segunda-feira, 16 de maio de 2016

CNMT: Articulação com áreas do conhecimento e nivelamento

Maria da Conceição Melo Sales
Professora Coordenadora de área
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

A influência dos avanços científicos e das tecnologias no mundo contemporâneo vem demonstrando cada vez mais a necessidade de combinar os vários saberes oferecidos pela escola, com conhecimentos contextualizados dando a oportunidade de um aprendizado significativo e amplo. As Ciências da Natureza e Matemática são disciplinas que estudam conteúdos presentes sob muitas formas em nossa sociedade.

Boaventura de Sousa Santos, no texto “Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna”, relaciona o conhecimento científico ao desenvolvimento social. Reflete sobre a aquisição de um “conhecimento prudente para uma vida decente”, temas que permeiam as habilidades desenvolvidas no currículo de Ciências da Natureza e de Matemática e desenvolvem os Quatro Pilares da Educação (Ser, Fazer, Conhecer e Conviver).

Aplicação de Sequência Didática de Nivelamento: Nas Trilhas de um novo processo

CNMT & outras áreas do conhecimento


Os estudos sobre a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade são um exercício constante entre as áreas do conhecimento. Realizando o Plano de Ação da nossa escola, pensamos o trabalho pedagógico como um todo e a área do conhecimento de  CNMT - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - busca articular-se com as outras áreas do conhecimento.

Nas reflexões dos ATPAs de CNMT buscamos refletir sobre como proporcionar aos nossos educandos noções sobre os métodos científicos e habilidades de observação, pesquisa, experimentação, levantamento de hipóteses, conclusões e a concepção de que o conhecimento científico e tecnológico é o resultado do trabalho e das descobertas de muitas gerações. 

As Ciências da Natureza e Matemática encontram interface com a área das Ciências Humanas, por exemplo, no estudo dos conhecimentos técnicos e científicos presentes nas atividades econômicas, forças produtivas, investigação científica que caracterizaram cada período histórico das sociedades desde a antiguidade. 

Também tem uma ampla interface com a área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias pois na aprendizagem exercida pelos educandos ao longo de sua vida, qualquer que seja sua opção profissional e cultural, a capacidade de expressão nas diversas linguagens é uma competência fundamental. 

Diagnóstico e Nivelamento das habilidades


No primeiro bimestre a equipe de professores de Ciências e Matemática iniciou os estudos dos indicadores da Plataforma Foco Aprendizagem. Preparamos avaliações diagnósticas internas que identificassem quem são os alunos que precisam recuperar habilidades defasadas em Matemática. Elaborou-se então um PAN – Plano de Ação de Nivelamento, buscando ações pontuais para sanar as dificuldades identificadas. 

Os professores de todas as disciplinas puderam conhecer as habilidades em que os alunos precisam de apoio e assim podem contribuir para uma aprendizagem efetiva e global, inserindo em seu Guia de Aprendizagem possíveis relações com a Matemática e apoiando os estudos das habilidades com maior defasagem em cada turma.

A Escola também está tendo uma participação efetiva no projeto “Habilidades em foco: as trilhas de um novo processo”, parceira da Secretaria Estadual da Educação com o IQE – Instituto Qualidade na Educação – e a ONG Parceiros da Educação. Na área de Matemática, este curso tem contribuído muito para o trabalho com os alunos do 6º ano. Participam da formação a Professora Roberta (Matemática, 6º ano) e a Professora Coordenadora de Área de CNMT Conceição. 


“As lições mais eficazes são aquelas em que os alunos são guiados até o ponto em que podem dar os últimos passos sozinhos.” 
(MALI, Taylor. Um bom professor faz toda a diferença)