Estamos cada vez mais conscientes da necessidade de utilizar com sabedoria os recursos do Planeta Terra. A Escola Olímpio Catão está engajada nas ações para a Hora do Planeta, um movimento mundial, coordenado pela ong WWF.
É claro que o ser humano precisa utilizar os recursos do planeta para sobreviver. Mas este uso deve obedecer ao que chamamos de desenvolvimento sustentável, que é quando os recursos são utilizados de maneira que continuem existindo no futuro.
Desde o ano passado, os efeitos da falta d´água estão sendo sentidos no Brasil. E principalmente em nossa região Sudeste. Não se trata apenas da falta de chuvas, mas do desperdício da água que temos a nossa disposição. E se faltar água, também faltará energia em nosso país. A grande parte da energia que consumimos vem das usinas hidrelétricas. E se as represas baixarem demais seus níveis, não será possível produzir energia elétrica nas hidrelétricas.
Dada a importância da questão, nossa escola está desenvolvendo um projeto durante o primeiro semestre com foco em SABER CONHECER e SABER FAZER (dois dos Quatro Pilares da Educação) no qual os alunos estudam todos os problemas e as possibilidades que envolvem o uso da água.
Dentro deste projeto, durante esta semana várias ações estão acontecendo na escola. Leituras, pesquisas, produção de vídeos, conscientização da comunidade, análise da economia na escola são atividades que envolvem os alunos de todas as turmas. A Professora de Geografia Marisa Nóbrega conta que "os alunos da 8ª série e dos 8º anos aprenderam a calcular o consumo de energia elétrica das suas casas utilizando o simulador da Companhia de Furnas. E você pode fazer o mesmo e aprender algumas dicas de como economizar energia mudando alguns aparelhos de sua residência.".
Alunos usam o simulador na Sala do Acessa Escola
Vale a pena para você também avaliar o consumo da sua casa através do mesmo simulador que os alunos usaram com a professora. Ele está no link da empresa FURNAS:
Nossos alunos também produziram, com orientação da Professora de Português Simone, vídeos de conscientização que pedem "Um minutinho de sua atenção"
Seja um consumidor consciente! Espalhe essa ideia!
Acompanhe o trabalho da escola. Valorize a educação.