terça-feira, 10 de maio de 2016

Projeto interdisciplinar: Brinquedos e brincadeiras antigas

Simone de Paula
Professora Coordenadora de Área
Códigos, Linguagens e suas Tecnologias



Nos ATPAs (Aula de Trabalho Pedagógico de Área) de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias, um dos focos de trabalho é a interdisciplinaridade. As leituras e análises realizadas permitiram refletir sobre a importância da interdisciplinaridade.

Sabemos que a fragmentação do saber e a falta de diálogo entre os protagonistas da educação não favorecem o processo de ensino aprendizagem. Por isso a intertextualidade desponta como proposta pedagógica, processo de diálogo intelectualmente fundado entre os pares de uma área ou entre as áreas do saber!

As professoras da área desenvolveram, no primeiro bimestre, o projeto interdisciplinar "Brinquedos e brincadeiras antigas" com os alunos do 6º ano. Foi um trabalho articulado entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Arte. 

Em Língua Estrangeira Moderna foi feita uma adaptação do conteúdo trabalhando as habilidades: (1) Identificar nomes dos brinquedos em inglês e (2) Reconhecer nomes de brinquedos antigos. As atividades orientadas foram produção de cartazes em inglês com ilustração de brinquedos antigos.

Em Língua Portuguesa foram realizadas produções textuais com ilustrações e foram trabalhadas as seguintes habilidades: (1) Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas e (2) Selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesse.

Em Educação Física foi feito o resgate de jogos e brinquedos antigos, através de entrevista com os pais e avós (atividades de acordo com o Caderno do aluno). Foram confeccionados alguns brinquedos como: três marias, peteca, pipa e pião. Os pais e alunos chegaram a conclusão que alguns brinquedos e brincadeiras passam de geração em geração.
     
Em Arte os alunos estudaram o artista Ivan Cruz com a série Brincadeiras de pinturas e esculturas. Na releitura que os alunos respeitaram a ideia do artista de não desenhar o rosto das crianças, pois no momento em que as crianças brincam sempre têm um semblante feliz. Foram feitas esculturas também, cumprindo o Currículo Oficial do 6º ano. Foram desenvolvidas as seguintes habilidades: (1) Reconhecer e interpretar a linguagem tridimensional em produções artísticas e (2) Estabelecer diferenciações entre o espaço bi e tridimensional.

Um projeto exitoso e bonito de se ver!

Projeto Interdisciplinar: Brinquedos e brincadeiras antigas
Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental
Professoras responsáveis: Betânia (Inglês), Renata (Arte), Iva (Língua Portuguesa) e Cristina (E. Física)