Por Lucilene Fernandes
Construir maquetes é uma forma de aplicar o conhecimento obtido com a leitura de textos e observação de imagens. Essa tarefa, além de propor momentos de desenvolvimento de habilidades motoras e espaciais, aproxima teoria de prática no âmbito do estudo da História.
Todas as maquetes foram feitas com papelão reutilizado das caixas que transportam merenda escolar!
No quarto bimestre, de acordo com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, as turmas do 7º ano estão estudando os ciclos econômicos no Brasil colonial. Observam a ocupação do espaço que hoje chamamos de Brasil e as formas de trabalho que aqui se desenvolveram.
Objeto de conhecimento:
Ciclos econômicos no Brasil colonial
Habilidades:
- Identificar as principais características do trabalho escravo no engenho açucareiro e nas minas
- Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas responsáveis pela formação e ocupação territorial
- Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos