domingo, 9 de abril de 2017

Rodízio de habilidades

por Lucilene Fernandes

Nas aulas de História do 8º ano, a proposta desta atividade foi trabalhar em grupos que desenvolvem atividades em um rodízio, contemplando em cada "ilha" o desenvolvimento de uma das habilidades indicadas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o tema "Colonização Espanhola na América". 
 


O Currículo Oficial propõe que se trabalhe 7 habilidades envolvendo o tema "Colonização e Independência da América Espanhola".

As habilidades indicadas foram apresentadas aos alunos como objetivos do trabalho.

Em grupos formados de acordo com a proficiência que têm demonstrado nas avaliações de História, os alunos foram desafiados a realizar uma atividade que exigia cada uma das cinco primeiras habilidades previstas.


Neste tipo de agrupamento, há a possibilidade da professora acompanhar os alunos com maior dificuldade e necessitam de intervenção mais próxima. 


A proposta também é interessante porque traz diversidade textual em diferentes fontes históricas para o tema: imagens, cartas, discursos, mapa, texto didático, obra literária.  Estas diferentes fontes foram copiadas e colocadas em pastas, sendo uma para cada ilha de habilidade.

Os alunos recebem um tempo de 15 a 20 minutos para realizar cada atividade proposta. Os textos são acompanhados de uma ou duas questões que exijam a habilidade indicada. No próprio caderno da disciplina, os alunos do grupo anotam a habilidade e respondem à questão proposta. 

 

O trabalho em grupo permite a interação entre os alunos, de forma que alunos de proficiência próxima possam desenvolver uma aprendizagem colaborativa. 

 

Depois de realizadas as questões, a turma revê cada habilidade, esclarece dúvidas e sistematiza o conhecimento.

Apresentado desta forma, o tema é disparado a partir da leitura e trabalho dos alunos e não de uma aula expositiva, sendo portanto uma forma mais protagonista de construção do conhecimento. 

O.B.A. e a construção do conhecimento científico

por Lucilene Fernandes

Seguimos trabalhando com o Projeto OBA: PLANETA, uma proposta da área de Ciências Humanas de preparar os alunos para participarem de dois eventos estreitamente ligados à disciplina de Geografia que ocorrem no primeiro semestre letivo: Hora do Planeta e O.B.A. - Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Nas aulas de História, a O.B.A. vem chegando com a na iniciativa de levar os alunos do 6º ano e do 8º ano para fazer pesquisas ligadas à construção do conhecimento científico sobre astronomia.



Os alunos do 6º ano, que, de acordo com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, estão iniciando os estudos sobre a Pré-História, assistiram a vídeos sobre a teoria do Big Bang e utilizaram ODAs (objetos digitais de aprendizagem) para explorar o Sistema Solar.

Os alunos do 8º ano, que estão envolvidos nos estudos sobre os séculos XVI a XVIII, dentro do tema Colonização da América, aproveitaram para investigar sobre o conhecimento científico construído naquela época que permitiu as navegações europeias pelos oceanos. A atividade consistiu numa pesquisa sobre a vida e a obra de Isaac Newton e Galileu Galilei.

Estes estudos ajudam a desenvolver o espírito investigativo dos jovens estudantes que começam a conhecer os mecanismos pelos quais o conhecimento científico foi construído na história.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Roda de leitura, conversando sobre livros ...


Com a finalidade  de compartilhar experiências leitoras , alunos dos 8º anos realizaram   a  primeira  Roda de leitura do  Projeto  “ Contos que encantam “  nas  aulas de Língua Portuguesa, que tem por  objetivo :  Desenvolver o ato de ouvir, de discutir ideias e saberes literários, ampliar o prazer e o gosto pela leitura, bem como incentivar os indivíduos a serem leitores e a desenvolverem o pensamento crítico.

 Levando os  a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação.   Um  momento enriquecedor onde os alunos puderam  compartilhar as suas leituras realizados  durante o mês de março. Propiciando práticas de leitura numa perspectiva  de melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento  escolar.












segunda-feira, 27 de março de 2017

Hora do Planeta: protagonismo em favor do meio ambiente

por Lucilene Fernandes

Durante o mês de março, desenvolvemos ações dentro do eixo temático "Hora do Planeta"nas disciplinas da área de Ciências Humanas. Atividades como fotografia, flashmob, concurso de desenho e exibição de vídeos visaram a sensibilização e mobilização dos alunos e da comunidade para a importância da consciência ambiental.

As ações fazem parte do Projeto OBA:PLANETA, que trabalha o tema transversal "Meio Ambiente" e busca fomentar a formação de cidadãos conscientes e protagonistas. 

Os alunos participaram do Concurso Rio Vivo, da TV Band Vale, que desafiou os alunos a produzir um desenho com o tema "Mata Atlântica: a nossa floresta".

