sexta-feira, 28 de setembro de 2018


Replicabilidade de Boas Práticas
do 1° semestre de 2018.
LIXO PODE VIRAR ARTE
Ciências:  Profª Maria Cristina de Souza Freitas
OBJETIVOS:
ü Identificar e caracterizar os principais métodos de destinação dos resíduos;
ü  Argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e destinação do lixo, tendo como parâmetro os 7 R’s .
ü  Conscientizar os pais e alunos sobre a importância da coleta seletiva e do tempo de decomposição dos materiais;
ü  Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes. (Habilidade de convergência: M)..

JUSTIFICATIVA
ü  A reciclagem, além de uma necessidade é um ato de cidadania que certamente contribuirá para melhorar as condições de vida em nossa escola, bairro e comunidade e consequentemente em nosso planeta.  Por ser parte integrante dessa sociedade torna- se necessário que a Escola ofereça meios para que seus alunos desenvolvam uma consciência crítica comprometida com o meio ambiente. 
ü  Através da reciclagem é possível diminuir a poluição do ar, da água e solo. Um grande esforço por menor que seja  já é um grande impacto para o planeta. A educação ambiental é um processo continuo, mudar os hábitos não é nada fácil. 

METODOLOGIA
ü  Vídeo sobre poluição
ü  Conversa sobre a importância da reciclagem;
ü  Construção de objetos natalinos, sucatas, brinquedos feitos com material reciclável
ü  Pesquisa: Sobre 
7 R’s da sustentabilidade;
ü   O que é reciclagem; Quais materiais podem ser reciclados;
ü  Seminário (apresentação) dos trabalhos e objetos construídos.


DESENVOLVIMENTO
ü  Exibição de um vídeo sobre tipos de poluição do ar, da água e do solo.  Os alunos foram sensibilizados para a questão ambiental, principalmente para o problema do lixo. Após a exibição do vídeo, os alunos relataram os pontos importantes sobre a poluição do solo e seus problemas.
ü  Roda de conversa sobre reciclagem - ativação conhecimentos prévios.
ü  Exibição de um vídeo sobre tipos de poluição do ar, da água e do solo.  Os alunos foram sensibilizados para a questão ambiental, principalmente para o problema do lixo. Após a exibição do vídeo, os alunos relataram os pontos importantes sobre a poluição do solo e seus problemas.
ü  Roda de conversa sobre reciclagem - ativação conhecimentos prévios.
ü  Divisão das turmas por temas:
ü  6º A- Construir objetos e brinquedos;
ü  6º B- Construir objetos natalinos.
ü  Fazer uma pesquisa sobre a importância da reciclagem, o que são os 7 R’s da sustentabilidade,( Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar, Reintegrar); quais são os materiais que podem ser reciclados.
ü  Para finalizar, os alunos apresentaram um seminário dos trabalhos e entregaram objetos construídos em casa.

RESULTADO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
ü   Após a entrega dos relatório do vídeo, os alunos foram divididos em temas (cada ano um tema diferente) que deveriam ser pesquisados para posterior apresentação de seus seminários.

ü  Outro ponto avaliado, foi a entrega e construção de seus objetos. 


 EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO