REGISTRO DE
BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
Título da atividade
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PROJETO REVIVENDO O
VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL
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Disciplina
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HISTÓRIA E
GEOGRAFIA
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Professor
Responsável
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MARISA MARIA N.
NÓBREGA, ROSÂNGELA N. D’ALESSIO, ANTÔNIO DONIZETTI.
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Público alvo
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ALUNOS DOS 7º ANOS
A E B E 8º ANO B
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Tempo de duração /
datas de aplicação
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2º E 3º BIMESTRES.
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Objetivo
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Contextualizar o
ensino das disciplinas de Ciências Humanas através de observação direta em locais
de preservação da memória da região do Vale Histórico. Para tanto, foi
escolhida a fazenda São Francisco no município de São José do Barreiro, onde
os alunos pudessem desenvolver a compreensão sobre conceitos desenvolvidos na
disciplina de Geografia, tais como biomas e domínios morfoclimáticos e a compreensão
dos conceitos da disciplina de História, principalmente sobre o período
colonial do Brasil Império e a introdução da cafeicultura no estado de São
Paulo.
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Habilidades (da
Base Nacional Comum) trabalhadas
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·
Identificar
processos históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pela
formação e ocupação territorial;
·
Reconhecer
que as formações das sociedades contemporâneas é resultado de interações e
conflitos de caráter econômico, político e cultural;
·
Identificar
as principais características das formas de trabalho introduzidas na América
pelos europeus;
·
Reconhecer
a importância do trabalho humano, identificando e interpretando registros
sobre as formas de sua organização em diferentes contextos históricos;
·
Reconhecer
e aplicar o conceito de biomas, domínios morfoclimático, ecossistemas e
recursos naturais;
·
Identificar
as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção
do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos;
·
Identificar
os processos de formação das instituições sociais e políticas que
regulamentam o patrimônio ambiental brasileiro;
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Material utilizado
(anexar modelos de atividade, se necessário, no fim do plano de aula).
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Câmeras digitais
fotográficas;
Impressora
colorida;
Sala de
informática;
Sites históricos e
geográficos;
Imagens de
satélites da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul;
Sala de vídeo;
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Desenvolvimento
(sequência, passo a passo, das atividades realizadas).
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Geografia – 8º ano
B – 2º bimestre.
1 – Bacia do Rio
Paraíba do Sul – estudo da imagem de satélite;
2 – Leitura de
texto sobre a cafeicultura e o processo histórico de ocupação da região
sudeste;
3 – Leitura de
mapas históricos sobre a expansão do café no estado de SP;
4 – Revisão dos
conceitos de biomas: Mata Atlântica – características e vegetação;
5 – Pesquisa sobre
espécies vegetais presentes na Mata Atlântica;
6 – Revisão dos
conceitos de domínios morfoclimático: Marres de morros;
7 – Localização:
Vale Histórico;
8 – Pesquisas
Fazenda São Francisco – São José do Barreiro;
9 – Visita à
fazenda São Francisco e o estudo da ocupação histórica do Vale do Rio Paraíba
do Sul.
História – 8º ano B
– 2º bimestre.
1 – História do
Brasil Colonial – a ocupação da região sudeste e os bandeirantes;
2 – Escravidão
indígena e africana;
3 – História do
Brasil império – introdução da cafeicultura e a expansão para o interior do
país;
4 – Montagem de
painel fotográfico das imagens da fazenda São Francisco;
5 – Estudo da
fazenda São Francisco e dos objetos utilizados durante o período da escravidão;
Geografia – 7º anos
– 3º bimestre.
1 – Leitura de
texto sobre as características dos biomas brasileiros;
2 – Leitura de
mapas dos biomas;
3 – Leitura de
textos sobre domínios morfoclimático;
4 – Leitura de
mapas dos domínios morfoclimático;
5 – Leitura de
imagens de tipos diferenciados da vegetação brasileira;
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Critérios / Instrumentos
de avaliação
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Diferentes
atividades realizadas durante o período do projeto;
Participação em
todas as atividades realizadas;
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Resultados
alcançados (dados, observações, depoimentos que indiquem ser uma prática bem
sucedida).
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A riqueza do acervo
histórico nas fazendas existentes na região do Vale Histórico permite
contextualizar o ensino de Geografia e História de tal forma, que extrapolam
o conteúdo e o currículo oficial do estado de São Paulo. Para além de
conceitos e datas, os alunos foram transportados para outro tempo, onde os
escravos indígenas e ou africanos, andavam por terras de florestas intactas e
por onde as pedras existentes na Serra da Bocaina foram talhadas com
ferramentas rudimentares. Estas pedras ainda existem no caminho de entrada da
fazenda, como testemunho de outro tempo, de outra época. A visita à senzala e
aos equipamentos utilizados no passado pelos escravos também registram como o
tempo histórico percorre e fica registrado de diferentes maneiras e em
diferentes objetos, como testemunho do trabalho humano na construção de um
país. Os alunos aprendem por diferentes maneiras, por diferentes caminhos,
mesmo através da visualização nas janelas dos ônibus, do Rio Paraíba do Sul,
que acompanha uma boa parte do trajeto a rodovia Presidente Dutra. Para além
do casario e dos móveis antigos, a fazenda São Francisco também apresentou, outro
dado cultural importante, uma exposição de arte moderna e um rico acervo de
obras de arte.
Os alunos puderam
desfrutar deste local de forma muito acolhedora, enquanto diferentes
monitores auxiliavam os professores na visita aos diferentes ambientes. O
resultado foi uma experiência riquíssima e uma excursão didática com
aproveitamento profundo dos estudos realizados anteriormente ou
posteriormente.
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Premissa /
Princípio / Valore do PEI evidenciado na atividade (comente)
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Princípio da
educação interdimensional, onde o ensino é visto de forma integral e onde os diferentes
aspectos foram abordados para que os jovens desenvolvam todas as suas
potencialidades.
Pedagogia da
presença, onde os professores puderam acompanhar o desenvolvimento dos alunos
de forma constante e de presença marcante na vida do aluno;
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Anexos
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