sexta-feira, 30 de setembro de 2016

PROJETO "REVIVENDO O VALE DO RIO PARAÍBA".

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA

Título da atividade
PROJETO REVIVENDO O VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL

Disciplina
HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Professor Responsável

MARISA MARIA N. NÓBREGA, ROSÂNGELA N. D’ALESSIO, ANTÔNIO DONIZETTI.
Público alvo

ALUNOS DOS 7º ANOS A E B E 8º ANO B
Tempo de duração / datas de aplicação
2º E 3º BIMESTRES.

Objetivo
Contextualizar o ensino das disciplinas de Ciências Humanas através de observação direta em locais de preservação da memória da região do Vale Histórico. Para tanto, foi escolhida a fazenda São Francisco no município de São José do Barreiro, onde os alunos pudessem desenvolver a compreensão sobre conceitos desenvolvidos na disciplina de Geografia, tais como biomas e domínios morfoclimáticos e a compreensão dos conceitos da disciplina de História, principalmente sobre o período colonial do Brasil Império e a introdução da cafeicultura no estado de São Paulo.


Habilidades (da Base Nacional Comum) trabalhadas
·         Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pela formação e ocupação territorial;
·         Reconhecer que as formações das sociedades contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico, político e cultural;
·         Identificar as principais características das formas de trabalho introduzidas na América pelos europeus;
·         Reconhecer a importância do trabalho humano, identificando e interpretando registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos históricos;
·         Reconhecer e aplicar o conceito de biomas, domínios morfoclimático, ecossistemas e recursos naturais;
·         Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos;
·         Identificar os processos de formação das instituições sociais e políticas que regulamentam o patrimônio ambiental brasileiro;

Material utilizado (anexar modelos de atividade, se necessário, no fim do plano de aula).

Câmeras digitais fotográficas;
Impressora colorida;
Sala de informática;
Sites históricos e geográficos;
Imagens de satélites da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul;
Sala de vídeo;

Desenvolvimento (sequência, passo a passo, das atividades realizadas).

Geografia – 8º ano B – 2º bimestre.

1 – Bacia do Rio Paraíba do Sul – estudo da imagem de satélite;
2 – Leitura de texto sobre a cafeicultura e o processo histórico de ocupação da região sudeste;
3 – Leitura de mapas históricos sobre a expansão do café no estado de SP;
4 – Revisão dos conceitos de biomas: Mata Atlântica – características e vegetação;
5 – Pesquisa sobre espécies vegetais presentes na Mata Atlântica;
6 – Revisão dos conceitos de domínios morfoclimático: Marres de morros;
7 – Localização: Vale Histórico;
8 – Pesquisas Fazenda São Francisco – São José do Barreiro;
9 – Visita à fazenda São Francisco e o estudo da ocupação histórica do Vale do Rio Paraíba do Sul.

História – 8º ano B – 2º bimestre.

1 – História do Brasil Colonial – a ocupação da região sudeste e os bandeirantes;
2 – Escravidão indígena e africana;
3 – História do Brasil império – introdução da cafeicultura e a expansão para o interior do país;
4 – Montagem de painel fotográfico das imagens da fazenda São Francisco;
5 – Estudo da fazenda São Francisco e dos objetos utilizados durante o período da escravidão;

Geografia – 7º anos – 3º bimestre.

1 – Leitura de texto sobre as características dos biomas brasileiros;
2 – Leitura de mapas dos biomas;
3 – Leitura de textos sobre domínios morfoclimático;
4 – Leitura de mapas dos domínios morfoclimático;
5 – Leitura de imagens de tipos diferenciados da vegetação brasileira;


Critérios / Instrumentos de avaliação

Diferentes atividades realizadas durante o período do projeto;
Participação em todas as atividades realizadas;


Resultados alcançados (dados, observações, depoimentos que indiquem ser uma prática bem sucedida).

A riqueza do acervo histórico nas fazendas existentes na região do Vale Histórico permite contextualizar o ensino de Geografia e História de tal forma, que extrapolam o conteúdo e o currículo oficial do estado de São Paulo. Para além de conceitos e datas, os alunos foram transportados para outro tempo, onde os escravos indígenas e ou africanos, andavam por terras de florestas intactas e por onde as pedras existentes na Serra da Bocaina foram talhadas com ferramentas rudimentares. Estas pedras ainda existem no caminho de entrada da fazenda, como testemunho de outro tempo, de outra época. A visita à senzala e aos equipamentos utilizados no passado pelos escravos também registram como o tempo histórico percorre e fica registrado de diferentes maneiras e em diferentes objetos, como testemunho do trabalho humano na construção de um país. Os alunos aprendem por diferentes maneiras, por diferentes caminhos, mesmo através da visualização nas janelas dos ônibus, do Rio Paraíba do Sul, que acompanha uma boa parte do trajeto a rodovia Presidente Dutra. Para além do casario e dos móveis antigos, a fazenda São Francisco também apresentou, outro dado cultural importante, uma exposição de arte moderna e um rico acervo de obras de arte.
Os alunos puderam desfrutar deste local de forma muito acolhedora, enquanto diferentes monitores auxiliavam os professores na visita aos diferentes ambientes. O resultado foi uma experiência riquíssima e uma excursão didática com aproveitamento profundo dos estudos realizados anteriormente ou posteriormente.


Premissa / Princípio / Valore do PEI evidenciado na atividade (comente)






Princípio da educação interdimensional, onde o ensino é visto de forma integral e onde os diferentes aspectos foram abordados para que os jovens desenvolvam todas as suas potencialidades.
Pedagogia da presença, onde os professores puderam acompanhar o desenvolvimento dos alunos de forma constante e de presença marcante na vida do aluno;


Anexos