quinta-feira, 5 de março de 2015

Sala de leitura, extensão de sentidos!!!

Nas escolas estaduais, as bibliotecas vêm sendo substituídas por salas de leitura, que não são apenas locais de empréstimo e devolução de livros, mas proporcionam espaços físicos coordenados por professores responsáveis para incentivo a atividades de leitura, pesquisa, debates, gincanas e contação de histórias. Ler é reformular essas atividades, tantas vezes quantas forem necessárias a partir de novas ideias e opiniões, daí decorre a conclusão de que é nos textos e pelos textos que podemos adquirir a competência de operar criativamente, um tipo de saber cada vez mais singular na contemporaneidade.
O ato de ler é representado por meio da escrita, do som, da arte, dos cheiros. Cada leitor possui uma experiência própria, cotidiana e pessoal, tornando a leitura única, incapaz de se repetir, e este é o seu grande encanto. Através deste recurso fabuloso, conseguimos o total domínio da palavra, traçando ideias e conhecimentos, sendo possível entender o mundo que nos cerca, nos transformamos e, ao nos transformar, abrimos nossas mentes para o desconhecido, passando assim a construir um mundo melhor para cada um de nós.
A parceria com a sala de leitura, em minha disciplina, vai além das quatro paredes que a cercam e transpassam minha sala de aula, transformando também minha prática pedagógica. Tenho desenvolvido estratégias de aula e criado projetos, orientados pela Professora Patrícia, responsável pela sala de leitura da EEEI “Olímpio catão”. No ano de 2014, a professora informou-me que a 8ª série, era a classe que menos emprestava livros na sala de leitura, então, criamos o Clube do livro, na hora do almoço.
A professora lê algumas produções de texto, e acompanha atividades de Língua Portuguesa, auxiliando-me no acompanhando do desenvolvimento dos meninos. Outros projetos que surgiram desta parceria, só foram possíveis, pela sincronia de nosso trabalho em equipe, a Professora Patrícia, tem sido a extensão dos meus sentidos, quando ela ouve uma devolutiva que o aluno ainda não me deu, quando enxerga as dificuldades que eu ainda não percebi ou quando me ajuda a tocar a alma do aluno, com o despertar pelo encantamento de ler.
Prof.ª Simone de Paula