terça-feira, 15 de junho de 2021

Conhecimento em Ação

 

Premissa: Excelência em Gestão

Professoras: Patrícia Vanessa Dumas Cristofori 

Disciplina: Língua Portuguesa 

Duração: Ano letivo  2021

Turma:  9º Ano

Habilidade: (EF69LP32) - Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias.

Com as mudanças proporcionadas pela Pandemia da Covid 19 e o isolamento social, a Educação  precisou se reinventar para atender uma demanda e seus desafios.  A criação de um grupo de estudos utilizando as ferramentas tecnológicas, foi a uma das alternativas escolhida para oferecer: informações, orientações e apoio aos alunos através do Aplicativo do WhatsApp,  tecnologia esta que se apresenta como uma aliada  da aprendizagem e  reduz os impactos negativos no processo. E pela comunicação assíncronas permitir  assim  que as aulas sejam acompanhadas independentes do horário e local.

 

Objetivos:

Ø   Adquirir uma autonomia nos estudos individuais utilizando recursos tecnológicos.

Ø  Desenvolver o seu potencial através do ensino on line.

Ø  Estimular o desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades.

Ø  Trocar experiências e conhecimentos entre a turma gerando  mais integração.

 

Desenvolvimento: São disponibilizados diariamente conteúdos e materiais didáticos, videoaulas expositivas mais centradas  por meio de vídeos do You Tube personalizados e ajustados, conforme os conteúdos transmitidos pelas aulas do Centro de Mídia do Estado de São Paulo( CMSP ) e Roteiros de Atividades da Base Nacional Comum ( BNCC) enviados pela Unidade Escolar. 


" O protagonismo juvenil é um princípio educativo que norteia a construção de conhecimentos escolares pelos estudantes e de um conjunto de atitudes diante da vida.  Quando um jovem aprender a ser protagonista, ele age com estratégias para ser um estudante cada vez melhor, identificando suas forças e oportunidades de aprendizado".

Conclusão: Compartilhar os conhecimentos e a utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis como: textos, vídeos e imagens, tudo em único lugar, é uma ótima opção para prender a atenção dos alunos.

Referências bibliográficas

ZABALLA, Vidiella Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto alegre: Artmed, 1998

SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1972.

HUGO, Assmann. Curiosidade e Prazer de Aprender – O papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004.

Disponível em: https://porvir.org/ (Último Acesso em 15/06/2021)

 

 



domingo, 13 de junho de 2021

Challenge Day (Dia do Desafio)

Premissa: Excelência em Gestão
Professoras: Cristina Lucas Costa
Disciplina: 
Educação Física

Turma: 6º ao 9º Ano


Habilidade

(EF07EF10) Propor alternativas para prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.


Aconteceu no dia 26 de Maio de 2021 a 27ª edição do Dia do Desafio que teve como tema "Atividade Física: Bom para mim! Bom para todos!".


Como tudo começou
O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All  assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #DiaDoDesafio incentivaria milhões de pessoas para uma vida mais ativa.


Alunas do 9°ano - Thayna, Eliana, Raylla e Gabriela.


Objetivo

Praticar regularmente atividades físicas, fundamentalmente, como um hábito de vida determinante para a saúde e para harmonia na convivência social. Portanto, a prática regular de atividades físicas e esportivas deve ser compreendida como um hábito essencial para a saúde, com benefícios físicos e psíquicos, e com forte potencial socioeducativo contribuindo para o pleno convívio em sociedade

Desenvolvimento

Foi proposto para os alunos de 6° ao 9º ano, as seguintes atividades:

6º anos: Criar um desenho com o tema ("Atividade Física: Bom para mim! Bom para todos!).

7º anos: Criar uma frase para motivar a pratica de atividade física.

8º anos: Construir um desenho onde mostre a imagem da pratica de atividade física com material alternativo. (Exemplo: garrafa pet, corda, bola de meia, cabo de vassoura...)

9º anos: Gravar um podcast com imagens e hashtag Dia do Desafio.

OBSERVAÇÃO: A professora Cristina de Educação Física realizou uma chamada pelo Meet no período da tarde com todos os alunos para realizar uma macro ginastica e roda de conversa sobre o tema.

Professora Cristina Lucas demonstrando atividades para se fazer no 
Dia do Desafio e adotar como hábito diário.



Aluno Guilherme 7°B realizando sua atividade física para o Dia do Desafio.


Aluno Nicolas do 7°B contando a história do Dia do Desafio.


Aluna Angelina do 7°B contando como surgiu o Dia do Desafio.


Professores, funcionários, equipe gestora e alunos engajados nas 
atividades físicas do Dia do Desafio.




