sexta-feira, 2 de julho de 2021

Roteirizando a aula remota: um exemplo na aula de História.

 Por Lucilene Fernandes


Todas as aulas contém uma intencionalidade. São preparadas a partir de elementos que ajudam na aprendizagem dos estudantes e são estudados pela pedagogia. 

  • acolhimento
  • habilidade e objetivo
  • problematização
  • contextualização
  • apresentação dos conceitos
  • interação
  • avaliação


Vejamos como esse roteiro foi aplicado na aula de História sobre Grécia Antiga no 6º ano:

Acolhimento:
É importante que os alunos estejam presentes emocionalmente na aula (seja no presencial ou no remoto, a atenção, o interesse do aluno deve se voltar para o tema e  as atividades que serão desenvolvidas).
No início da aula, cumprimento aos alunos de forma nominal, registro da presença de todos, responder dúvidas ou comentários da turma, fazer as observações sobre a rotina da semana: retomar atividades que precisam ser entregues e prazos.

Habilidade:
A habilidade a ser desenvolvida é o objetivo final da aula, sequência didática ou projeto que está sendo desenvolvido. Além disso, a habilidade trabalhada na aula indica ao aluno como a aula está prevista no Currículo Oficial do Estado de São Paulo.
Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da polis e nas transformações políticas, sociais e culturais.

Objetivo: 
Algumas vezes a habilidade e objetivo são os mesmos, em outra a aula contempla tem como objetivo é apenas uma parte, dá suporte para a habilidade. É importante que o estudante saiba o objetivo da aula, ter claro o objetivo ajuda com que o aluno foque naquilo que é essencial.
Compreender o conceito de pólis e a relação ente condições geográficas, política e economia na Grécia antiga.

Problematização: 
Problematizar a aula é torná-la significativa para o aluno: tornar o tema objeto de curiosidade, despertar o interesse. Isso pode ser feito de várias maneiras: estabelecendo relação com a realidade do aluno, relacionando com eventos de destaque na mídia, criando um aspecto gamificado ou lúdico etc.
Perguntar aos alunos o que sabem sobre a Grécia Antiga. 
Levantar com os alunos referências de filmes e games que tratam da mitologia e da história grega.
Perguntar o que significa "polis" e onde já viram este sufixo.



Contextualização: 
Contextualizar é esclarecer ou retomar com os alunos o tema, o tempo, o projeto em que a aula está inserida. Muitas vezes isso significa fazer a retomada da sequência desenvolvida até o momento e da esta aula faz parte ou representa uma sequência. Nas aulas de história, significa também situar temporalmente o tema e mostrar como ele faz parte de um processo histórico.
Retomar com os alunos as civilizações já trabalhadas em outras aulas: Egito, Mesopotâmia, Axum, Astecas, Maias, Incas.
Explicar que a Grécia Antiga é muito estudada pela História Eurocêntrica, por isso a presença da mitologia no cinema e games.
Localizar o tempo da Grécia Antiga (séculos XX a.C. à I a.C.).

Apresentação dos conceitos: 
Conforme o tempo de aula, é importante selecionar poucos conceitos chave a ser apresentados aos alunos. Estes conceitos devem ficar claros e serem reiterados algumas vezes. Aspectos diferentes que envolvem o conceito podem e devem ser apresentados, mas sempre voltando para o(s) conceito(s) chave. É sobre eles que devem versar as interações, dando ênfase aos mesmos.
Apresentar um esquema da pólis grega, com suas partes (acrópole, ágora, zona rural e porto) e suas características (autonomia política, semelhanças culturais, confrontos geopolíticos). 
Apresentar a influência dos aspectos geográficos na formação geopolítica e na economia da Grécia Antiga.

 


Interação: 
A participação dos estudantes de forma interativa é fundamental para manter o interesse na aula. É também uma forma de avaliação contínua que permite ao professor compreender como está sendo a aprendizagem e reformular em tempo real o planejamento, retomando e reforçando conceitos que não ficaram claros. A interação não se dá em um momento específico da aula, deve estar presente em todos os momentos. Na aula remota, a interação é primordial no momento do trabalho com os conceitos chave, já que estes são essenciais no desenvolvimento das habilidades.
Permear a aula com questões para que os alunos participem através do chat em tempo real.
Utilizar as questões durante a aula: O que você sabe sobre a Grécia? O que significa polis? Qual a diferença entre o governo das polis gregas e das cidades que temos hoje no Brasil? Qual polis grega você já ouviu falar? Qual mar banha a Grécia? Quais as atividades econômicas provavelmente aconteciam na Grécia Antiga?


Avaliação:
Para finalizar a aula colocar algumas questões permite que o professor avalie a aprendizagem dos alunos e também que os alunos façam sua autoavaliação. Neste momento, pode-se trazer questões utilizadas em avaliações externas, de forma que o aluno se familiarize com essas questões.
Apresentar uma questão de múltipla escolha, retira da AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo) relacionada ao tema da aula.


RESULTADOS OBSERVADOS

Durante a aula provocar o estranhamento, aguçar a curiosidade é uma forma bastante eficaz para aumentar essa interação dos alunos! E esta participação dos alunos é bastante importante para que a professora acompanhe o processo de aprendizagem e retome em tempo real as dificuldades que vão sendo apresentadas. 

Com relação ao objetivo da aula, a maioria dos alunos que interagiram no chat demonstraram ter compreendido as principais características da polis grega. Faz-se necessário retomar a influência do contexto geográfico e das atividades econômicas que caracterizavam estas polis. Isto será feito nas próximas aulas!