JUSTIFICATIVA
Ø 
Refletir sobre as relações
passado-presente e as permanências e rupturas na dinâmica do processo
histórico,
Ø 
Contribuir e compreender a
importância  daquele momento como
componente  essencial para a construção
do Estado do Brasil. Ampliar as discussões a respeito das questões relativas a
cidadania
Ø 
Incentivar a prática do trabalho em equipe
para a criação de debate na realização da pesquisa.
OBJETIVO
Ø 
Compreender a
Independência do Brasil como um processo no qual a elite agrária e escravista
conseguiu impor sua proposta na organização do Estado brasileiro. 
Ø 
Identificar as
principais características dos regimes políticos denominados Monarquia e
República
METODOLOGIA
Um dos aspectos fundamentais para a produção de um
conhecimento histórico escolar é a participação dos alunos.
Ø 
Diálogo em sala de
aula 
Ø 
Pesquisas 
Ø 
Compartilhamento de
informações e materiais
Ø  Leitura de imagens  
Ø  Registro 
Ø  Trabalho em equipe para a criação de
debate 
DESENVOLVIMENTO
Primeiro foi abordado a Crise do Sistema Colonial
,juntamente com os tópicos:
Ø 
 Rebeliões emancipacionistas –
Ø 
Conjuração Mineira e
Baiana,
Ø 
Revolução  Pernambucana 
Ø 
Projetos políticos existentes entre esses
grupos rebeldes; 
Ø 
Projetos republicanos ,  separatistas 
e abolicionista
Ø 
Presença da Corte
portuguesa no Rio de Janeiro
Ø  Implicações para o processo de
Independência,
Ø  Revolução do Porto ,
Ø  Consequente retorno de rei D. João VI
para Portugal;
Ø  Regência de  D. Pedro 
Ø  Acontecimentos que precipitaram a
declaração de 7 de setembro
JUSTIFICATIVA
Ø 
Refletir sobre as relações
passado-presente e as permanências e rupturas na dinâmica do processo
histórico,
Ø 
Contribuir e compreender a
importância  daquele momento como
componente  essencial para a construção
do Estado do Brasil. Ampliar as discussões a respeito das questões relativas a
cidadania
Ø 
Incentivar a prática do trabalho em equipe
para a criação de debate na realização da pesquisa.
OBJETIVO
Ø 
Compreender a
Independência do Brasil como um processo no qual a elite agrária e escravista
conseguiu impor sua proposta na organização do Estado brasileiro. 
Ø 
Identificar as
principais características dos regimes políticos denominados Monarquia e
República
METODOLOGIA
Um dos aspectos fundamentais para a produção de um
conhecimento histórico escolar é a participação dos alunos.
Ø 
Diálogo em sala de
aula 
Ø 
Pesquisas 
Ø 
Compartilhamento de
informações e materiais
Ø  Leitura de imagens  
Ø  Registro 
Ø  Trabalho em equipe para a criação de
debate 
DESENVOLVIMENTO
Primeiro foi abordado a Crise do Sistema Colonial
,juntamente com os tópicos:
Ø 
 Rebeliões emancipacionistas –
Ø 
Conjuração Mineira e
Baiana,
Ø 
Revolução  Pernambucana 
Ø 
Projetos políticos existentes entre esses
grupos rebeldes; 
Ø 
Projetos republicanos ,  separatistas 
e abolicionista
Ø 
Presença da Corte
portuguesa no Rio de Janeiro
Ø  Implicações para o processo de
Independência,
Ø  Revolução do Porto ,
Ø  Consequente retorno de rei D. João VI
para Portugal;
Ø  Regência de  D. Pedro 
Ø  Acontecimentos que precipitaram a
declaração de 7 de setembro
Grupo República
Grupo Monarquia



