quarta-feira, 24 de maio de 2017

TERRÁRIO - 6º ANO

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
 CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Atividade relevante observada no 1º bimestre

Título da atividade
Terrário
Disciplina
Ciências
Professora
Maria Cristina de Souza Freitas
PCA
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
Público alvo
6º Ano A e B
Tempo de duração
04 aulas
Objetivo
· Reconhecer as transformações do estado físico da água, associando-as às respectivas mudanças de temperatura;
·  Construir e aplicar o conceito de ciclo hidrológico, de maneira a interpretar os diversos caminhos da água no ambiente;
Justificativa
Pretende-se promover práticas que potencializem a realização dos Projetos de Vida dos alunos. Propiciar o espaço para que o aluno seja o sujeito principal da ação (Construção da atividade propostas no caderno do aluno, gestão de sua aprendizagem, acompanhamento das habilidades desenvolvidas nos Guias de Aprendizagem).
Material utilizado
Vidro, pedrinhas, areia, húmus, animais de jardim, água, papel filme, planta e fita adesiva.
Desenvolvimento
Sugestão para a montagem do terrário: Faça uma camada de pedrinhas no fundo do vidro e, sobre ela, faça uma camada de areia grossa. Deixe essas duas camadas com a mesma espessura (de 2 a 3 cm, mas depende
do tamanho do vidro). Sobre a camada de areia, faça uma camada com o dobro da espessura, usando o húmus. Plante cuidadosamente as mudas selecionadas e acrescente também alguns animais de jardim (minhocas, tatuzinhos etc.). Molhe a camada de húmus para deixá-la bem umedecida, mas sem encharcar. Tampe completamente o vidro com o filme plástico, vedando-o com a fita adesiva.
Dica: quanto maior for o vidro, mais fácil será a manipulação.
Resultados alcançados
O terrário pode ser considerado uma “miniatura do Planeta Terra”, onde podemos ver de forma bem simplificada, que assim como na natureza existe um ponto de equilíbrio perfeito entre os seres vivos e não vivos e, mesmo que às vezes não pareça cada um tem a sua função. Mas tudo isso é possível graças ao ciclo hidrológico que está acontecendo lá dentro.
Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
Anexos







Exposição no hall da Escola


 
 



ACONTECEU NA ESCOLA...

A ideia do dia da mãe nos Estados Unidos partiu de uma feminista, Anna Reese Jarvis, que em 1907 lançou um movimento para criar o “Dia Nacional das Mães”. A comemoração começou na sua cidade – Grafton, na Filadélfia – no aniversário da morte da sua própria mãe. Nos anos seguintes, todo o estado de Filadélfia começaria a comemorar o dia nacional das mães. A campanha de Anna Jarvis estendeu-se a todos os Estados Unidos e, em 1911, já o dia da mãe era comemorado em toda a América.
A feminista convence Wilson Depois da luta de Jarvis, em 1914, o então presidente Woodrow Wilson declara o Dia da Mãe feriado nacional – no segundo domingo de maio, tal como acontece no Brasil, Austrália, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Itália, Japão, Turquia e outros.
E para homenagear todas as Mamães da nossa escola, no dia 12/05/2017 uma singela comemoração foi realizada pelos alunos da escola.






 
Após a homenagem aconteceu a reunião com Pais e Tutores, que tem como foco:
· A reunião de pais/responsáveis por tutor busca trazer a família para perto do âmbito escolar, atingindo a premissa da corresponsabilidade.

· A cada bimestre, estamos tendo uma participação mais efetiva da família, e com isso atingimos um resultado muito melhor no desempenho acadêmico e pessoal dos alunos.

· São discutidos com a família os conceitos do aluno, postura, participação nas aulas e sua formação como ser autônomo, competente e solidário.

