domingo, 25 de setembro de 2016

Afetividade nas práticas pedagógicas

Aula de Inglês - Profª Betânia
Aula de Língua Portuguesa - Profª  Patrícia

Aula de Lingua Portuguesa - Profª Ivonete

Aula de Educação Física - Profª Cristina

Aula de Língua Portuguesa  - Profª Iva

É  imprescindível que a escola, no papel do professor, compreenda o aluno e seu universo sociocultural. O conhecimento desse universo é de sublime importância para o seu trabalho de atuação no plano universal, cultural e pessoal.
Sendo assim, nas práticas educativas desta  escola, devem perpassar as relações de afeto e solidariedade, proporcionando situações que deem prazer ao educando de construir conhecimentos e de crescimento coletivo.
O afeto é um dos sentimentos fundamentais presentes na existência humana, e demonstrações de afeto no âmbito escolar contribuirão para que os alunos  se sintam mais completos, respeitados e, principalmente, queridos, o que, naturalmente, gerará segurança e maior credibilidade em seus potenciais.
Com a positividade gerada num ambiente afetivo e respeitoso, as dificuldades rotineiras enfrentadas nesse âmbito de aprendizado se tornarão mais fáceis e agradáveis de serem resolvidas, tanto para o aluno quanto para o educador.
 Como educadores, temos um belo papel a cumprir junto à comunidade escolar, propagando e despertando cada vez mais o interesse do aluno como sujeito capaz de construir e de crescer, capacitando-o para melhor amadurecer e saber lidar com os outros com os mesmos sentimentos que lhe foram passados. Podemos habilitar seres humanos melhores,polivalentes, tendo como base o afeto recebido em sua formação, não fazendo do espaço escolar um local só de repreensões, exigências, autoritarismo e punições, mas sim um local de interatividade, compartilhamento, contentamento e, principalmente, de respeito e afeto ao próximo.



ANDRADE, Maria Cecília Milagre. Afetividade e Aprendizagem: relação professor e aluno. 2006. 46 f.
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 2003. 237 p.