quinta-feira, 1 de setembro de 2016

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA

Título da atividade
Planificação de formas espaciais.

Disciplina
Matemática

Professor Responsável
Roberta dos Santos Medeiros Silva

Público alvo
6º Ano A, B e C

Tempo de duração / datas de aplicação
02 aulas

Objetivo
Aprimorar o conhecimento de planificação e identificar os elementos geométricos de figuras planas e espaciais na prática.

Habilidades (da Base Nacional Comum) trabalhadas
·  Saber planificar e identificar figura espacial (paralelepípedo) a partir de suas planificações.
· Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura, usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas que envolvam diferentes formas de planificações.

Material utilizado (anexar modelos de atividade, se necessário, no fim do plano de aula)
Caixinhas descartáveis de remédio, pasta de dente, sabonete, perfumes, etc.
Tesoura, fita crepe, lápis de cor, régua, lápis,  borracha e folha sulfite.

Desenvolvimento (sequência, passo a passo, das atividades realizadas)
1. Formar duplas produtivas, utilizando a caixinha que cada aluno trouxe, iniciar um questionamento investigativo por meio de perguntas como: Qual a forma da caixinha? Quantas faces, arestas e vértices ela possui? É uma figura plana ou espacial, por quê? Quais as formas geométricas que formam as faces da caixinha? etc.
2. Pedir aos alunos que registrem essas informações na folha de sulfite organizadas em Perguntas e respostas;
3. Solicitar aos alunos que desmanchem as caixinhas com cuidado,  corte as abas desnecessárias,ficando apenas  as 6 figuras que quando dobradas novamente  feche a caixinha corretamente.
4. Com a caixinha planificada peça aos alunos que identifiquem com pares de números 1 e 1, 2 e 2 e 3 e 3 as faces opostas e que pinte de cores diferentes para identificar os pares do lado inverso da caixinha.
5. Pedir para os alunos fecharem a caixinha, com as cores do lado de fora e visualizarem as faces opostas;
6. Solicitar que abram novamente a caixinha e representem a planificação inicial na folha sultite, utilizando a régua e pinte, identificando as faces no desenho como feito anteriormente.
7. Pedir para os alunos que recortem as partes, separando toda a planificação;
8. Propor aos alunos que utilizem a fita crepe e monte outras planificações diferentes da inicial e represente em forma de desenho na folha sulfite.

Critérios / Instrumentos de avaliação
Participação e desenvolvimento das atividades propostas, organização e atenção às orientações da professora.

Resultados alcançados (dados, observações, depoimentos que indiquem ser uma prática bem sucedida)
Os alunos participaram de forma efetiva, concretizando conceitos como vértices, faces, formas geométricas e tipos de planificações com o uso do material concreto;  demonstraram iniciativa e trabalho em equipe   na formação de novas planificações.

Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade (comente)
Corresponsabilidade
Os alunos desenvolveram relacionamentos positivos com sua dupla, desempenhando de forma significativa as funções necessárias para concretizar a atividade proposta pela professora, efetivando o seu processo ensino aprendizagem.

Protagonismo Juvenil
Durante a realização da atividade e principalmente na resolução do desafio desta, os alunos buscaram estratégias, demonstraram autonomia e iniciativa para produzir o resultado esperado.

Anexos











      
 
          






quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Roteiro visual de história no Projeto “Ciranda da leitura”


Sempre há um encantamento quando assistimos aos espetáculos de marionetes ou teatro de bonecos. Antes de se conhecer ou manipular bonecos a história precisa ser contada no papel através de um roteiro. O roteiro é a sequência de acontecimentos. Um roteiro visual deve ser uma produção com escrita e desenho e que contém uma numeração com a indicação de sequências narrativas.

Esta atividade foi desenvolvida na Sala de Leitura. A ambientação para a leitura favorece o desenvolvimento da concentração. A leitura permite a imersão em um universo desconhecido, ampliando a imaginação e a criatividade.