 Acreditamos na importância da participação da família para a evolução da escola e do aluno em todos os âmbitos.
O impacto nos alunos tem sido positivo, e a relação entre professores e pais/responsáveis está a cada dia mais fortalecido e integral.


sexta-feira, 12 de maio de 2017

Aluna da Escola é premiada no Concurso Rio Vivo

Por Lucilene Fernandes

A aluna Ana Flávia Leite Pereira, 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olímpio Catão, recebeu dia 5 de maio, em cerimônia na sede de Taubaté da TV Band Vale, o prêmio de 1º lugar no Concurso de Desenho do Projeto Rio Vivo, com o tema "Mata Atlântica: nossa floresta".

Diretora Mariza, Ana Flávia (8º ano), Professora Lucilene
e Benjamin (irmão da aluna)
vencedores das 3 categorias
O Concurso de Desenho está em sua décima edição e é realizado pela retransmissora regional do Grupo Bandeirantes de Comunicação, a TV Band Vale. A iniciativa faz parte do Projeto Rio Vivo que trabalha o desenvolvimento sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e em 2017 aborda o tema "Plantando água", em alusão à importância das matas ciliares e da relação entre a cobertura vegetal e o ciclo da água na região. O Concurso de Desenho é aberto ás escolas públicas e particulares das cidades da região do Vale do Paraíba e está dividido em 3 categorias: 1º a 3º ano, 4º a 6º ano e 7º a 9º ano. 

Dentro da nossa escola, a participação dos alunos no Concurso de Desenho foi inserida como uma das atividades do Projeto Planeta Esta atividade foi coordenada pela Professora Lucilene Fernandes (História) com apoio dos professores das disciplinas da área de Ciências Humanas (Historia e Geografia) no objetivo de trabalhar a consciência ambiental com todas turmas de 6º a 9º ano em atividades durante todo o ano letivo.


Durante o mês de março, as atividades estiveram voltadas para o Dia Mundial da Água e para o evento mundial "Hora do Planeta". Dentro deste tema foram realizadas diversas atividades extra curriculares: análise de vídeos sobre o bioma da Mata Atlântica, produção de cartazes sobre uso sustentável de energia elétrica, Flashmob de mobilização para participação na "Hora do Planeta", visita ao Parque da Cidade e produção de fotos junto à natureza "Ensaio Fotográfico Love Natureza", coleta e destinação correta de óleo de cozinha usado pelos alunos e estímulo à participação no Concurso de Desenho do Projeto Rio Vivo.


Para a realização dos desenhos para o Concurso, os alunos foram convidados a frequentar a sala de leitura durante o horário de almoço. Lá, durante uma semana, os professores de História e Geografia da escola se revezaram orientando os alunos na pesquisa sobre o bioma da Mata Atlântica e execução dos desenhos. Os desenhos foram feitos em folha sulfite, utilizando lápis preto, lápis de cor e canetas hidrocor.

No total, dez desenhos escolhidos foram enviados para o Concurso, com as devidas autorizações dos responsáveis. Foram desenhos das categorias 4º a 6º ano e 7º a 9º ano.

Nos meses de abril e maio, estão sendo realizadas ações de preparação para participação dos alunos na OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia. Pesquisas sobre a história da astronomia, jogos interativos sobre sistema solar, estudo sobre a formação do universo e do planeta entre outras atividades contextualizam a OBA, que será realizada em maio. E assim, nos outros meses as atividades seguirão dentro do tema.


Aguardando a cerimônia
Aluna e a professora

Ana Flávia com sua família

domingo, 7 de maio de 2017

Conselho de Classe 1º Bimestre da E.E.E.I. Olímpio Catão


 O conselho de classe participativo é um momento para reflexão dos profissionais envolvidos de todas as disciplinas, alunos e pais pontuarem quais avanços e dificuldades surgiram durante o primeiro bimestre. 

É o momento em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

O Conselho de Classe pode ser organizado em três momentos: 

Pré-conselho: Levantamento de dados do processo de ensino e disponibilização aos  professores, através de questionário do google docs para análise comparativa do desempenho dos estudantes, das observações, dos encaminhamentos didático-metodológicos realizados e outros, de forma a dar agilidade ao Conselho de Classe. É um espaço de diagnóstico.


Os alunos também realizam uma assembleia com a sala, anteriormente ao momento do conselho, para identificar quais as metodologias colaboraram para aprendizagem deles e quais impactos perceberam das Disciplinas da Parte Diversificada na Base Nacional Comum.

Conselho de Classe: Momento em que todos os envolvidos no processo se posicionam frente ao diagnóstico e definem em conjunto as proposições que favoreçam a aprendizagem dos alunos. 

Pós-conselho: Momento e que as ações previstas no Conselho de Classe são efetivadas.






As discussões e tomadas de decisões devem estar respaldadas em critérios qualitativos como: os avanços obtidos pelo estudante na aprendizagem, o trabalho realizado pelo professor para que o estudante melhore a aprendizagem, a metodologia de trabalho utilizada pelo professor, o desempenho do aluno em todas as disciplinas, o acompanhamento do aluno no ano seguinte, as situações de inclusão, as questões estruturais, os critérios e instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes e outros.

Cabe à equipe pedagógica a organização, articulação e acompanhamento de todo o processo do Conselho de Classe, bem como a mediação das discussões que deverão favorecer o desenvolvimento das práticas pedagógicas.


Simone da Silva de Paula

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Comemoração do Dia Mundial da Atividade Física

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Estadual e o Dia Mundial da Atividade Física, por esse motivo, houve uma gincana em nossa escola que mobilizou nossos alunos em oito estações de atividades físicas, como dança, chute ao gol, judô entre outros. Essa atividade mobilizou os estagiários da faculdade UNIVAP, do curso de Educação Física e fazem parte do Projeto PIBID-Capes e muito nos auxiliaram nas atividades desenvolvidas nas estações e todos os professores que incentivaram e representaram suas equipes de alunos que foram divididos por cores. O evento foi organizado pela professora Cristina Lucas Costa, professora de Educação Física de nossa escola e orientadora do Projeto PIBID.
Mundialmente, em 2017, o tema do ano é – Pessoa Ativa! Pessoa Feliz!
A Secretaria de Estado da Educação apresenta sua preocupação com a qualidade de vida de toda a comunidade escolar, apoiando, assim, as diferentes ações escolares para a promoção da atividade física regular.
Desse modo, a CGEB orientou as Diretorias de Ensino para que incentivem as escolas de sua jurisdição a promoverem um evento de comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e ações permanentes à prática regular de Atividade Física.
As ações permanentes para incentivo podem ser consideradas todas as ações de prática da Atividade Física, durante as aulas de desenvolvimento do Currículo e Apoio ao Currículo, como no caso das aulas do componente Educação Física e aulas de ACD, durante o ano letivo.
Essa comemoração configura-se num marco para convidar as pessoas a aderirem ao hábito da prática regular da Atividade Física, enquanto propulsor do bem-estar físico, e contribuição para as ações de prevenção contra o sedentarismo e promoção da saúde.
A Professora Cristina Lucas Costa,  também desenvolveu outras ações pertinentes ao tema “Pessoa ativa, pessoa feliz!”, durante a semana de 03 à 07 de abril.
Houve um concurso de desenhos entre os 6º, 7º e 8º anos, com mensagens de incentivo às pessoas para que pratiquem Atividade Física e melhorem sua qualidade de vida. Os alunos puderam consultar o Caderno do aluno, volume 1 de Educação Física para desenvolver a produção textual. Já os 9º anos, produziram cartazes convidando a comunidade escolar a otimizar a prática de exercícios físicos.
Durante essa semana os alunos foram a Academia ao ar livre para vivenciar a  prática de exercícios físicos e divulgar o evento para comunidade ao entorno.
Ações como essas desenvolvem o Protagonismo Juvenil, fortalece o vínculo de pertencimento com a escola e colaboram com a apropriação dos Princípios do PEI que são:  aprimoramento do aluno como pessoa humana; formação ética; o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Parabéns aos nossos alunos e professores!