Chamada de vídeo iniciada com uma macroginástica realizada pela professora Raquel Moreto, roda de conversa mediada pelas alunas representantes do Grêmio, onde apresentaram um PPT sobre o surgimento do Dia do Desafio, desenhos, podcasts e vídeos elaborados pela comunidade escolar. Tivemos a participação da ex-professora de Educação Física e Presidente da Aspart Vera Carvalho.


Desenhos criados pelos alunos para incentivo a prática de atividade física diária.








#DiaDoDesafio #ChallengeDay #DíadelDesafío 

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Música por toda parte...

Tema: Instrumentos musicais não convencionais

Premissa: Protagonismo
Professoras: Elaine Cristina Flores
Disciplina:
Arte

Turma: 6º ao 9º Ano


Habilidade

(EF69AR23) Explorar e criar improvisações e composições, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos não convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.


Justificativa

Com o intuito de explorar as diferentes linguagens artísticas na disciplina de Arte, iniciamos por estudar a linguagem da música, que trata de explorar a forma de combinar os vários sons e ritmos, e até o silêncio em suas pausas. Um dos objetivos em aula foi explorar instrumentos musicais convencionais e não convencionais. Os não convencionais, referindo-se àqueles instrumentos musicais pouco conhecidos, ou ainda, com mais enfoque aqueles cuja função inicial não era produzir música, mas foram usados para esse fim. Nesses, os alunos puderam explorar os diferentes objetos em seus lares, afim de criar uma pequena composição musical e ampliar suas experiências musicais. Junto a criatividade e harmonia dos sons obtidos, além das descobertas de novas possibilidades de instrumentos musicais.

 

Desenvolvimento

Durante as aulas, de acordo com o Currículo do Estado de São Paulo - São Paulo faz escola, foram abordados os seguintes questionamentos e conceitos:

·         O que é música para você?

·         Na sua opinião para que serve música? O que você sente ao ouvir música?

·         O que são gêneros musicais e quais você mais gosta?

·         O que são instrumentos musicais convencionais? 

·         O que você entende por sons corporais?

·        A música só pode ser criada por instrumentos musicais confeccionados para gerar música? Tem outras possibilidades?

·         O que são instrumentos musicais convencionais e não convencionais?

 

Estimulando o interesse, o gosto pela música e a experimentação com outros objetos, os alunos tiveram a possibilidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos e as suas experiências em música.

Houve apreciação de alguns vídeos, com explicações e exemplos sobre instrumentos musicais convencionais e não convencionais, e do grupo Barbatuque com percussão corporal.

Houve a proposta para que os estudantes pudessem escolher objetos de casa e explorar os seus diferentes sons, podendo criar uma pequena composição musical.

Os registros poderiam ser em áudios, vídeos e fotos, mandados por mensagens no WhatsApp da professora.

 


  






Bibliografia: 

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens e Códigos / Secretaria da Educação; Herbert Gomes da Silva (Coordenador Estadual SEE-SP); Maridalva Oliveira Amorim Bertacini (Coordenador Estadual UNDIME-SP). – São Paulo: SEDUC.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação / COPED. São Paulo faz escola / Caderno do Professor / Caderno do Aluno 1º bimestre. SP: 2021.

Aulas do CMSP (Repositório), disponível em: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio.

Samba Lelê - Barbatuques | Tum Pá: https://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw

Instrumentos convencionais e não convencionais: https://www.youtube.com/watch?v=y-0U8Yd5L7I

EMCANTAR | Instrumentos não-convencionais: https://www.youtube.com/watch?v=bBsVjWoQlpY

Aulão Preparatório da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA

 

Premissa: Protagonismo

Professor: Erivelto Braga Soares 

Disciplina: Geografia e Sala de Leitura

Turmas: 6º, 7º, 8º e 9º anos A e B

Habilidade: (EF06GE03-A) Compreender a dinâmica do sistema solar e sua relação com o Universo.

Habilidade: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. 

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

      Levantar hipóteses, categorizar, analisar e construir argumentações;

       Pensar nos problemas existentes e a refletir sobre eles com foco numa solução ou, quando não for o caso, ao menos em buscar repostas coerentes.

       Envolver com afinco nas atividades de observação e de experimentação.

Justificativa: 

Incentivar os alunos a leitura de Astronomia juntamente com a Sala de Leitura sobre o patrono da Astronomia no Brasil e entender que é uma das ciências mais antigas, cujo estudo engloba o conhecimento dos corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Ela está preocupada com a evolução de objetos celestes, bem como com a formação e o desenvolvimento do universo. Conhecer a composição e as características do Sistema Solar é fundamental para iniciar a compreensão dos fenômenos astronômicos. 

