terça-feira, 17 de maio de 2016

Formação continuada de professores com apoio da parceria

Por Lucilene Fernandes
Professora Coordenadora Geral

Na Escola Estadual de Ensino Integral Olímpio Catão, os professores buscam atualização constante diante das novas tecnologias e das reflexões pedagógicas contemporâneas.

Na aurora do século XXI, necessitam os professores estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada, porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo à informação e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologia colocada à sua disposição.

Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos, mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedia e orienta esta construção.
Elaine Turk Faria 
Doutora em Educação e Professora titular da PUCRS


A Formação Continuada é uma das premissas do Programa de Ensino Integral. Cada profissional dentro deste modelo reflete sobre as habilidades que já possuem e aquelas em que precisar aprimorar-se. Diante das avaliações feita por alunos, professores e gestores, e de uma reflexão pessoal sobre seu desempenho, o profissional constrói um PIAF - Plano Individual de Aprimoramento e Formação - por meio do qual realiza ações de aprimoramento profissional.

Sabemos que o resultado da aprendizagem dos alunos está diretamente ligado á formação continuada dos professores. Seguimos buscando a excelência profissional e a Equipe Gestora estimula e oferece oportunidades de formação para que os professores sejam cada vez mais capacitados para o trabalho pedagógica. 

Neste ano de 2016, através da parceria com a ONG Parceiros da Educação e com apoio da Empresa Maringá do Vale, contamos com as formações:


Plataforma Khan Academy
Formação Khan Academy
Onde os alunos estabelecem um plano individual de estudos em matemática, realizam avaliações de acompanhamento de seu processo de aprendizagem e administram um reforço escolar. 
A professora Sílvia Zonzini está mediando a formação de um grupo de alunos que aproveitem este ambiente virtual para fixar e aprofundar as habilidades trabalhadas em aula com alunos do 8º e 9º anos.


Plataforma Dreamshaper

Onde os alunos utilizam a metodologia do empreendedorismo para elaborar projetos individuais e coletivos que podem ser orientados por um professor, mas também contemplar a cosntrução de um plano de negócios pessoa.
Formação Dreamshaper
As professoras Simone de Paula e Ivonete Ramos montaram turmas com os alunos do 8º ano para desenvolver habilidades de expressão oral e escrita, criatividade e estudo dos gêneros textuais previstos no Currículo Oficial. 
A professora Renata Siqueira usará a plataforma nas aulas de Projeto de Vida, estimulando e orientando os alunos a criar projetos relacionados ao seu futuro e assim refletir sobre os passos necessários para alcançar seus sonhos.
A PCG Lucilene Fernandes e a coordenadora da área de Ciências Humanas Marisa Nóbrega também participaram da formação nesta ferramenta.

Habilidades em foco: Nas trilhas de um novo processo
Formação Habilidades em Foco
Através do IQE - Instituto Qualidade da Educação - nossa escola teve a oportunidade de estar no grupo piloto deste projeto de recuperação das habilidades em que os alunos apresentam defasagem. 
O Projeto realiza a formação de professores do 6º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para aplicação de sequências didáticas que desenvolvem habilidades apontadas na Plataforma foco aprendizagem como deficitárias na rede estadual, de acordo com a avaliação do SARESP 2015.
O trabalho que iniciamos no mês de abril tem apresentado excelentes resultados e agora está em fase de implementação em todas as escolas integrais do Estado de São Paulo. Em Língua Portuguesa estão participando da formação as professoras Iva Rocha(6º ano) e Simone de Paula (coordenadora da área). Em Matemática, as professoras Roberta Silva (6º ano) e Conceição Sales (coordenadora da área). 

Mathema
As professoras Márcia Assis e Roberta Silva dão prosseguimento ao curso iniciado em 2015 no Grupo Mathema sobre a didática da matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O curso baseia-se na interação entre teoria e prática, orientando a aplicação de atividades com as turmas de alunos e analisando os resultados alcançados e fomentando a criatividade das professoras para uma prática pedagógica diversificada.