Entrar em contato com a biografia dos artistas escolhidos (Leonardo da Vinci, Michelangelo, Salvador Dalí, Van Gogh, Picasso, Tarsila do Amaral, Aleijadinho, Cândido Portinari), conhecer a obra e a importância histórica destes, fez com que os alunos mergulhassem na representação e expressão de um cultura que influenciou a Arte que vivenciamos na contemporaneidade. A arte possui sua importância como forma de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações, das manifestações e da visão de mundo do homem e do homem no mundo.










Confira o Plano desta atividade:

 BOA PRÁTICA 
Roteiro visual de História

Título da atividade

Roteiro visual de história no Projeto “Ciranda da leitura”

Disciplina

Arte

Professor Responsável

Renata Ribeiro Garcia de Siqueira

Público alvo

7º anos

Tempo de duração / datas de aplicação

4 aulas

Objetivos

·         Desenvolver a habilidade leitora  e escritora dentro da disciplina de Arte.
·         Trabalhar em parceria com a Sala de Leitura.
·         Conhecer e produzir roteiro visual de história.

Habilidades (da Base Nacional Comum) trabalhadas

·         Ler a forma e suas potenciais significações nas diversas linguagens da Arte.
·         Interpretar e relacionar as potencialidades da forma como elemento básico das
linguagens artísticas.
·         Operar com a forma para tornar visíveis ideias nas diversas linguagens da Arte.

Material utilizado (anexar modelos de atividade, se necessário, no fim do plano de aula)

·         Livros da Coleção Mestre das Artes;
·         Folhas papel de sulfite;
·         Lápis de cor;
·         Lápis grafite, borracha, régua.

Desenvolvimento (sequência, passo a passo, das atividades realizadas)

  • ·     1º momento:  Sondagem – Perguntas para mover o que pensam ou o repertório dos mesmos: Os alunos já assistiram a um teatro de bonecos?  Como é a criação de um boneco personagem? O que você imagina que seja um teatro de formas animadas?
  • ·      2º momento: Para que a boneco ganhe vida no palco é necessário uma história. Neste momento os alunos entram em contato com Roteiro visual de história, através da leitura de imagens e da leitura da história e conhecem as características do roteiro visual (uma produção com escrita e desenho e que contém a numeração com indicação de sequências narrativas).
  • ·        3º momento: Esta atividade visa contemplar a habilidade leitora (Projeto “Ciranda da leitura”) dentro da disciplina de Arte, portanto, neste momento os alunos escolhem, por afinidade, um artista dos livros da Coleção Mestre das Artes e fazem a leitura.
  • ·            4º momento: Criar um Roteiro visual de história para o artista lido.
  • ·     5º momento: Avaliação: Apresentação para a turma da história contada no roteiro visual.


Critérios / Instrumentos de avaliação

A avaliação será compartilhada:
·         Apresentação do Roteiro visual de história para os colegas (Curadoria Educativa).
·         Características do Roteiro visual.
·         Estética do trabalho.

Resultados alcançados (dados, observações, depoimentos que indiquem ser uma prática bem sucedida)

Os alunos envolveram-se na atividade leitora e escritora estimulados por vivenciar e aprofundar o conhecimento na vida e obra dos artistas os quais são conhecidos, muitas vezes, apenas pelo nome. E pode-se perceber a compreensão da leitura através da confecção e apresentação do roteiro visual.
A atividade desenvolveu a sensibilidade estética através da análise final do trabalho do ponto de vista do belo, relacionado às características visíveis de composição e acabamento.

Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciados na atividade (comente)

Princípio: 4 Pilares da educação
O “aprender a conhecer” favorece a cognição no exercício da atenção, proporcionando o desenvolvimento da habilidade de fazer comparação com outros conhecimentos já adquiridos.

Premissa: Protagonismo Juvenil
O aluno reconhece a necessidade de sua atitude de busca do conhecimento através da pesquisa e da transformação do seu modo de pensar e agir.






segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Olimpíada de Aprendizagem

A atividade de Olimpíada de Aprendizagem foi um game realizado na sala de aula que exigiu a resposta de questões com base de leitura de pequenos textos e realização de tarefas práticas e lúdicas ligadas à temática das Olimpíadas da Grécia Antiga. 

  
  
As atividades da aula são registradas na tabela, onde os grupos acompanham seu desempenho


 Nesta atividade o jogo, a competição, foi tema e estratégia. Ao realizar tarefas em um ambiente competitivo, trazemos a Olimpíada como ação e reflexão. Aliado a isto, a leitura foi trazida como ferramenta de realização da atividade (completar as fases) ganhando sentido prático e contextualizado.


 
Respostas obtidas em grupo são apresentadas para a turma, marcando pontos
Na segunda foto a aluna identifica previamente que seu grupo não havia compreendido a tarefa e procura a professora


A GAMIFICAÇÃO é uma estratégia que vem sendo aplicada à Educação na busca aumentar a motivação para o estudo promover oportunidades de imersão dos estudantes na temática estudada. 


 
Alunos realizam atividades em grupo e criam soluções para as tarefas


Observamos que o aspecto lúdico dos games é eficiente para prender atenção dos seres humanos de todas as idades. Jogos de todos os tipos e brincadeiras de disputa entre grupos são formas de lazer muito presentes na vida das crianças e adolescentes. Quando a aula traz aspectos do lazer, mecanismos de diversão aliadas à aprendizagem, conseguimos resultados melhores no empenho e aprendizagem dos alunos em todos os níveis de aprendizagem.


Alunos imersos nas atividades, com pouca necessidade de supervisão da professora



O movimento na sala é produtivo e protagonista

Agradeço e parabenizo as turmas pelo trabalho! 





quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Escolha das Disciplinas Eletivas 2º semestre

"As Disciplinas Eletivas são um dos componentes da Parte Diversificada e, devem promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdos, temas ou áreas do Núcleo Comum. Considera a interdisciplinaridade enquanto eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento. "
                                                     Diretrizes do Programa de Ensino Integral

No dia 16 de agosto de 2016, houve a apresentação das Disciplinas Eletivas que serão desenvolvidas no 2º semestre de 2016.
Objetivando atender às necessidades de ampliação do universo cultural, como também às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, as Professoras da EEEI Olímpio Catão, apresentaram os Projetos das Disciplinas Eletivas, através de proposição de ações e atividades pedagógicas direcionadas à aprendizagem dos estudantes e à excelência acadêmica prevista no PEI.
Foi um momento de interagir com nossos alunos, mostrando a criatividade, competência e talento de nossas professoras, articulados a interdisciplinaridade e propostas pedagógicas diversificadas.


Foram apresentadas as seguintes Eletivas:

                                  Fazendo acontecer


Aprimoramento das atividades circenses, ensinando seus fundamentos básicos (habilidades psicomotoras: equilíbrio, agilidade, ritmo, coordenação motora fina, coordenação motora grossa, potencialização dos limites, desenvolvimento de atitudes de confiança, desenvolvimento de atitudes de segurança em relação ao grupo e a si mesmo), construção dos objetos necessários à prática circense, reutilização de materiais e o trabalho de conscientização e sustentabilidade. Experimentação da arte circense por meio de atividades criativas, protagonistas, corporais e lúdicas ao ar livre. Fortalecimento do jovem como sujeito construtor de seu projeto de vida dentro e fora da escola.





                                           Eletiva " Shop pet"


Conhecimento de determinadas espécies animais e suas principais características, (em relação ao porte, habitat e alimentação). 
Confecção de brinquedos, roupas, adorno para pet e produção de alimentação sustentável, (como ração caseira e biscoitos caninos).
Diferenciação entre animais da fazenda e domésticos e tudo que permeia o universo animal. 
Foco no significado da palavra estimação: estima e carinho pelo seu bichinho, manejo, (vivenciação em pet shop), e bem estar animal.
Projeto lúdico com aulas práticas e participação dos profissionais de saúde, (palestra com veterinário).
Apresentação de adestramento de cães.
Promoção de uma visão ampla das profissões envolvidas no cuidado dos cães e gatos.



