Projeto: Caixinha dos Sonhos
Disciplina: Projeto
de Vida
Professoras
envolvidas: Betânia Nunes, Cristina Lucas e Renata Siqueira.
Público-alvo: Alunos
dos 6º s anos aos 9º anos.
HABILIDADES:
ü Estabelecer
diferenciações entre o espaço bi e o tridimensional.
ü Produzir
trabalhos partindo de diálogo exploratórios entre matéria, ferramentas e
suporte.
ü Operar
com diferentes materialidades fazendo relações entre forma e imaginário.
ü Saber
realizar medidas usando padrões e unidades do sistema métrico de medidas.
ü Saber
identificar formas planas e espaciais em contextos concretos e por meio de suas
representações em maquetes.
Objetivos :
- Desenvolver a capacidade de planejar ou projetar ações futuras.
- Apresentar ideias de maneira clara.
- Refletir sobre ações e escolhas.
- Colocar em prática uma ideia.
- Vivenciar práticas em um lugar diferente da sala de aula.
- Valorizar o trabalho dos demais colegas.
- Promover a autovalorização e a autoestima.
- Aprender a ser Protagonista.
- Expor seu Projeto de Vida para os outros alunos da escola.
- Desenvolver a criatividade promovendo um momento de interação entre os alunos que possuem o mesmo Projeto de Vida.
Recursos:
Material
utilizado: Tinta guache, cola quente,
cola comum, réguas , tesouras, caixa de sapato, estilete, lápis de cor, giz de
cera;
Material reciclado : caixinhas, rolos de papel, caixa de sapato,
palitos de picolé, tampinhas, garrafas Pet revistas inutilizadas, retalhos de
papeis variados.
Desenvolvimento:
ü Coleta de
materiais reciclados e a caixa de sapato;
ü Formação dos
grupos por Projeto de Vida em comum;
ü Construção
de seu projeto com duração de 4 aulas.
ü Exposição
de seu trabalho para as demais turmas.
ü Reflexão
sobre sua participação.
Critérios: Instrumentos de avaliação
ü Expressão
de atitudes Protagonistas.
ü Espírito
de equipe e liderança.
ü Desenvolvimento
de trabalhos manuais
ü Avaliação
por meio da observação das professoras
ü Valorização
do próprio trabalho e dos demais colegas.
Resultados alcançados:
Visto que a construção dos sonhos começa na
escola, principalmente nas aulas de Projeto de Vida, uma atuação Protagonista
ajudar que ajude o aluno não só a si próprio, mas um conjunto de pessoas com
que ele convive, para que concretizem seus Projetos de Vida. Com o término e
exposição dos trabalhos, os alunos perceberam que todos têm sonhos em comum. Os
alunos se envolveram de maneira satisfatória, os interagiram entre si, fortaleceu o vínculo com
o Tutor. Os alunos Protagonistas do 9° ano que apoiaram os grupos na construção
das caixas, sentiram-se valorizados e com melhora na autoestima.
Depoimento de alguns alunos Protagonistas do
9° ano (Wallace, Andrew, Beatriz, Lanucia, Ianca, Letícia), que nos ajudaram
como monitores de grupo:
“O
projeto em si foi muito gratificante, apesar de ser um pouco cansativo... Houve
um pouco de dificuldade para trabalhar em todas as salas, pois havia pouco
material ... o projeto da Caixinha dos Sonhos teve como principal objetivo o
interesse do aluno no seu futuro, ou seja, seu futuro profissional.
“ ...
participaria de novo, para ajudar as outras pessoas a sonharem o seu futuro, e
que todos consigam isso!” (Andrew 9° ano)
Os alunos
tiveram uma momento de reflexão: “Você gostou do Projeto? Por quê?”
“Sim,
porque eu vou estar mais perto do meu sonho... para eu ter uma ideia de como eu
vou fazer o meu negócio” (Ryan Lucas 6° ano A)
“Sim,
porque é algo que estimula nossa mente, aumenta nosso planejamento para o
futuro e imaginar como vai ser nossa clínica e conseguir realizá-lo.” (Isabelle
Antônia-6° ano A)
“ Sim ,
para que eu seja uma mulher feliz e com uma boa profissão”.
(Anna Júlia – 6°
ano C)
Premissas:
Princípios:
Protagonismo e Pedagogia da Presença – Quatro Pilares da educação para o século XXI Aprender a
Conviver, Aprender a Ser, Aprender a Fazer e aprender a
Conhecer.
EXPOSIÇÃO DAS MAQUETES NA ESCOLA: