quinta-feira, 27 de setembro de 2018

MONARQUIA X REPÚBLICA


JUSTIFICATIVA
Ø  Refletir sobre as relações passado-presente e as permanências e rupturas na dinâmica do processo histórico,

Ø  Contribuir e compreender a importância  daquele momento como componente  essencial para a construção do Estado do Brasil. Ampliar as discussões a respeito das questões relativas a cidadania
Ø  Incentivar a prática do trabalho em equipe para a criação de debate na realização da pesquisa.

OBJETIVO
Ø  Compreender a Independência do Brasil como um processo no qual a elite agrária e escravista conseguiu impor sua proposta na organização do Estado brasileiro.
Ø  Identificar as principais características dos regimes políticos denominados Monarquia e República

METODOLOGIA
Um dos aspectos fundamentais para a produção de um conhecimento histórico escolar é a participação dos alunos.
Ø  Diálogo em sala de aula
Ø  Pesquisas
Ø  Compartilhamento de informações e materiais
Ø  Leitura de imagens 
Ø  Registro
Ø  Trabalho em equipe para a criação de debate

DESENVOLVIMENTO

Primeiro foi abordado a Crise do Sistema Colonial ,juntamente com os tópicos:
Ø   Rebeliões emancipacionistas –
Ø  Conjuração Mineira e Baiana,
Ø  Revolução  Pernambucana
Ø  Projetos políticos existentes entre esses grupos rebeldes;
Ø  Projetos republicanos ,  separatistas  e abolicionista
Ø  Presença da Corte portuguesa no Rio de Janeiro
Ø  Implicações para o processo de Independência,
Ø  Revolução do Porto ,
Ø  Consequente retorno de rei D. João VI para Portugal;
Ø  Regência de  D. Pedro
Ø  Acontecimentos que precipitaram a declaração de 7 de setembro
JUSTIFICATIVA
Ø  Refletir sobre as relações passado-presente e as permanências e rupturas na dinâmica do processo histórico,

Ø  Contribuir e compreender a importância  daquele momento como componente  essencial para a construção do Estado do Brasil. Ampliar as discussões a respeito das questões relativas a cidadania
Ø  Incentivar a prática do trabalho em equipe para a criação de debate na realização da pesquisa.

OBJETIVO
Ø  Compreender a Independência do Brasil como um processo no qual a elite agrária e escravista conseguiu impor sua proposta na organização do Estado brasileiro.
Ø  Identificar as principais características dos regimes políticos denominados Monarquia e República

METODOLOGIA
Um dos aspectos fundamentais para a produção de um conhecimento histórico escolar é a participação dos alunos.
Ø  Diálogo em sala de aula
Ø  Pesquisas
Ø  Compartilhamento de informações e materiais
Ø  Leitura de imagens 
Ø  Registro
Ø  Trabalho em equipe para a criação de debate

DESENVOLVIMENTO

Primeiro foi abordado a Crise do Sistema Colonial ,juntamente com os tópicos:
Ø   Rebeliões emancipacionistas –
Ø  Conjuração Mineira e Baiana,
Ø  Revolução  Pernambucana
Ø  Projetos políticos existentes entre esses grupos rebeldes;
Ø  Projetos republicanos ,  separatistas  e abolicionista
Ø  Presença da Corte portuguesa no Rio de Janeiro
Ø  Implicações para o processo de Independência,
Ø  Revolução do Porto ,
Ø  Consequente retorno de rei D. João VI para Portugal;
Ø  Regência de  D. Pedro
Ø  Acontecimentos que precipitaram a declaração de 7 de setembro



Grupo República

Grupo Monarquia