Por Lucilene Fernandes
Professora Coordenadora Geral
Na Escola Estadual de Ensino Integral Olímpio Catão, os professores buscam atualização constante diante das novas tecnologias e das reflexões pedagógicas contemporâneas.
Na aurora do século XXI, necessitam os professores estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada, porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo à informação e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologia colocada à sua disposição.
Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos, mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedia e orienta esta construção.
Elaine Turk Faria
Doutora em Educação e Professora titular da PUCRS
A Formação Continuada é uma das premissas do Programa de Ensino Integral. Cada profissional dentro deste modelo reflete sobre as habilidades que já possuem e aquelas em que precisar aprimorar-se. Diante das avaliações feita por alunos, professores e gestores, e de uma reflexão pessoal sobre seu desempenho, o profissional constrói um PIAF - Plano Individual de Aprimoramento e Formação - por meio do qual realiza ações de aprimoramento profissional.
Sabemos que o resultado da aprendizagem dos alunos está diretamente ligado á formação continuada dos professores. Seguimos buscando a excelência profissional e a Equipe Gestora estimula e oferece oportunidades de formação para que os professores sejam cada vez mais capacitados para o trabalho pedagógica.
Neste ano de 2016, através da parceria com a ONG Parceiros da Educação e com apoio da Empresa Maringá do Vale, contamos com as formações:
|
Formação Khan Academy |
Onde os alunos estabelecem um plano individual de estudos em matemática, realizam avaliações de acompanhamento de seu processo de aprendizagem e administram um reforço escolar.
A professora Sílvia Zonzini está mediando a formação de um grupo de alunos que aproveitem este ambiente virtual para fixar e aprofundar as habilidades trabalhadas em aula com alunos do 8º e 9º anos.
Onde os alunos utilizam a metodologia do empreendedorismo para elaborar projetos individuais e coletivos que podem ser orientados por um professor, mas também contemplar a cosntrução de um plano de negócios pessoa.
|
Formação Dreamshaper |
As professoras Simone de Paula e Ivonete Ramos montaram turmas com os alunos do 8º ano para desenvolver habilidades de expressão oral e escrita, criatividade e estudo dos gêneros textuais previstos no Currículo Oficial.
A professora Renata Siqueira usará a plataforma nas aulas de Projeto de Vida, estimulando e orientando os alunos a criar projetos relacionados ao seu futuro e assim refletir sobre os passos necessários para alcançar seus sonhos.
A PCG Lucilene Fernandes e a coordenadora da área de Ciências Humanas Marisa Nóbrega também participaram da formação nesta ferramenta.
Habilidades em foco: Nas trilhas de um novo processo
|
Formação Habilidades em Foco |
Através do IQE - Instituto Qualidade da Educação - nossa escola teve a oportunidade de estar no grupo piloto deste projeto de recuperação das habilidades em que os alunos apresentam defasagem.
O Projeto realiza a formação de professores do 6º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para aplicação de sequências didáticas que desenvolvem habilidades apontadas na Plataforma foco aprendizagem como deficitárias na rede estadual, de acordo com a avaliação do SARESP 2015.
O trabalho que iniciamos no mês de abril tem apresentado excelentes resultados e agora está em fase de implementação em todas as escolas integrais do Estado de São Paulo. Em Língua Portuguesa estão participando da formação as professoras Iva Rocha(6º ano) e Simone de Paula (coordenadora da área). Em Matemática, as professoras Roberta Silva (6º ano) e Conceição Sales (coordenadora da área).
Mathema
As professoras Márcia Assis e Roberta Silva dão prosseguimento ao curso iniciado em 2015 no Grupo Mathema sobre a didática da matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O curso baseia-se na interação entre teoria e prática, orientando a aplicação de atividades com as turmas de alunos e analisando os resultados alcançados e fomentando a criatividade das professoras para uma prática pedagógica diversificada.