       





Eletiva Quebra a Cuca



Desenvolvimento de experimentos didáticos, obtidos através de práticas ou vivências decorrentes de experiências com atividades lúdicas, práticas de laboratório na áreas Biológicas, Químicas e Físicas.







                        Eletiva   Vivendo o Vale










Plante essa ideia



































domingo, 31 de julho de 2016

Replanejamento 2016

O Replanejamento escolar aconteceu nos dias 28,29 e 30 de Julho de  2016  e contou com a participação do nosso PCNP, Cido Almeida, no dia 28 de Julho e nossa Supervisora Matilde no segundo dia de atividades,  além da participação de todos gestores e professores da Unidade Escolar .

O segundo semestre se inicia e com ele, professores e gestores escolares se reúnem para fazer o Replanejamento anual. Essa atividade, embora seja sempre desafiadora, não deve ser vista como mera burocracia: é o melhor momento para que todos os atores envolvidos no processo educacional estejam juntos para estudar, refletir sobre o primeiro semestre, repensar  as ações da escola e sua missão. Promover momentos para que os pares compartilhem projetos e articulem a intertextualidade.
Entre as atividades desenvolvidas é importante destacar a Análise da Ferramenta de Gestão, com ênfase no item C, que propõe ações corretivas para atingir as metas dos indicadores previstos na ferramenta.

As ações e projetos planejados neste momento, devem  estar em consonância  com as metas e objetivos previstos no Plano de Ação da escola. Esse, por sua vez, faz parte do sistema educacional e é ligado às Secretarias de Educação do Estado de São Paulo, nos diversos níveis, que também determinam expectativas de aprendizagem para as diferentes áreas de conhecimento e visa atingir  a excelência proposta no Programa de Ensino Integral. 

                                                                                                 Ensino Integral











quinta-feira, 30 de junho de 2016

PIAF- Reflexão do livro: Ei! Tem alguém ai? Autor: Jostein Gaarder

 Professoras Silvia Helena Zonzini  e  Roberta dos Santos Medeiros Silva 


Essa é a história de um menino de oito anos que vai ganhar um irmãozinho. Enquanto espera os pais voltarem da maternidade, Com sua imaginação desenvolve um relacionamento  com um amigo chamado MIKA, uma espécie de pequeno príncipe que aparece de outro planeta: Eljo. Os dois são muito diferentes, mas são muito parecidos também. A semelhança mais importante entre os dois é a capacidade de pensar e refletir sobre as coisas.  Passam horas  juntos e conversam sobre temas interessantes como a origem da vida, os princípios da evolução e a extinção dos dinossauros. Quando Mika vai embora e os pais voltam com o bebê, o irmão mais velho sabe, de algum modo, que sua casa tem espaço para o novo habitante.
Fazendo uma analogia entre os personagens e os nossos alunos percebemos que devemos enquanto professoras provocar o espírito investigativo e estimular a criatividade que todos carregam, uns mais outros menos, mas que todos são capazes de provar, experimentar e compreender conceitos e valores necessários para a construção do seu próprio conhecimento e para atingir seus Projetos no Futuro.
“... A resposta é sempre um trecho do caminho que está dentro de você. Só uma pergunta pode apontar o caminho para a frente.
Todo Sol é uma estrela e todas as estrelas são Sóis...”

Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível.( Jostein Gaarder).

Nos enquanto profissionais da educação temos que ter a sensibilidade e ao mesmo tempo discernimento de que nossos alunos são indivíduos que apresentam uma bagagem de vida com dificuldades de convivência, social e familiar e falta de estímulo que dificulta a sua aprendizagem. Sendo assim é um constante desafio a ser vencido e ao mesmo tempo uma satisfação quando atingimos o esperado, pois é uma vitória a ser comemorada. Sendo assim fazemos a diferença na vida de nossas crianças.

