Por Marisa Maria Nascimento Nóbrega
Professora Coordenadora de Área
Ciências Humanas
A área de Ciências Humanas é responsável por desenvolver nos alunos do Ensino Fundamental a compreensão sobre a sociedade atual e o desenvolvimento do mundo contemporâneo. Para tanto, segue as orientações do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, que em seu texto descreve claramente:
“Dessa forma, ao integrar os campos disciplinares, o conjunto dessas ciências contribui para uma formação que permita ao jovem estudante compreender as relações entre sociedades diferentes, analisar os inúmeros problemas da sociedade em que vive e as diversas formas de relação entre homem e natureza, refletindo sobre as inúmeras ações e contradições da sociedade em relação a si própria e ao ambiente.”
Professor Donizetti, PCA Marisa e Professora Rosângela Equipe de Ciências Humanas Olímpio Catão |
Outro ponto desenvolvido com os professores foi a apresentação do Projeto do Programa de Educação Patrimonial do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacional, para que seja incluído como um trabalho a ser desenvolvido para o segundo semestre, nas disciplinas de História e Geografia. Este projeto irá ajudar a contextualizar e diversificar os espaços de aprendizagem dos alunos, assim como permite adquirir uma parceria proveitosa com a Fundação Cassiano Ricardo.
Para além das habilidades e competências da área de Ciências Humanas, é necessário que os professores conheçam e saibam as habilidades de outras áreas que conheçam o trabalho que é desenvolvido com os alunos. Sendo assim, outra atividade desenvolvida com os professores de História e Geografia foi a leitura de documento sobre como trabalhar as habilidades e competências através do estudo da área de Código e Linguagens. Além de estudar a tabela de habilidades e competências da área de Código e Linguagens, este documento também descreve claramente como realizar avaliações por itens, através de habilidades e competências. Estas avaliações foram feitas e aplicadas logo no primeiro bimestre, como forma de direcionar o trabalho e aplicar a proposta em sua integralidade para atingir melhores resultados e atingir as metas especificadas no Plano de Ação da Escola.