segunda-feira, 30 de maio de 2016

“Dia do Desafio” na Praça Afonso Pena com a participação de alunos e professores.


O Dia do Desafio é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. O desafio é estimular a participação por meio da sensibilização das pessoas para a prática de atividades físicas e a possibilidade de transformar essa iniciativa em hábitos para os outros dias do ano. Os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Praticar esportes, dançar, jogar, brincar, correr, caminhar, nadar, escalar, pedalar e tantas outras atividades do nosso cotidiano são excelentes para a nossa saúde e bem-estar.
Você pode descer da condução antes do ponto/estação habitual e caminhar até seu destino. Na hora do almoço, convidar os colegas da escola, escritório, para dar uma volta no quarteirão, ou, à saída do trabalho, tomar a condução em um ponto distante do habitual. No próprio local de trabalho, fazer alguns alongamentos leves. Caminhar pelo bairro. Andar de bicicleta. Não faltar à aula habitual de ginástica, natação, hidroginástica, etc. Praticar uma atividade esportiva com os amigos.
Essa é uma característica do Dia do Desafio. As pessoas podem realizar qualquer tipo de atividade física, desde que a façam por pelo menos 15 minutos. A brevidade do tempo exigido aliado à liberdade de escolha torna esse dia muito atraente e gostoso. 

Em 2016, o Dia do Desafio aconteceu em 25 de maio.
O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro.
O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido  mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. O Brasil participa da ação desde 1995.

 Alguns princípios básicos orientam a realização do evento e devem ser respeitados por todos os envolvidos. São eles:
Acessibilidade - todos têm a oportunidade de participar, de acordo com seu potencial individual, sem qualquer restrição à idade, condição social, habilidade ou local onde vive.
Envolvimento - as ideias nascem nas comunidades e todos participam, colaborando com o desenvolvimento da programação. Um desafio à criatividade!
Diversão - o Dia do Desafio não busca índices esportivos. Fazer da atividade física um momento de diversão é um dos principais objetivos.
Diversidade - ações individuais ou programas coletivos são opções para quem quer participar. Sempre existe uma atividade adequada à condição e interesse de cada indivíduo.
Confiabilidade - o cuidado e a honestidade na apuração e divulgação dos resultados garantem a confiança e o bom relacionamento entre as cidades.
Segurança - o Dia do Desafio privilegia a segurança dos participantes, selecionando atividades adequadas aos locais onde se realizam em especial as que envolvem grandes multidões.
Benefícios para a comunidade - uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis onde prevalece a integração e a cooperação. O Dia do Desafio estimula a formação do espírito de coletividade.
Benefícios para a saúde - A prática da atividade física diária promove grandes melhorias na condição de saúde. O Dia do Desafio alerta às populações para esta necessidade.
Momentos de descontração, cultura, esporte e lazer!

 Nossos agradecimentos ao PCNP Welker Mahler da Diretoria de Ensino de São José dos Campos, pelo convite e aos organizadores e monitores do SESC/ SJCampos pelo acolhimento e atenção.