Entender que a consequência do desenvolvimento tecnológico, fez com que a Astronomia deixasse de ser apenas uma ciência de observação para se tornar, também, uma nova ciência experimental. Com os dados coletados por telescópios modernos, satélites, sondas espaciais, muito material científico é produzido sendo, portanto, um ramo importante de estudo para a disciplina de Ciências. A exploração do espaço não apenas aumentou nosso conhecimento sobre o Universo, como não cessaram os benefícios obtidos por tais conquistas.
            

Desenvolvimento:

1- Antes mesmo que essa aula acontecesse realizamos o convite tanto para os alunos que se inscreveram para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e para aqueles que não se inscreveram, mas que tinham a curiosidade de poder participar dessa ação e com isso captar mais adeptos para as próximas edições.

2- Foi compartilhado o texto como agente disparador nos grupos de WhatSapp para que todos tivessem acesso e conhecessem um pouco mais sobre a história da Astronomia no Brasil e com isso iniciar a roda de conversa remota.

3- Juntamente com o texto os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática técnica de leitura compartilhada e responderam duas questões pertinentes ao texto e uma que fizesse a ligação com a aula de Astronomia.

4- Foi feita a explanação sobre o que é uma Constelação, mapa das Constelações; planetas e o Sistema Solar; a Lua satélite natural da Terra e seus fenômenos como eclipses, super lua, Lua de sangue; o planeta Terra e seus principais fenômenos tais como rotação, translação, estações do ano (equinócio e solstício).  

5- Em seguida os alunos puderam fazer as suas perguntas e expor uma gama de conhecimento prévio e responder algumas questões das provas anteriores.

Convite:



Patrono da Astronomia no Brasil:


Leitura Compartilhada:


Exposição da Aula:



Resolução de questões de provas anteriores:







 

Engajamento com os Estudos:







 Polígonos regulares

Premissa : Protagonismo

Professora: Marta Lucia Conceição Amaral

Turmas: 8º ano A e B

(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45 e 30° e polígonos regulares.

OBJETIVOS:

  • Conhecer as características e propriedades dos polígonos regulares.
  • Construir polígonos regulares utilizando transferidor, compasso e régua.

Justificativa: Desenvolver nos alunos algumas capacidades básicas: comunicar-se em várias linguagens, investigar, interpretar, resolver e elaborar situações problemas, realizar tomadas de decisões, estabelecer estratégias e procedimentos, adquirir e aperfeiçoar conhecimentos, buscar valores sociais e pessoais, desenvolver trabalhos de forma solidária e cooperativa e sempre ter a consciência de estar aprendendo.

Desenvolvimento: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos da aula, iniciou-se retomando com os alunos o que são polígonos e quais, dentre os polígonos, são chamados de polígonos regulares. Desta forma, foi exposto aos estudantes, no início da aula, que o objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos. Com o caderno Aprender Sempre os estudantes tiveram a possibilidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos nos seus estudos.

ISABELA MARIA 8º ANO A


DOUGLAS 8º ANO A

                                                                              
ALINE 8º ANO B


ISABELLY 8º ANO B

                                                                                 
ERIKA 8º ANO B



LUIZ GUSTAVO 8º ANO B




sexta-feira, 28 de maio de 2021

Um olhar para o outro...

Tema: Um olhar para o outro...
Premissa: Protagonismo
Professoras: Elaine Cristina Flores, Maria Cristina de Souza Freitas
Disciplina
: Eletiva "Abominável Experiências Incríveis”

Turma: 7º Ano B


Habilidade:

Competências Gerais da BNCC

Competência 09 - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e grupos sociais, seus saberes, identidades, culturais e potencialidades, sem preconceito de qualquer natureza.

Justificativa: A partir da animação do Curta “Cordas”, que retrata uma relação de carinho e possibilidades, desde à primeira vista. Mostrando uma lição de amor, amizade e respeito pelas diferenças. Relata a história de Maria, uma menina que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito carinhosa com um colega de classe, Nicolas, recém-chegado ao orfanato e que tem paralisia cerebral. E em sua rotina escolar tentou adaptar inúmeras vezes as brincadeiras, para que o colega se sentisse incluindo. Utilizando o recurso da corda, que fazia a ligação e elo entre eles. Não visualizando a paralisia e sim o ser humano. Diante a essa história, a proposta foi sensibilizar os alunos a refletirem sobre a empatia, acolher o aluno atípico e novo no ambiente escolar, ser solidário diante o momento vivenciado (principalmente frente a Pandemia).

Desenvolvimento:
· Assistir ao curta: Cordas;
· Roda de conversa com questionamentos reflexivos, conforme questões abaixo*; 

· Registro gráfico (Desenhos) e escrito sobre; 
· Socialização dos trabalhos realizados.