...” Se estou começando desta maneira a minha história sobre Mika, é porque foi ele que me ensinou que nada é comum. Às vezes as pessoas dizem que tiveram “um dia comum”. Isso me deixa meio aborrecido, porque não existem dois dias iguais. E nós também não fazemos a menor idéia de quantos dias de vida ainda temos pela frente!
Talvez pior ainda do que falar numa galinha “comum” ou num dia “comum” seja falar num menino “comum”, ou numa menina “bem comum”. É o tipo da coisa que a gente diz quando não quer se dar ao trabalho de conhecer melhor as pessoas...”

Nesse sentido após a leitura e reflexão especialmente desse trecho concluímos a importância da relação aluno e professor de forma afetiva para cativar e atingir seus sentidos para a buscar do aprendizado o que é fortemente adquirido nas relações com os tutores e a Pedagogia da Presença no programa de Ensino Integral que estamos inseridas.
Diante da mensagem e conhecimento simplificado que o livro nos proporcionou, resolvemos compartilhar algumas frases e nossa reflexão, que ao nosso entendimento ampliou nossa visão e despertou nossa sensibilidade para compromisso de ser uma educadora  e fazer a diferença na vida de nossos alunos.


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Desafio de Protagonismo

A cada novo livro uma porta se abre ...
A prática literária requer um ingrediente indispensável : o prazer .
O prazer da leitura é o pressuposto de tudo o mais.
Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo.
A aluna Ana Beatriz Correia Ramos do 8 ¤ ano A , exibe com alegria todos os livros lidos durante este semestre escolhidos na sala de leitura de nossa escola.
Agradecemos aos Parceiros da Educação , e a Expresso Maringá pela conquista deste nosso acervo atualizadíssimo.






domingo, 26 de junho de 2016

CULMINÂNCIA DAS ELETIVAS

Neste sábado, 25 de junho de 2016, abriram-se as cortinas para mais uma culminância das disciplinas eletivas em nossa escola. 


Por que a eletiva precisa ter culminância? Por que a disciplina eletiva é organizada na forma de PROJETO.  E todo projeto precisa de um resultado, um produto final.

[Projetos] São situações didáticas em que professor e alunos se comprometem com um propósito e com um produto final: em um projeto, as ações propostas ao longo do tempo têm relação entre si e fazem sentido em função do produto que se deseja alcançar... *

E neste semestre os produtos finais das sete eletivas foram apresentadas na manhã de sábado, com a presença dos alunos, dois familiares, ex-alunos e de representantes de nossos parceiros no trabalho: a Empresa Maringá do Vale, representada pela Senhora Kátia Moreira,  o Museu do Esporte, representado pelos Senhores Lucas, Márcio e Walter Brasão, e a Fundação Cassiano Ricardo, com o pessoal do Projeto Educação Patrimonial.

Também esteve presente a nadadora olímpica Fabíola Molina, que nas aulas de Educação Física e Projeto de Vida da Professora Cristina Lucas esteve conversando com os alunos.

“O trabalho com projetos possibilita a articulação com outras áreas do conhecimento, ou seja, permite a interdisciplinaridade e a transversal idade, além da inserção da educação de forma ampla na cultura, como também valorizam o trabalho do professor que, em vez de ser alguém que reproduz ou adapta o que está nos livros didáticos e nos manuais, passa a ser um pesquisador de seu próprio trabalho. O professor torna-se alguém que também busca informações sobre o tema eleito, incentiva a curiosidade e a criatividade do grupo e, sobretudo, entende as crianças como sujeitos que tem uma historia e que participam ativamente do mundo construindo e reconstruindo a cultura na qual estão imersos” *

Os trabalhos apresentados demonstraram a excelência do trabalho realizado. O esforço de professores e alunos no desenvolvimento dos projetos.  Dê uma olhadinha em alguns momentos no vídeo abaixo.



* citação do blog http://mariasiriani.blogspot.com.br/2011/04/subsidios-para-o-trabalho-docente.html