sexta-feira, 28 de setembro de 2018

“A ESCOLA NA QUAL QUEREMOS ESTUDAR”



Ter um Projeto de Vida é refletir sobre o que se quer ser no futuro e planejar ações concretas para chegar lá. 
É o traçado entre o ser e o querer ser.

Justificativa:
O Projeto de Vida é o eixo central em torno do qual a escola organiza suas práticas inter e multidisciplinarmente com o currículo da Base Nacional Comum, com a Parte Diversificada, incluindo as atividades  complementares.
Os conceitos apresentados nas  aulas, pretendem resgatar os potenciais dos alunos, estabelecendo um vínculo de confiança com e entre eles, por meio do diálogo, contribuindo assim para que realizem seus sonhos.
Tendo sempre como referência:
Ø   Quatro Pilares da Educação
Ø    Educação Interdisciplinar,
Ø   Pedagogia da Presença
Ø   Protagonismo Juvenil

Objetivos:
ü  Aprender a autoavaliar–se  a fazer Planos , estabelecendo Metas e Compromissos pessoais e coletivos ;
ü  Aprender a escutar, a perceber a si próprio e ao outro;
ü  Aprender a expressar-se de maneira clara ( oralmente e por escrito;
ü  Argumentar, a defender seus pontos de  vista ;
ü  Aprender procedimento de investigação e de registro no Diário de Práticas de Vivências;
ü  Identificar pontos fortes e aqueles  que podem ser potencializados e minimizar as potencialidades;
ü  Atender o Plano de Ação da escola  na otimização da competência Leitora e Escritora;

Metodologia:
       Dinâmicas
       Roda de Conversa
       Registro no Diário de Pratica de Vivência
       Socialização dos Projetos de Vida
       Trabalho em grupo
       Preenchimento de fichas
       Técnica de Gestão ( Todo  mundo escreve )

Desenvolvimento: As aulas são apresentadas por unidades de estudos  com de proposta de registrar as atividades, favorecendo a construção do caminho para o Projeto de Vida.
São propostas diferentes atividades  relacionadas as suas vivências no cotidiano da escola  com a intenção de lhe proporcionar melhores condições para que tome as decisões mais adequadas no que diz respeito a sua vida no presente e ao que se espera no futuro.

Unidade 1 – Despertar os sonhos -   ficha 1.1 Sonhos e Expectativas da Turma
O que é sonho ?

Alunos: Eduarda, Lucas Soares , Melissa e Hugo 


Quais são seus sonhos ?
Alunos: Bernardo , Manuela, Luan e Ana Beatriz



Ficha 1.2 -  Sonhos e Protagonismo Juvenil -  Há sonhos que tem relação com a escola ?
O que você espera aprender no 6º ano ?


Alunas: Dayane e Hellen


Como podemos conviver da melhor maneira na escola ?

Alunos:  Alisson  e Ana Gabriela

Técnica de Gestão :  "  Todo mundo escreve "  - Livro Aula  Nota 10  Doug Lemov

Para evitar o silêncio  depois de uma pergunta delicada ou problemática ou ao iniciar uma discussão os alunos são  desafiados a  pensar primeiro por escrito, antes de discutir. 
             Relatório de Desenvolvimento Individual do aluno

Habilidade : Refletir sobre a importância dos Quatro Pilares da Educação ( aprender a conhecer, aprender a fazer , aprender a conviver e aprender a ser ) e do Protagonismo Juvenil para o caminho que conduz  à realização de seus sonhos.
Aluna  Thayná


Unidade 2 – Dando asas aos sonhos - Ficha 2.1 -  Meus pontos fortes e meus desafios 

( Dinâmicas )
Espera- se que os alunos possam criar expectativas em relação à sua escola e pensar em planos que possam ajudá-los a realizar seus sonhos. Para isso,  é importante que identifiquem seus pontos fortes e suas características que precisam ser melhoradas
                                 



Unidade 3 –  A construção dos  sonhos começa na escola - Ficha 3.1 -  A Escola que desejamos !


Socialização de Metas e Planejamento

Promover reflexões sobre as possibilidades de potencializar o uso dos espaços escolares, alunos definem suas metas e compromissos com vista ao planejamento de ações.
   

    

As estratégias metodológicas  apresentadas  apoiam  o desenvolvimento  do Protagonismo Juvenil em busca de uma aprendizagem bem sucedida, desenvolvendo habilidades e competências do século XXI, prevista nos Quatro Pilares da Educação  e colocando em prática todas as possibilidades de vivência do Protagonismo.
Turma: 6º ano A
Disciplina da Parte Diversificada : Projeto de Vida