terça-feira, 27 de setembro de 2016

REPLICABILIDADE - BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS



Projeto:  Caixinha dos Sonhos
Disciplina: Projeto de Vida
Professoras envolvidas: Betânia Nunes, Cristina Lucas e Renata Siqueira.
Público-alvo: Alunos dos 6º s anos aos 9º anos.
  

HABILIDADES:
ü Estabelecer diferenciações entre o espaço bi e o tridimensional.
ü Produzir trabalhos partindo de diálogo exploratórios entre matéria, ferramentas e suporte.
ü Operar com diferentes materialidades fazendo relações entre forma e imaginário.
ü Saber realizar medidas usando padrões e unidades do sistema métrico de medidas.
ü Saber identificar formas planas e espaciais em contextos concretos e por meio de suas representações em maquetes.
Objetivos : 

  • Desenvolver a capacidade de planejar ou projetar ações futuras.
  • Apresentar ideias de maneira clara.
  •  Refletir sobre ações e escolhas.
  •  Colocar em prática uma ideia.
  •  Vivenciar práticas em um lugar diferente da sala de aula.
  • Valorizar o trabalho dos demais colegas.
  • Promover a autovalorização e a autoestima.
  •  Aprender a ser Protagonista.
  • Expor seu Projeto de Vida para os outros alunos da escola.
  • Desenvolver a criatividade promovendo um momento de interação entre os alunos que possuem o mesmo Projeto de Vida.


Recursos:
Material utilizado:  Tinta guache, cola quente, cola comum, réguas , tesouras, caixa de sapato, estilete, lápis de cor, giz de cera;  
Material reciclado : caixinhas, rolos de papel, caixa de sapato, palitos de picolé, tampinhas, garrafas Pet revistas inutilizadas, retalhos de papeis variados.

Desenvolvimento:
ü Coleta de materiais reciclados e a caixa de sapato;
ü Formação dos grupos por Projeto de Vida em comum;
ü Construção de seu projeto com duração de 4 aulas.
ü Exposição de seu trabalho para as demais turmas.
ü Reflexão sobre sua participação.
  
Critérios: Instrumentos de avaliação
ü Expressão de atitudes Protagonistas.
ü Espírito de equipe e liderança.
ü Desenvolvimento de trabalhos manuais
ü Avaliação por meio da observação das professoras
ü Valorização do próprio trabalho e dos demais colegas.

Resultados alcançados:
Visto que a construção dos sonhos começa na escola, principalmente nas aulas de Projeto de Vida, uma atuação Protagonista ajudar que ajude o aluno não só a si próprio, mas um conjunto de pessoas com que ele convive, para que concretizem seus Projetos de Vida. Com o término e exposição dos trabalhos, os alunos perceberam que todos têm sonhos em comum. Os alunos se envolveram de maneira satisfatória, os  interagiram entre si, fortaleceu o vínculo com o Tutor. Os alunos Protagonistas do 9° ano que apoiaram os grupos na construção das caixas, sentiram-se valorizados e com melhora na autoestima. 

Depoimento de alguns alunos Protagonistas do 9° ano (Wallace, Andrew, Beatriz, Lanucia, Ianca, Letícia), que nos ajudaram como monitores de grupo:

“O projeto em si foi muito gratificante, apesar de ser um pouco cansativo... Houve um pouco de dificuldade para trabalhar em todas as salas, pois havia pouco material ... o projeto da Caixinha dos Sonhos teve como principal objetivo o interesse do aluno no seu futuro, ou seja, seu futuro profissional.
“ ... participaria de novo, para ajudar as outras pessoas a sonharem o seu futuro, e que todos consigam isso!” (Andrew 9° ano)

Os alunos tiveram uma momento de reflexão: “Você gostou do Projeto? Por quê?” 

“Sim, porque eu vou estar mais perto do meu sonho... para eu ter uma ideia de como eu vou fazer o meu negócio” (Ryan Lucas 6° ano A)

“Sim, porque é algo que estimula nossa mente, aumenta nosso planejamento para o futuro e imaginar como vai ser nossa clínica e conseguir realizá-lo.” (Isabelle Antônia-6° ano A)

“ Sim , para que eu seja uma mulher feliz e com uma boa profissão”. 
(Anna Júlia – 6° ano C)

Premissas:
Princípios: Protagonismo e Pedagogia da Presença – Quatro Pilares da  educação para o século XXI Aprender a Conviver, Aprender a Ser, Aprender a Fazer e aprender a Conhecer.


EXPOSIÇÃO DAS MAQUETES NA ESCOLA: