Mapeando Conhecimentos
Por Ane Kelly Oliveira
Mapas Conceituais são estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma espécie de rede proposições, de modo a apresentar mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-lo segundo a compreensão cognitiva do seu idealizador. Portanto, são representações gráficas, que indicam relações entre palavras e conceitos, desde aqueles mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para a facilitação, a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos a serem abordados, de modo a oferecer estímulos adequados à aprendizagem.
Na produção de Mapas Conceituais as temáticas devem ser apresentadas de modo diferenciado, progressivo e integrado. Pela diferenciação progressiva, determinados conceitos são desdobrados em outros que estão contidos em si mesmos, parcial ou integralmente, indo dos mais globais aos menos inclusivos.
Assim, a utilização de um mapa conceitual como um método de avaliação, trata-se de uma técnica não tradicional e qualitativa, que busca observar como o aluno estrutura, organiza, hierarquiza, integra e relaciona conceitos de certa situação de aprendizagem, procurando obter evidências dessa aprendizagem significativa. Deve ser utilizado, preferencialmente, quando os alunos já possuem certa familiaridade com o conteúdo. Então, os mapas conceituais são excelentes instrumentos para representar a estrutura cognitiva do aluno (MOREIRA, M.A. 1980).
Na aula de Língua Portuguesa, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, foram orientados quanto a importância da criação de mapas conceituais. O trabalho foi desenvolvido usando o texto de Reinaldo Polito, "Planeje apresentações vencedoras". Exercitando a premissa do protagonismo, os alunos se reuniram para realizar a construção de um mapa conceitual sobre a apresentação, produção e organização de trabalhos propostos pelos professores.
Assim, essa atividade servirá como instrumento facilitador e de grande valia para que os alunos realizem apresentações vencedoras.