As técnicas e estratégias que trabalhamos com nossos
professores, fizeram com que nós saíssemos do senso comum e passássemos a ter
um repertório de instrumentos que
qualifique o Plano de Aula e
impactem em melhores resultados na aprendizagem dos alunos.
O Planejamento estratégico possibilitou que o trabalho da
coordenação pedagógica também se aprimorasse, pois agora com o Plano de Aula
do professor em mãos, nós saímos do achismo do feed back, para uma orientação
qualitativamente superior, inclusive verificamos melhor otimização do tempo
das aulas .
Nossa escola vivenciou um divisor de águas, antes e depois deste
curso, pois hoje os professores ampliaram
o olhar para a necessidade da contextualização, diversificação das aulas
e interdisplinaridade com as técnicas como:
“Deixe claro”, “Planeje em dobro”,
“Faça o mapa”, Comece pelo fim e Caminho mais curto. Aprendemos também
a definir o que vai se trabalhar na
aula é viável, mensurável, definidor e prioritário.
No ano de 2017, tivemos um Clima escolar que comprometia um ambiente
saudável entre os pares, entre as técnicas
no módulo do Clima escolar, foram determinantes para ampliação da gestão em manter “Altas
expectativas”, com nossos professores e esses com seus alunos.
As técnicas “Todo mundo escreve”, a “Arte da frase” e “Desenvolva
Vigor”, realmente proporcionaram um
empoderamento do grupo e áreas
como Ciências Humanas, basearam suas atividades em Mapas textuais e a
Área de Ciências da Natureza e Matemática, passaram a pedir que seus alunos
escrevessem definições sobre os conceitos matemáticos e apresentassem essa
síntese para os outros alunos, otimizando o Protagonismo em sala de aula. Enfim, cada detalhe, fala ou leitura sugerida,
contribuiu para que nossa equipe se qualificasse e enfrentasse com mais competência
os desafios dos educadores do século XXI, pois os alunos não aprendem do
mesmo modo, nem no mesmo momento e nem no mesmo ritmo.
O cuidar do outro e de si mesmo, implica que a Gestão da Sala de
aula seja favorável a aprendizagem
para ambos indivíduos: Professor e aluno, pois as redes afetivas estimulam o
interesse e a motivação para aprender.
No módulo que aprendemos sobre o que retrata o Desenho Universal da Aprendizagem, percebi que o que a autora Bruna Julião apresenta como determinante para atingir a equidade na educação em salas de aula heterogêneas é um resumo de tudo que estudamos no Curso “Gestão em Sala de Aula”, nestes dois anos.
Hoje é comum, no Plano de aula dos professores, identificarmos as técnicas sendo trabalhadas, como aquário, aula invertida, arte da frase, todo mundo escreve, desenvolva vigor, padrão 100%, deixe claro, entre outros. Metodologias avaliativas também vem sendo implementadas como a Rubrica e a Tabela Siar, que garantem qualidade das atividades dos alunos e do Plano de aula do Professor.
Sentimo-nos privilegiadas em participar o curso “Gestão em sala de aula”, Professora Simone da Silva de Paula, Professora Marisa Maria Nóbrega, Professora Patrícia Dumas de Souza (2017) e Professora Ane Kelly Azevedo Oliveira (2018), pois temos certeza que pudemos nos tornar um instrumento de multiplicação de
técnicas e estratégias para nossa competente equipe de professores e gestores na busca de atingirmos a equidade na educação de nossos alunos.
|