domingo, 13 de junho de 2021

Challenge Day (Dia do Desafio)

Premissa: Excelência em Gestão
Professoras: Cristina Lucas Costa
Disciplina: 
Educação Física

Turma: 6º ao 9º Ano


Habilidade

(EF07EF10) Propor alternativas para prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.


Aconteceu no dia 26 de Maio de 2021 a 27ª edição do Dia do Desafio que teve como tema "Atividade Física: Bom para mim! Bom para todos!".


Como tudo começou
O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All  assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #DiaDoDesafio incentivaria milhões de pessoas para uma vida mais ativa.


Alunas do 9°ano - Thayna, Eliana, Raylla e Gabriela.


Objetivo

Praticar regularmente atividades físicas, fundamentalmente, como um hábito de vida determinante para a saúde e para harmonia na convivência social. Portanto, a prática regular de atividades físicas e esportivas deve ser compreendida como um hábito essencial para a saúde, com benefícios físicos e psíquicos, e com forte potencial socioeducativo contribuindo para o pleno convívio em sociedade

Desenvolvimento

Foi proposto para os alunos de 6° ao 9º ano, as seguintes atividades:

6º anos: Criar um desenho com o tema ("Atividade Física: Bom para mim! Bom para todos!).

7º anos: Criar uma frase para motivar a pratica de atividade física.

8º anos: Construir um desenho onde mostre a imagem da pratica de atividade física com material alternativo. (Exemplo: garrafa pet, corda, bola de meia, cabo de vassoura...)

9º anos: Gravar um podcast com imagens e hashtag Dia do Desafio.

OBSERVAÇÃO: A professora Cristina de Educação Física realizou uma chamada pelo Meet no período da tarde com todos os alunos para realizar uma macro ginastica e roda de conversa sobre o tema.

Professora Cristina Lucas demonstrando atividades para se fazer no 
Dia do Desafio e adotar como hábito diário.



Aluno Guilherme 7°B realizando sua atividade física para o Dia do Desafio.


Aluno Nicolas do 7°B contando a história do Dia do Desafio.


Aluna Angelina do 7°B contando como surgiu o Dia do Desafio.


Professores, funcionários, equipe gestora e alunos engajados nas 
atividades físicas do Dia do Desafio.




Chamada de vídeo iniciada com uma macroginástica realizada pela professora Raquel Moreto, roda de conversa mediada pelas alunas representantes do Grêmio, onde apresentaram um PPT sobre o surgimento do Dia do Desafio, desenhos, podcasts e vídeos elaborados pela comunidade escolar. Tivemos a participação da ex-professora de Educação Física e Presidente da Aspart Vera Carvalho.


Desenhos criados pelos alunos para incentivo a prática de atividade física diária.








#DiaDoDesafio #ChallengeDay #DíadelDesafío 

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Música por toda parte...

Tema: Instrumentos musicais não convencionais

Premissa: Protagonismo
Professoras: Elaine Cristina Flores
Disciplina:
Arte

Turma: 6º ao 9º Ano


Habilidade

(EF69AR23) Explorar e criar improvisações e composições, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos não convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.


Justificativa

Com o intuito de explorar as diferentes linguagens artísticas na disciplina de Arte, iniciamos por estudar a linguagem da música, que trata de explorar a forma de combinar os vários sons e ritmos, e até o silêncio em suas pausas. Um dos objetivos em aula foi explorar instrumentos musicais convencionais e não convencionais. Os não convencionais, referindo-se àqueles instrumentos musicais pouco conhecidos, ou ainda, com mais enfoque aqueles cuja função inicial não era produzir música, mas foram usados para esse fim. Nesses, os alunos puderam explorar os diferentes objetos em seus lares, afim de criar uma pequena composição musical e ampliar suas experiências musicais. Junto a criatividade e harmonia dos sons obtidos, além das descobertas de novas possibilidades de instrumentos musicais.

 

Desenvolvimento

Durante as aulas, de acordo com o Currículo do Estado de São Paulo - São Paulo faz escola, foram abordados os seguintes questionamentos e conceitos:

·         O que é música para você?

·         Na sua opinião para que serve música? O que você sente ao ouvir música?

·         O que são gêneros musicais e quais você mais gosta?

·         O que são instrumentos musicais convencionais? 

·         O que você entende por sons corporais?

·        A música só pode ser criada por instrumentos musicais confeccionados para gerar música? Tem outras possibilidades?

·         O que são instrumentos musicais convencionais e não convencionais?

