JUSTIFICATIVA
Ø
Refletir sobre as relações
passado-presente e as permanências e rupturas na dinâmica do processo
histórico,
Ø
Contribuir e compreender a
importância daquele momento como
componente essencial para a construção
do Estado do Brasil. Ampliar as discussões a respeito das questões relativas a
cidadania
Ø
Incentivar a prática do trabalho em equipe
para a criação de debate na realização da pesquisa.
OBJETIVO
Ø
Compreender a
Independência do Brasil como um processo no qual a elite agrária e escravista
conseguiu impor sua proposta na organização do Estado brasileiro.
Ø
Identificar as
principais características dos regimes políticos denominados Monarquia e
República
METODOLOGIA
Um dos aspectos fundamentais para a produção de um
conhecimento histórico escolar é a participação dos alunos.
Ø
Diálogo em sala de
aula
Ø
Pesquisas
Ø
Compartilhamento de
informações e materiais
Ø Leitura de imagens
Ø Registro
Ø Trabalho em equipe para a criação de
debate
DESENVOLVIMENTO
Primeiro foi abordado a Crise do Sistema Colonial
,juntamente com os tópicos:
Ø
Rebeliões emancipacionistas –
Ø
Conjuração Mineira e
Baiana,
Ø
Revolução Pernambucana
Ø
Projetos políticos existentes entre esses
grupos rebeldes;
Ø
Projetos republicanos , separatistas
e abolicionista
Ø
Presença da Corte
portuguesa no Rio de Janeiro
Ø Implicações para o processo de
Independência,
Ø Revolução do Porto ,
Ø Consequente retorno de rei D. João VI
para Portugal;
Ø Regência de D. Pedro
Ø Acontecimentos que precipitaram a
declaração de 7 de setembro
JUSTIFICATIVA
Ø
Refletir sobre as relações
passado-presente e as permanências e rupturas na dinâmica do processo
histórico,
Ø
Contribuir e compreender a
importância daquele momento como
componente essencial para a construção
do Estado do Brasil. Ampliar as discussões a respeito das questões relativas a
cidadania
Ø
Incentivar a prática do trabalho em equipe
para a criação de debate na realização da pesquisa.
OBJETIVO
Ø
Compreender a
Independência do Brasil como um processo no qual a elite agrária e escravista
conseguiu impor sua proposta na organização do Estado brasileiro.
Ø
Identificar as
principais características dos regimes políticos denominados Monarquia e
República
METODOLOGIA
Um dos aspectos fundamentais para a produção de um
conhecimento histórico escolar é a participação dos alunos.
Ø
Diálogo em sala de
aula
Ø
Pesquisas
Ø
Compartilhamento de
informações e materiais
Ø Leitura de imagens
Ø Registro
Ø Trabalho em equipe para a criação de
debate
DESENVOLVIMENTO
Primeiro foi abordado a Crise do Sistema Colonial
,juntamente com os tópicos:
Ø
Rebeliões emancipacionistas –
Ø
Conjuração Mineira e
Baiana,
Ø
Revolução Pernambucana
Ø
Projetos políticos existentes entre esses
grupos rebeldes;
Ø
Projetos republicanos , separatistas
e abolicionista
Ø
Presença da Corte
portuguesa no Rio de Janeiro
Ø Implicações para o processo de
Independência,
Ø Revolução do Porto ,
Ø Consequente retorno de rei D. João VI
para Portugal;
Ø Regência de D. Pedro
Ø Acontecimentos que precipitaram a
declaração de 7 de setembro
Grupo República
Grupo Monarquia