É o traçado entre o ser e o querer ser.
Justificativa:
O Projeto de
Vida é o eixo central em torno do qual a escola organiza suas práticas inter e
multidisciplinarmente com o currículo da Base Nacional Comum, com a Parte
Diversificada, incluindo as atividades complementares.
Os conceitos
apresentados nas aulas, pretendem
resgatar os potenciais dos alunos, estabelecendo um vínculo de confiança
com e entre eles, por meio do diálogo, contribuindo assim para que
realizem seus sonhos.
Tendo sempre
como referência:
Ø Quatro Pilares da Educação
Ø Educação Interdisciplinar,
Ø Pedagogia da Presença
Ø Protagonismo Juvenil
Objetivos:
ü Aprender
a autoavaliar–se a fazer Planos ,
estabelecendo Metas e Compromissos pessoais e coletivos ;
ü Aprender
a escutar, a perceber a si próprio e ao outro;
ü Aprender
a expressar-se de maneira clara ( oralmente e por escrito;
ü Argumentar,
a defender seus pontos de vista ;
ü Aprender
procedimento de investigação e de registro no Diário de Práticas de Vivências;
ü Identificar
pontos fortes e aqueles que podem ser
potencializados e minimizar as potencialidades;
ü Atender
o Plano de Ação da escola na otimização
da competência Leitora e Escritora;
Metodologia:
• Dinâmicas
• Roda
de Conversa
• Registro
no Diário de Pratica de Vivência
• Socialização
dos Projetos de Vida
• Trabalho
em grupo
• Preenchimento
de fichas
• Técnica
de Gestão ( Todo mundo escreve )
Desenvolvimento: As aulas são
apresentadas por unidades de estudos com
de proposta de registrar as atividades, favorecendo a construção do caminho
para o Projeto de Vida.
São
propostas diferentes atividades relacionadas
as suas vivências no cotidiano da escola
com a intenção de lhe proporcionar melhores condições para que tome as
decisões mais adequadas no que diz respeito a sua vida no presente e ao que se
espera no futuro.
Unidade 1
– Despertar os sonhos - ficha 1.1 Sonhos e Expectativas da Turma
O que é sonho ?
Alunos: Eduarda, Lucas Soares , Melissa e Hugo
Quais são seus
sonhos ?
Alunos: Bernardo , Manuela, Luan e Ana Beatriz
Ficha 1.2 - Sonhos e
Protagonismo Juvenil - Há sonhos que tem
relação com a escola ?
O que você espera aprender no 6º ano ?
Alunos: Alisson e Ana Gabriela
Relatório de Desenvolvimento Individual do aluno
Aluna Thayná
Unidade 2 – Dando asas aos sonhos - Ficha 2.1 - Meus pontos fortes e meus desafios
( Dinâmicas )
Espera- se que os alunos possam criar expectativas em relação à sua escola e pensar em planos que possam ajudá-los a realizar seus sonhos. Para isso, é importante que identifiquem seus pontos fortes e suas características que precisam ser melhoradas
Unidade 3 – A construção
dos sonhos começa na escola - Ficha 3.1
- A Escola que desejamos !
Socialização de Metas e Planejamento
As estratégias metodológicas apresentadas apoiam o desenvolvimento do Protagonismo Juvenil em busca de uma aprendizagem bem sucedida, desenvolvendo habilidades e competências do século XXI, prevista nos Quatro Pilares da Educação e colocando em prática todas as possibilidades de vivência do Protagonismo.
Turma: 6º ano A
Disciplina da Parte Diversificada : Projeto de Vida