E para essa atividade utilizaram o acervo da Sala de leitura para pesquisar sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica. Os professores Fabian, Rosângela e Lucilene se revezaram no horário do almoço orientando os alunos. Aguardamos o resultado em breve, mas o processo já rendeu muitos novos conhecimentos!

Desenhando para o Concurso Rio Vivo
E como estamos falando em natureza, os alunos do 8º ano, acompanhados das Professoras Lucilene e Patrícia, estiveram no Parque da Cidade registrando bons momentos de consciência ambiental. As fotos foram reunidas no "Ensaio fotográfico LOVE NATUREZA" que já está na rede social Facebook.


 

 

 

 

 

Os alunos do 9º ano ficaram responsáveis pela produção de um flashmob que convocasse as pessoas da comunidade para participação no evento Hora do Planeta da ong WWF. O flashmob foi gravado na escola, com orientação das Professoras Lucilene e Marisa, com apoio da Professora Cristina.  

Veja o vídeo que foi gravado...




No dia 24 de março, véspera do evento, junto com todas as escolas estaduais da cidade de São José dos Campos, aproveitamos uma hora do nosso dia, com as luzes apagadas. Foi nosso momento de reflexão coletiva.

 

E ainda estivemos na Praça Afonso Pena, convidando a todas as pessoas a participarem do movimento mundial Hora do Planeta.

 

 

 




Parabéns a todos pelo empenho!

Agradecimentos à toda equipe.

terça-feira, 14 de março de 2017

Planejamento 2017

De acordo com Stoner (1985), “É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los. Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos, os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos, e o progresso feito rumo aos objetivos seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório.”

O planejamento é um conjunto de ações que são preparadas projetando atividades que desenvolvam estratégias contextualizadas e diversificadas atreladas as Premissas e aos Princípios do Modelo PEI.
“Um conjunto de ações coordenadas visando atingir os resultados previstos de forma mais eficiente e econômica”. (Luckesi, 1992, p.121). Sendo assim podemos afirmar que o planejamento é também uma ação de organização, fundamental a toda ação educacional. 
Nos dias de Planejamento escolar os profissionais da E.E.E.I. Olímpio Catão, refletiram sobre os indicadores do ano de 2016 da Plataforma Foco Aprendizagem, fazendo uma análise profunda sobre quais as prioridades e defasagens dos alunos deverão ser priorizadas  no ano de 2017. Foi um exercício de olhar para 2016, com os pés em 2017.

Neste ano o Planejamento dividiu-se em duas partes, sendo que na primeira apresentamos o quadro de atribuições 2017, analisamos o PDCA feito pelos profissionais evidenciando os Pontos Relevantes e os Pontos de Atenção do ano de 2017. Promovemos Formações entre elas sobre o Clima Escolar, A importância da Tutoria no ambiente escolar e identificamos quais habilidades tiveram menor desempenho em cada ano, para serem trabalhadas na recuperação que aconteceu de 06/02 à 17/02.

6º ano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 02
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE: Reconhecer a sequência temporal dos fatos relatados em uma notícia.

6º ano Matemática
QUESTÃO:
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE: Resolver situações-problema compreendendo significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais.

7º ano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 11
DIFICULDADE:  difícil
HABILIDADE:Reconhecer os elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (crônica, conto, trecho de romance).

7º ano Matemática
QUESTÃO: 06
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE: Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura espacial.

8º ano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 02
DIFICULDADE:  difícil
HABILIDADE: Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. (GI)

8º ano Matemática
QUESTÃO: 11
DIFICULDADE: difícil
HABILIDADE:Representar porcentagens em gráficos de setores, com base na proporcionalidade entre porcentagens e grau

9ºano Língua Portuguesa
QUESTÃO: 11
DIFICULDADE:  difícil
HABILIDADE: Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. (GI)

9º ano Matemática
QUESTÃO: 13
DIFICULDADE: média
HABILIDADE: Representar quantidades não inteiras utilizando notação decimal.


O segundo momento de Planejamento do ano de 2017, aconteceu entre os dias 01-02 e 03/02 , onde Identificamos as Prioridades que nortearão o Plano de Ação da escola no ano de 2017.

Nº 1 
      Passar de 65,9 % para 45% o número de alunos no  nível Básico em    Língua Portuguesa, direcionando  os alunos para o nível adequado .
 Nº 2 
      Passar de 48% para 38% o número de alunos no Básico em Matemática, direcionando  os alunos para o nível adequado .
Nº 3
       Passar de 7,3% para 4,0% o número de alunos no  Abaixo do  Básico em Língua Portuguesa.

 Nº4
      Passar  de 7,3% para 9,3% o número de alunos no  nível avançado em Língua Portuguesa.
Nº5

Passar de 9,8 para 11,8% o número de alunos no avançado em Matemática.

