Replicabilidade de Boas Práticas
do 1° semestre de 2018.
LIXO PODE VIRAR ARTE
Ciências:
Profª Maria Cristina de Souza Freitas
OBJETIVOS:
ü Identificar e caracterizar os
principais métodos de destinação dos resíduos;
ü
Argumentar
sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e destinação
do lixo, tendo como parâmetro os 7 R’s .
ü
Conscientizar
os pais e alunos sobre a importância da coleta seletiva e do tempo de
decomposição dos materiais;
ü Identificar as condições que
facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as
vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes.
(Habilidade de convergência: M)..
JUSTIFICATIVA
ü
A reciclagem, além de uma necessidade é um ato
de cidadania que certamente contribuirá para melhorar as condições de vida em nossa
escola, bairro e comunidade e consequentemente em nosso planeta. Por ser parte integrante dessa sociedade
torna- se necessário que a Escola ofereça meios para que seus alunos
desenvolvam uma consciência crítica comprometida com o meio ambiente.
ü
Através da reciclagem é possível diminuir a
poluição do ar, da água e solo. Um grande esforço por menor que seja já é um grande impacto para o planeta. A
educação ambiental é um processo continuo, mudar os hábitos não é nada
fácil.
METODOLOGIA
ü
Vídeo sobre poluição
ü
Conversa sobre a importância da reciclagem;
ü
Construção de objetos natalinos, sucatas,
brinquedos feitos com material reciclável
ü Pesquisa: Sobre
7 R’s da sustentabilidade;
ü Pesquisa: Sobre
7 R’s da sustentabilidade;
ü
O que é
reciclagem; Quais materiais podem ser reciclados;
ü
Seminário (apresentação) dos trabalhos e objetos
construídos.
DESENVOLVIMENTO
ü
Exibição de um vídeo sobre tipos de poluição do
ar, da água e do solo. Os alunos foram
sensibilizados para a questão ambiental, principalmente para o problema do
lixo. Após a exibição do vídeo, os alunos relataram os pontos importantes sobre
a poluição do solo e seus problemas.
ü
Roda de conversa sobre reciclagem - ativação
conhecimentos prévios.
ü
Exibição de um vídeo sobre tipos de poluição do
ar, da água e do solo. Os alunos foram
sensibilizados para a questão ambiental, principalmente para o problema do
lixo. Após a exibição do vídeo, os alunos relataram os pontos importantes sobre
a poluição do solo e seus problemas.
ü
Roda de conversa sobre reciclagem - ativação
conhecimentos prévios.
ü
Divisão das turmas por temas:
ü
6º A- Construir objetos e brinquedos;
ü
6º B- Construir objetos natalinos.
ü
Fazer uma pesquisa sobre a importância da
reciclagem, o que são os 7 R’s da sustentabilidade,( Repensar, Recusar,
Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar, Reintegrar); quais são os materiais que
podem ser reciclados.
ü
Para finalizar, os alunos apresentaram um
seminário dos trabalhos e entregaram objetos construídos em casa.
RESULTADO
NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
ü
Após a
entrega dos relatório do vídeo, os alunos foram divididos em temas (cada ano um
tema diferente) que deveriam ser pesquisados para posterior apresentação de
seus seminários.
ü
Outro ponto avaliado, foi a entrega e construção
de seus objetos.
EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO