terça-feira, 6 de novembro de 2018

Maquete: pesquisa e representação histórica

Por Lucilene Fernandes

Construir maquetes é uma forma de aplicar o conhecimento obtido com a leitura de textos e observação de imagens. Essa tarefa, além de propor momentos de desenvolvimento de habilidades motoras e espaciais, aproxima teoria de prática no âmbito do estudo da História.

Todas as maquetes foram feitas com papelão reutilizado das caixas que transportam merenda escolar!



No quarto bimestre, de acordo com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, as turmas do 7º ano estão estudando os ciclos econômicos no Brasil colonial. Observam a ocupação do espaço que hoje chamamos de Brasil e as formas de trabalho que aqui se desenvolveram.

Objeto de conhecimento: 
Ciclos econômicos no Brasil colonial

Habilidades:
  • Identificar as principais características do trabalho escravo no engenho açucareiro e nas minas
  • Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas responsáveis pela formação e ocupação territorial
  • Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos

Mapa de ciclos econômicos

 

 

Engenho: casa-grande, capela e senzala

 

 

 

Engenho: equipamentos para produção de açúcar


 

 


Os castigos dos escravizados

 

 

Resistência dos africanos: os quilombos


 

 

Invasão holandesa: Cidade Maurícia (Recife)


Governo de Maurício de Nassau: o boi voador