sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Aula de História e Pluralidade Cultural: respeito ao índio

Lucilene Fernandes
Professora de História

Na aula de História do 7º ano, estudando a história dos primeiros habitantes da América, o choque cultural entre os indígenas e os europeus e o início da colonização portuguesa no Brasil, a proposta foi abrir espaço para que os alunos pesquisassem o assunto e construíssem paródias de suas músicas preferidas com letras que tratassem da diversidade cultural indígena, do choque cultural e das consequências da colonização europeia.

No estudo do assunto, os alunos pesquisaram sobre a diversidade cultural indígena no território que viria a ser o Brasil e a influência que nossa cultura recebeu destes povos.



Também analisamos um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, relatos de colonizadores e texto jornalístico sobre a luta indígena por demarcação de terras hoje em dia.

Depois dos estudos teóricos, os alunos, organizados em grupos colocaram toda a sua criatividade na criação de paródias com a temática da diversidade indígena e choque cultural entre indígenas e europeus. 

A realização deste pequeno projeto didático com os alunos apresentou excelentes resultados no desenvolvimento das habilidades indicadas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo:
  • Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural
  • Relacionar a ocupação do território brasileiro ao longo da história à transformação e/ou destruição das sociedades indígena 
  • Identificar as principais características e consequências das relações ampliadas ou estabelecidas entre os europeus e os povos de outros continentes, como África, Ásia e América
O Projeto também apresentou bons resultados na motivação dos alunos ao estudo do tema proposto. 

Veja o vídeo de algumas das paródias criadas pelos alunos.





 

Para maiores informações sobre esta atividade, acesse o Projeto Didático.