 

Estimulando o interesse, o gosto pela música e a experimentação com outros objetos, os alunos tiveram a possibilidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos e as suas experiências em música.

Houve apreciação de alguns vídeos, com explicações e exemplos sobre instrumentos musicais convencionais e não convencionais, e do grupo Barbatuque com percussão corporal.

Houve a proposta para que os estudantes pudessem escolher objetos de casa e explorar os seus diferentes sons, podendo criar uma pequena composição musical.

Os registros poderiam ser em áudios, vídeos e fotos, mandados por mensagens no WhatsApp da professora.

 


  






Bibliografia: 

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens e Códigos / Secretaria da Educação; Herbert Gomes da Silva (Coordenador Estadual SEE-SP); Maridalva Oliveira Amorim Bertacini (Coordenador Estadual UNDIME-SP). – São Paulo: SEDUC.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação / COPED. São Paulo faz escola / Caderno do Professor / Caderno do Aluno 1º bimestre. SP: 2021.

Aulas do CMSP (Repositório), disponível em: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio.

Samba Lelê - Barbatuques | Tum Pá: https://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw

Instrumentos convencionais e não convencionais: https://www.youtube.com/watch?v=y-0U8Yd5L7I

EMCANTAR | Instrumentos não-convencionais: https://www.youtube.com/watch?v=bBsVjWoQlpY

Aulão Preparatório da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA

 

Premissa: Protagonismo

Professor: Erivelto Braga Soares 

Disciplina: Geografia e Sala de Leitura

Turmas: 6º, 7º, 8º e 9º anos A e B

Habilidade: (EF06GE03-A) Compreender a dinâmica do sistema solar e sua relação com o Universo.

Habilidade: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. 

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

      Levantar hipóteses, categorizar, analisar e construir argumentações;

       Pensar nos problemas existentes e a refletir sobre eles com foco numa solução ou, quando não for o caso, ao menos em buscar repostas coerentes.

       Envolver com afinco nas atividades de observação e de experimentação.

Justificativa: 

Incentivar os alunos a leitura de Astronomia juntamente com a Sala de Leitura sobre o patrono da Astronomia no Brasil e entender que é uma das ciências mais antigas, cujo estudo engloba o conhecimento dos corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Ela está preocupada com a evolução de objetos celestes, bem como com a formação e o desenvolvimento do universo. Conhecer a composição e as características do Sistema Solar é fundamental para iniciar a compreensão dos fenômenos astronômicos. 

Entender que a consequência do desenvolvimento tecnológico, fez com que a Astronomia deixasse de ser apenas uma ciência de observação para se tornar, também, uma nova ciência experimental. Com os dados coletados por telescópios modernos, satélites, sondas espaciais, muito material científico é produzido sendo, portanto, um ramo importante de estudo para a disciplina de Ciências. A exploração do espaço não apenas aumentou nosso conhecimento sobre o Universo, como não cessaram os benefícios obtidos por tais conquistas.
            

Desenvolvimento:

1- Antes mesmo que essa aula acontecesse realizamos o convite tanto para os alunos que se inscreveram para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e para aqueles que não se inscreveram, mas que tinham a curiosidade de poder participar dessa ação e com isso captar mais adeptos para as próximas edições.

2- Foi compartilhado o texto como agente disparador nos grupos de WhatSapp para que todos tivessem acesso e conhecessem um pouco mais sobre a história da Astronomia no Brasil e com isso iniciar a roda de conversa remota.

3- Juntamente com o texto os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática técnica de leitura compartilhada e responderam duas questões pertinentes ao texto e uma que fizesse a ligação com a aula de Astronomia.

4- Foi feita a explanação sobre o que é uma Constelação, mapa das Constelações; planetas e o Sistema Solar; a Lua satélite natural da Terra e seus fenômenos como eclipses, super lua, Lua de sangue; o planeta Terra e seus principais fenômenos tais como rotação, translação, estações do ano (equinócio e solstício).  

5- Em seguida os alunos puderam fazer as suas perguntas e expor uma gama de conhecimento prévio e responder algumas questões das provas anteriores.

Convite:



Patrono da Astronomia no Brasil:


Leitura Compartilhada:


Exposição da Aula:



Resolução de questões de provas anteriores:







 

Engajamento com os Estudos:







 Polígonos regulares

Premissa : Protagonismo

Professora: Marta Lucia Conceição Amaral

Turmas: 8º ano A e B

(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45 e 30° e polígonos regulares.

OBJETIVOS:

  • Conhecer as características e propriedades dos polígonos regulares.
  • Construir polígonos regulares utilizando transferidor, compasso e régua.

Justificativa: Desenvolver nos alunos algumas capacidades básicas: comunicar-se em várias linguagens, investigar, interpretar, resolver e elaborar situações problemas, realizar tomadas de decisões, estabelecer estratégias e procedimentos, adquirir e aperfeiçoar conhecimentos, buscar valores sociais e pessoais, desenvolver trabalhos de forma solidária e cooperativa e sempre ter a consciência de estar aprendendo.

Desenvolvimento: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos da aula, iniciou-se retomando com os alunos o que são polígonos e quais, dentre os polígonos, são chamados de polígonos regulares. Desta forma, foi exposto aos estudantes, no início da aula, que o objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos. Com o caderno Aprender Sempre os estudantes tiveram a possibilidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos nos seus estudos.

ISABELA MARIA 8º ANO A


DOUGLAS 8º ANO A

                                                                              
ALINE 8º ANO B


ISABELLY 8º ANO B

                                                                                 
ERIKA 8º ANO B



LUIZ GUSTAVO 8º ANO B




sexta-feira, 28 de maio de 2021

Um olhar para o outro...

Tema: Um olhar para o outro...
Premissa: Protagonismo
Professoras: Elaine Cristina Flores, Maria Cristina de Souza Freitas
Disciplina
: Eletiva "Abominável Experiências Incríveis”

Turma: 7º Ano B


Habilidade:

Competências Gerais da BNCC

Competência 09 - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e grupos sociais, seus saberes, identidades, culturais e potencialidades, sem preconceito de qualquer natureza.

Justificativa: A partir da animação do Curta “Cordas”, que retrata uma relação de carinho e possibilidades, desde à primeira vista. Mostrando uma lição de amor, amizade e respeito pelas diferenças. Relata a história de Maria, uma menina que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito carinhosa com um colega de classe, Nicolas, recém-chegado ao orfanato e que tem paralisia cerebral. E em sua rotina escolar tentou adaptar inúmeras vezes as brincadeiras, para que o colega se sentisse incluindo. Utilizando o recurso da corda, que fazia a ligação e elo entre eles. Não visualizando a paralisia e sim o ser humano. Diante a essa história, a proposta foi sensibilizar os alunos a refletirem sobre a empatia, acolher o aluno atípico e novo no ambiente escolar, ser solidário diante o momento vivenciado (principalmente frente a Pandemia).

Desenvolvimento:
· Assistir ao curta: Cordas;
· Roda de conversa com questionamentos reflexivos, conforme questões abaixo*; 

· Registro gráfico (Desenhos) e escrito sobre; 
· Socialização dos trabalhos realizados.

 




domingo, 2 de maio de 2021

Eletiva Escola de Heróis apoia o desenvolvimento de habilidade de História

 Por Lucilene Fernandes


No Programa de Ensino Integral, as disciplinas eletivas não existem encerradas em si mesmas. 

As disciplinas eletivas são uma forma de aplicação do conhecimento estudado nas disciplinas da Base Nacional Comum a situações mais práticas, uma forma de trabalhar o conteúdo de forma contextualizada. 

Neste ano de 2021, a nossa Escola Olímpio Catão propôs a construção de Disciplina Eletivas contextualizadas a partir de filmes. E assim a Eletiva Escola de Heróis parte do filme estadunidense Sky High - Escola de Heróis (2005, dirigido por Mike Mitchel).

A Eletiva Escola de Heróis está sendo realizada com os alunos do 7º ano B e pretende alcançar os seguintes objetivos:

  • Valorizar os diferentes saberes e diferentes profissões em nossa sociedade
  • Promover o autoconhecimento, levando o aluno a identificar suas aptidões e talentos
  • Encorajar novas identificações, criatividade, busca de informação de acordo com o projeto de vida de cada aluno
Apresentamos a seguir uma aula realizada no dia 30/04/2001. Nesta aula o objetivo foi fomentar a reflexão sobre personagens da história do Brasil que podem ser chamados de heróis, por sua ação em prol da coletividade. 

Esta aula inicia a contextualização da habilidade EF06HI16, do Currículo Paulista de História, focando em história do Brasil:
(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.

Segue o plano da aula realizada:


Os alunos demonstraram interesse pela aula e participaram ativamente das reflexões propostas. E ao final da aula o aluno Wender sugeriu que a atividade de pesquisa pudesse ser apresentada na forma de PODCAST, um tipo textual que foi estudado na aula de língua portuguesa. Claro que aceitamos a sugestão, já que demonstra protagonismo e corresponsabilidade do aluno!



Referências na rede mundial de computadores:

MULTIRIO. Chico Mendes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q1hmwlNle48 (Acesso em 25/04/2021)

OBSERVATÓRIODOTERCEIROSETOR. Ajuricaba. disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=wl3fwYcjUPw (acesso em 25/04/2021)

SÃO PAULO. Currículo Oficial Paulista. disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/curriculo-paulista-26-07.pdf (acesso em 07/02/2021)

TV BRASIL. João Cândido. disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bEM-ysbTZ7g (acesso em 25/04/2021)

VEJAPONTOCOM. Zuzu Angel: a moda de protesto na ditadura. disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HRJghXFKlDY (acesso em 25/04/2021)

WIKIPEDIA. Filme Sky High - Escola de Herois. - informações. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sky_High

WORDWALLPlataforma: https://wordwall.net/pt



sexta-feira, 30 de abril de 2021

A importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente.

 

Premissa: Protagonismo

Professora: Marta Lucia Conceição Amaral

Disciplina: Prática Experimental de Ciências

Turmas: 6º anos A e B

HABILIDADE: (EF06CI03) Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

       Reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente;

       Identificar hábitos e atitudes das famílias, referentes à coleta seletiva do lixo;

       Aprender a separar o lixo a partir de atitudes simples no cotidiano;

Justificativa: Conscientização sobre a problemática do lixo no mundo e sobre a importância da destinação correta dos diferentes materiais utilizado por eles como forma de avaliação da aprendizagem.

Desenvolvimento:

Para realização dessa aula, começamos com um bate papo online sobre a importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente.

Em seguida foram feitas as seguintes perguntas.

1-Em sua casa são reutilizados alimentos e embalagens? Como?

2-Por que é importante reduzir o uso de produtos descartáveis no nosso dia a dia?

3-O que você faz para reduzir o lixo em sua casa?

4-Quais atitudes você pode adotar com o seu lixo em sua casa, para ajudar a preservar o meio ambiente?

5-Em sua casa é feita a separação do lixo reciclável ? Como?

E como tarefa os estudantes  tinham que enviar um  vídeo mostrando como era feito a separação do lixo em sua casa.


Carlos Eduardo 6ºano A



Luis Felipe 6º ano A




João Pedro 6º ano B


 



Laís 6º ano B

DISCO DE NEWTON


Título da atividade

Disco de Newton

Disciplina

Ciências

Professora

Sidéria Irmão da Silva

Público alvo

9° ano A e B

Tempo de duração

02 aulas

Habilidade

(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

Objetivo

Demostrar que o branco é uma mistura de "todas as cores", ou mais precisamente: a mistura de frequências do espectro visível.

Justificativa

Promover um questionamento sobre as cores.

Material utilizado

Uma cartolina branca ou papelão coberto por sulfite, canetinhas ou lápis nas cores violeta, anil, azul, verde, amarela, laranja e vermelha, cola branca, tesoura, régua, compasso ou um CD, lápis, furador de papel, fita adesiva, isolante ou de vedação. Alguns materiais podem ser modificados conforme a disponibilidade.

Desenvolvimento

1 - Com o compasso ou o CD, faça um círculo. O tamanho aqui não é importante, porém, se o disco for muito grande, o efeito da composição da luz branca será menos visível;

2 - Com a régua e o lápis, faça divisões triangulares no círculo, todas com o mesmo tamanho, como uma pizza;

3 - Pinte os triângulos e certifique-se de todo o espaço estar totalmente colorido e sem falhas;

4 - Faça um pequeno furo circular no centro do círculo com o furador de papel. Pelo furo, passe um lápis e faça um apoio, enrolando o lápis com a fita do lado da parte branca da cartolina.

5 - Agora é só garantir a rotação do disco. Quanto mais rápido o disco girar, maior será o efeito da composição da luz branca sobre os nossos olhos.

Resultados alcançados

Esta atividade demonstra que a luz branca que vemos habitualmente é na realidade uma mistura de luzes de várias cores.

Premissa 

Protagonismo

Anexos


Manuela 9ºA
Kleberson 9ºA
   
Lucas Mikael 9ºA
Júlio Cesar 9ºB



Lucas Mikael 9ºA
João Vitor 9ºA

Thainna Daise 9ºB

Nikolas 9ºB

Érika 9ºB

Thais 9ºB


Referencias Bibliográficas:              

https://www.ufjf.br/fisicaecidadania/aprendendo-e-ensinando/brincando-com-a-fisica/disco-de-newton/

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/experimento-disco-newton.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33330