Profª Marisa Maria Nascimento Nóbrega.
A cada
ano a reflexão do grupo de Ciências Humanas tem apontado para alguns desafios
persistentes, tais como:
a)
Desenvolver o Currículo Oficial do Estado de São Paulo na íntegra;
b)
Aumentar o
nível de proficiência dos alunos na área;
c)
Desenvolver
atividades diversificadas e contextualizadas;
Este ano,
a formação do curso “ Gestão em sala de aula” ocorreu em momentos
oportunos, nos horários de ATPCG e ATPCA e também em dias e horários especiais.
As atividades desenvolvidas com os professores foram:
-
Comece pelo fim;
- Quatro critérios;
- Deixe claro;
- Caminho mais curto;
- Planeje em dobro;
- Faça o mapa;
b) As observações de sala de aula foram feitas com foco nas técnicas estudadas utilizando plano de aula com a técnica chamada “rubrica”;
c)As devolutivas foram preparadas e supervisionadas pelas formadoras do Instituto Elos para melhorar o “feedback”;
d)As aulas de Geografia e História foram desenvolvidas com uso de metodologias ativas:
- Mapa textual;
- pesquisa;
- debate;
- aula invertida;
- aulas compartilhadas;
e) Planejamento de aulas com foco no desenvolvimento da leitura e da escrita:
- Desenvolva vigor;
- Todo mundo escreve;
- mapa de experiência;
- Fluxograma;
f)Aulas desenvolvidas com conteúdos proximais para obter maior profundidade de conhecimento – História e geografia;
g)Interdisciplinaridade com atividades para habilidades convergentes desenvolvidas em todos os anos e salas.
- Quatro critérios;
- Deixe claro;
- Caminho mais curto;
- Planeje em dobro;
- Faça o mapa;
b) As observações de sala de aula foram feitas com foco nas técnicas estudadas utilizando plano de aula com a técnica chamada “rubrica”;
c)As devolutivas foram preparadas e supervisionadas pelas formadoras do Instituto Elos para melhorar o “feedback”;
d)As aulas de Geografia e História foram desenvolvidas com uso de metodologias ativas:
- Mapa textual;
- pesquisa;
- debate;
- aula invertida;
- aulas compartilhadas;
e) Planejamento de aulas com foco no desenvolvimento da leitura e da escrita:
- Desenvolva vigor;
- Todo mundo escreve;
- mapa de experiência;
- Fluxograma;
f)Aulas desenvolvidas com conteúdos proximais para obter maior profundidade de conhecimento – História e geografia;
g)Interdisciplinaridade com atividades para habilidades convergentes desenvolvidas em todos os anos e salas.
DESENVOLVIMENTO
A
formação dos professores ocorreu da unidade escolar nos momentos de ATPCG e
ATPCA ao longo do ano letivo de 2018. Em conjunto, os professores recebiam a
formação do grupo de Professoras Coordenadoras de Área e pela PCG. Após esta
formação geral, a formação continuava nos
momentos de ATPCA de maneira que todas as solicitações, planejamento e
observações de aula ocorriam paralelamente. Entretanto, algumas ações foram
direcionadas apenas pelo grupo de Ciências Humanas. A formação para foco na
leitura e na escrita, por exemplo, ocorreu de forma atender as atividades
específicas da área: a leitura de
diferentes gêneros textuais e de escrita para desenvolver habilidades tanto em
Geografia como História. Os professores
da área escolheram de maneira unânime o uso de
mapa textual para ser aplicado neste ano. Desta forma, diversas
atividades foram criadas e que
resultaram em um aumento no nível de proficiência.
Outro
item importante a ser destacado é que ocorriam diferentes formas de avaliação
em diferentes momentos. Para harmonizar as ações, foi feita uma formação
conjunta no primeiro semestre para que todos os professores refletissem sobre
as formas de avaliação e momentos adequados. Ocorreu então uma padronização das
avaliações e a sugestão para aplicação das mesmas. Foi utilizada a rubrica para
avaliação de trabalhos complexos, tais como, cartazes, debates, seminários,
pesquisa e trabalhos em grupos.
Os
professores aplicam as técnicas de forma variada e adequando aos seus
planejamentos. Há liberdade no sentido de proporcionar ambientes de
aprendizagens criativos e produtivos assim como a compreensão de que deve haver
alguma padronização para não ocorrer discrepâncias.
O
maior ganho foi o de proporcionar profundidade nas aulas e nas atividades de
forma a obter um aumento no nível de proficiência, retirando o maior número
possível de alunos abaixo do básico e básico para o nível adequado.
O outro ganho significativo foi o de obter um
trabalho harmonioso da área com um ótimo perfil de estudo para didáticas e
novas técnicas de ensino.
História: 9º anos A e B
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A gestão de sala de aula é um ponto
importantíssimo para modificar problemas crônicos de ensino e aprendizagem.
Foram vários os momentos vividos pela educação brasileira que solicitaram auxílio para encontrar soluções de ensinar de
forma consistente e com bons resultados. O curso veio a preencher esta lacuna e
outras não mencionadas neste pequeno ensaio.
A formação de professores deve acontecer de
maneira constante e ao longo do processo de ensino para que novos desafios
sejam encontrados e outras soluções sejam pensadas. Até o presente momento, as
técnicas desenvolvidas foram aplicadas pelos professores e todas apresentaram
resultados positivos e aceitas pelo grupo de professores. Dicas preciosas, tais
como planejar no tempo certo e com atividades consistentes, assim como avaliar o ritmo de aprendizado e
orientar os alunos para aquilo que se esperado tem auxiliado os professores e a
Coordenação de Área obter resultados
positivos.
A formação continuará a ser aplicada no conjunto. Outras possibilidades
se abrem para estudar e aplicar estratégias de gestão de forma a aprimorar o
processo de ensino e aprendizagem.
Geografia: 7º anos A e B
Geografia: 8º ano A