domingo, 15 de março de 2015
Ler como prática cotidiana
Acabo de curtir uma página do facebook que recomendo a todos. Trata-se da página da Sala de Leitura da EEEI Olímpio Catão. (é só clicar e entrar com sua conta da rede facebook)
Leitura é algo que pode e deve fazer parte da vida de todas as pessoas. E é o tipo de hábito que faz diferença ao longo do tempo. Temos que apostar na frequência.
É claro que o que você lê também é importante. Mas o quanto você lê por semana, mês e ano tem muito mais impacto na pessoa que você é. Leitores são mais criativos, perspicazes, observadores e possuem um repertório muito maior de conhecimento que impacta na forma de se expressar e na capacidade de entender o mundo que nos rodeia.
Sim, muitas pessoas vivem com nenhuma ou com muito pouca leitura. Mas isto fica evidente nas conversas, entre amigos, no trabalho, nos comentários que faz sobre o que está acontecendo na sociedade.
E conheço algumas pessoas que apenas dizem ler, afinal, assumir que não lê é uma atitude politicamente incorreta, Mas não se esconde e nem se finge um universo de leitura dentro de si.
Em nossa escola, nos esforçamos para mostrar aos alunos o quanto a leitura pode ser prazerosa. Mais ainda, o quanto ela pode fazer a diferença no desenvolvimento das habilidades de cada um.
Muitos alunos já compreenderam isso e incluíram o hábito da leitura em sua rotina diária. A estes, o meu reconhecimento e a certeza de que estão investindo no seu futuro, com retorno certo.
Aos demais, o convite para visitar a sala de leitura de forma virtual e real.
Ser que lê é muito melhor!
Professora Lucilene Fernandes