Após analisarmos os indicadores do IDESP de nossa escola em 2016,  passamos por formação para entendermos melhor os níveis de proficiência que caracterizam o IDESP da escola. Refletimos como o relatório do SARESP pode ajudar os profissionais da área da Educação a atingir seus objetivos e quais as habilidades estruturantes do currículo não foram apropriadas pelos alunos. Trouxemos os três grandes grupos de conhecimento cognitivos cobrados no SARESP e identificamos que esses foram criados a partir da Taxonomia de Bloom, que nomeou os níveis cognitivos de aprendizagem do indivíduo.


Conhecimento   Compreensão  Aplicação       Análise         Síntese          Avaliação
Apontar               Descrever        Aplicar            Analisar        Armar            Ajuizar
Arrolar                 Discutir            Demonstrar   Calcular        Articular        Apreciar
Definir                 Esclarecer        Dramatizar    Classificar    Compor         Avaliar
Enunciar             Examinar          Empregar      Comparar     Constituir      Eliminar
Inscrever             Explicar            Ilustrar          Constratar    Coordenar     Escolher
Marcar                 Expressar         Interpretar    Criticar          Criar              Estimar    
                                                       Manipular     Debater          Dirigir           Julgar
                                                                             Diferenciar     Reunir          Ordenar
                                                                             Distinguir       Formular      Preferir
                                                                                                     Organizar     Selecionar
                                                                                                                           Taxar


Enfim o Planejamento 2017, foi um momento de integração, crescimento, socialização e descoberta de novos caminhos que nos levem rumo à Excelência no  processo de Ensino e aprendizagem dos nossos alunos.
























quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

CORRESPONSABILIDADE ABRE OS TRABALHOS DA AULA DE HISTÓRIA EM 2017

por Lucilene Fernandes

No PEI (Programa de Ensino Integral) a corresponsabilidade é uma premissa em todos os momentos e envolve todos os personagens da escola: gestores, educadores, funcionários, alunos e famílias.


"A escola deve ser formadora de cidadãos éticos, aptos a administrar suas competências e habilidades; eficiente nos processos, métodos e técnicas; eficaz nos resultados, superando a expectativa da comunidade, tendo o estudante como protagonista da construção de seu projeto de vida e os pais, como educadores familiares e parceiros, conscientes de suas responsabilidades na formação de seus filhos. A comunidade escolar e os parceiros comprometidos com a melhoria da qualidade da educação determina outra premissa importante, a corresponsabilidade que é mais um fator de sucesso escolar pelo envolvimento e comprometimento de todos os agentes para a melhoria dos resultados da escola."
Diretrizes do Programa de Ensino Integral


Assim, no início do ano letivo já apresentamos aos alunos alguns resultados das reflexões do planejamento realizado pela Equipe Gestora e Professores. Na aula de História, professora e alunos observaram juntos os números do IDESP de 2014, 2015 e 2016 refletindo sobre a evolução que temos conseguido alcançar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 

Comparamos então os números alcançados com os níveis de proficiência no SARESP e localizamos o que já conseguimos e quais são os próximos desafios. 

Refletimos então sobre os resultados das AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo) realizado por todos. Os alunos ficaram sabendo que a equipe de Professores já havia analisado estes resultado e indicado as habilidades com maior defasagem. E foram estas habilidades de Língua Portuguesa precisando de retomada que apontaram os primeiros passos do trabalho da aula de História. 

E foi então que aula se tornou interativa! No 8º ano, após um brainstorm que elaborou o conceito de DEMOCRACIA da turma, os alunos, organizados em grupos, apresentaram pequenas dramatizações sobre a presença da democracia na família, na escola e na empresa.


 



Na aula seguinte, lendo uma notícia de jornal sobre os últimos acontecimentos da relação entre representantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo em Brasília, os alunos foram chamados a retomar a habilidade de Língua Portuguesa indicada (Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto).

E por que o conceito de "democracia" e a notícia sobre os poderes federais?  Porque o apoio ao processo de Nivelamento, reforçando habilidades em que os alunos apresentaram defasagem em Língua Portuguesa e/ou Matemática, deve ser feito dentro do desenvolvimento do Currículo de História (ou de qualquer outra disciplina). O Currículo Oficial de História da Secretaria de Educação de São Paulo orienta o trabalho com o tema "Iluminismo" no início do 7º ano. 

Então os alunos, em uma atividade de 4 aulas, os alunos:
  • analisaram uma notícia, 
  • vivenciaram um conceito, 
  • refletiram sobre a realidade do país 
  • e tomaram contato com a aplicação da proposição do iluminista Barão de Montesquieu que sugeriu a divisão dos 3 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Contextualizado o assunto, entra em cena nas próximas aulas o conhecimento teórico sobre o Iluminismo. 

Somos todos corresponsáveis pela aprendizagem que acontece em nossa escola!!!