Aula de Inglês - Profª Betânia |
Aula de Língua Portuguesa - Profª Patrícia |
Aula de Lingua Portuguesa - Profª Ivonete |
Aula de Educação Física - Profª Cristina |
Aula de Língua Portuguesa - Profª Iva |
Sendo assim, nas práticas educativas desta escola, devem perpassar as relações de afeto e solidariedade, proporcionando situações que deem prazer ao educando de construir conhecimentos e de crescimento coletivo.
O afeto é um dos sentimentos fundamentais presentes na existência humana, e demonstrações de afeto no âmbito escolar contribuirão para que os alunos se sintam mais completos, respeitados e, principalmente, queridos, o que, naturalmente, gerará segurança e maior credibilidade em seus potenciais.
Com a positividade gerada num ambiente afetivo e respeitoso, as dificuldades rotineiras enfrentadas nesse âmbito de aprendizado se tornarão mais fáceis e agradáveis de serem resolvidas, tanto para o aluno quanto para o educador.
Como educadores, temos um belo papel a cumprir junto à comunidade escolar, propagando e despertando cada vez mais o interesse do aluno como sujeito capaz de construir e de crescer, capacitando-o para melhor amadurecer e saber lidar com os outros com os mesmos sentimentos que lhe foram passados. Podemos habilitar seres humanos melhores,polivalentes, tendo como base o afeto recebido em sua formação, não fazendo do espaço escolar um local só de repreensões, exigências, autoritarismo e punições, mas sim um local de interatividade, compartilhamento, contentamento e, principalmente, de respeito e afeto ao próximo.
ANDRADE, Maria Cecília Milagre. Afetividade e Aprendizagem: relação professor e aluno. 2006. 46 f.
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 2003. 237 p.