diferença na vida de nossos alunos.
segunda-feira, 27 de junho de 2016
Desafio de Protagonismo
A cada novo livro uma porta se abre ...
A prática literária requer um ingrediente indispensável : o prazer .
O prazer da leitura é o pressuposto de tudo o mais.
Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo.
A aluna Ana Beatriz Correia Ramos do 8 ¤ ano A , exibe com alegria todos os livros lidos durante este semestre escolhidos na sala de leitura de nossa escola.
Agradecemos aos Parceiros da Educação , e a Expresso Maringá pela conquista deste nosso acervo atualizadíssimo.
A prática literária requer um ingrediente indispensável : o prazer .
O prazer da leitura é o pressuposto de tudo o mais.
Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo.
A aluna Ana Beatriz Correia Ramos do 8 ¤ ano A , exibe com alegria todos os livros lidos durante este semestre escolhidos na sala de leitura de nossa escola.
Agradecemos aos Parceiros da Educação , e a Expresso Maringá pela conquista deste nosso acervo atualizadíssimo.
domingo, 26 de junho de 2016
CULMINÂNCIA DAS ELETIVAS
Neste sábado, 25 de junho de 2016, abriram-se as cortinas para mais uma culminância das disciplinas eletivas em nossa escola.
Por que a eletiva precisa ter culminância? Por que a disciplina eletiva é organizada na forma de PROJETO. E todo projeto precisa de um resultado, um produto final.
[Projetos] São situações didáticas em que professor e alunos se comprometem com um propósito e com um produto final: em um projeto, as ações propostas ao longo do tempo têm relação entre si e fazem sentido em função do produto que se deseja alcançar... *
E neste semestre os produtos finais das sete eletivas foram apresentadas na manhã de sábado, com a presença dos alunos, dois familiares, ex-alunos e de representantes de nossos parceiros no trabalho: a Empresa Maringá do Vale, representada pela Senhora Kátia Moreira, o Museu do Esporte, representado pelos Senhores Lucas, Márcio e Walter Brasão, e a Fundação Cassiano Ricardo, com o pessoal do Projeto Educação Patrimonial.
Também esteve presente a nadadora olímpica Fabíola Molina, que nas aulas de Educação Física e Projeto de Vida da Professora Cristina Lucas esteve conversando com os alunos.
“O trabalho com projetos possibilita a articulação com outras áreas do conhecimento, ou seja, permite a interdisciplinaridade e a transversal idade, além da inserção da educação de forma ampla na cultura, como também valorizam o trabalho do professor que, em vez de ser alguém que reproduz ou adapta o que está nos livros didáticos e nos manuais, passa a ser um pesquisador de seu próprio trabalho. O professor torna-se alguém que também busca informações sobre o tema eleito, incentiva a curiosidade e a criatividade do grupo e, sobretudo, entende as crianças como sujeitos que tem uma historia e que participam ativamente do mundo construindo e reconstruindo a cultura na qual estão imersos” *
Os trabalhos apresentados demonstraram a excelência do trabalho realizado. O esforço de professores e alunos no desenvolvimento dos projetos. Dê uma olhadinha em alguns momentos no vídeo abaixo.
* citação do blog http://mariasiriani.blogspot.com.br/2011/04/subsidios-para-o-trabalho-docente.html
quarta-feira, 22 de junho de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)