Simone de Paula







domingo, 9 de abril de 2017

Rodízio de habilidades

por Lucilene Fernandes

Nas aulas de História do 8º ano, a proposta desta atividade foi trabalhar em grupos que desenvolvem atividades em um rodízio, contemplando em cada "ilha" o desenvolvimento de uma das habilidades indicadas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o tema "Colonização Espanhola na América". 
 


O Currículo Oficial propõe que se trabalhe 7 habilidades envolvendo o tema "Colonização e Independência da América Espanhola".

As habilidades indicadas foram apresentadas aos alunos como objetivos do trabalho.

Em grupos formados de acordo com a proficiência que têm demonstrado nas avaliações de História, os alunos foram desafiados a realizar uma atividade que exigia cada uma das cinco primeiras habilidades previstas.


Neste tipo de agrupamento, há a possibilidade da professora acompanhar os alunos com maior dificuldade e necessitam de intervenção mais próxima. 


A proposta também é interessante porque traz diversidade textual em diferentes fontes históricas para o tema: imagens, cartas, discursos, mapa, texto didático, obra literária.  Estas diferentes fontes foram copiadas e colocadas em pastas, sendo uma para cada ilha de habilidade.

Os alunos recebem um tempo de 15 a 20 minutos para realizar cada atividade proposta. Os textos são acompanhados de uma ou duas questões que exijam a habilidade indicada. No próprio caderno da disciplina, os alunos do grupo anotam a habilidade e respondem à questão proposta. 

 

O trabalho em grupo permite a interação entre os alunos, de forma que alunos de proficiência próxima possam desenvolver uma aprendizagem colaborativa. 

 

Depois de realizadas as questões, a turma revê cada habilidade, esclarece dúvidas e sistematiza o conhecimento.

Apresentado desta forma, o tema é disparado a partir da leitura e trabalho dos alunos e não de uma aula expositiva, sendo portanto uma forma mais protagonista de construção do conhecimento. 

O.B.A. e a construção do conhecimento científico

por Lucilene Fernandes

Seguimos trabalhando com o Projeto OBA: PLANETA, uma proposta da área de Ciências Humanas de preparar os alunos para participarem de dois eventos estreitamente ligados à disciplina de Geografia que ocorrem no primeiro semestre letivo: Hora do Planeta e O.B.A. - Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Nas aulas de História, a O.B.A. vem chegando com a na iniciativa de levar os alunos do 6º ano e do 8º ano para fazer pesquisas ligadas à construção do conhecimento científico sobre astronomia.



Os alunos do 6º ano, que, de acordo com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, estão iniciando os estudos sobre a Pré-História, assistiram a vídeos sobre a teoria do Big Bang e utilizaram ODAs (objetos digitais de aprendizagem) para explorar o Sistema Solar.

Os alunos do 8º ano, que estão envolvidos nos estudos sobre os séculos XVI a XVIII, dentro do tema Colonização da América, aproveitaram para investigar sobre o conhecimento científico construído naquela época que permitiu as navegações europeias pelos oceanos. A atividade consistiu numa pesquisa sobre a vida e a obra de Isaac Newton e Galileu Galilei.

Estes estudos ajudam a desenvolver o espírito investigativo dos jovens estudantes que começam a conhecer os mecanismos pelos quais o conhecimento científico foi construído na história.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Roda de leitura, conversando sobre livros ...


Com a finalidade  de compartilhar experiências leitoras , alunos dos 8º anos realizaram   a  primeira  Roda de leitura do  Projeto  “ Contos que encantam “  nas  aulas de Língua Portuguesa, que tem por  objetivo :  Desenvolver o ato de ouvir, de discutir ideias e saberes literários, ampliar o prazer e o gosto pela leitura, bem como incentivar os indivíduos a serem leitores e a desenvolverem o pensamento crítico.

 Levando os  a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação.   Um  momento enriquecedor onde os alunos puderam  compartilhar as suas leituras realizados  durante o mês de março. Propiciando práticas de leitura numa perspectiva  de melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento  escolar.