sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Gestão em Sala de aula


Em 2017, a Parceiros da Educação nos fez um convite, para que participássemos do Curso "Gestão em Sala de Aula", com os formadores do Instituto Elos Educacional, na EFAP, na cidade de São Paulo. O curso foi baseado no livro Aula nota 10 Nº1 e Nº2 de Doug Lemov.
Depois de assistirmos a apresentação do curso, a Equipe Gestora, optou pela participação da escola, visto que a Gestão de Sala de Aula é um dos maiores desafios para os profissionais da Educação no século XXI.
As Diretrizes do Programa de Ensino Integral, em sua essência preza não apenas que o desenho curricular das escolas integrais seja diferenciado, mas também a metodologia, o modelo pedagógico e o modelo de gestão escolar. 

As técnicas e estratégias que trabalhamos com nossos professores, fizeram com que nós saíssemos do senso comum e passássemos a ter um repertório de instrumentos que  qualifique o Plano de Aula  e impactem em melhores resultados na aprendizagem dos alunos.
O Planejamento estratégico possibilitou que o trabalho da coordenação pedagógica também se aprimorasse, pois agora com o Plano de Aula do professor em mãos, nós saímos do achismo do feed back, para uma orientação qualitativamente superior, inclusive verificamos melhor otimização do tempo das aulas .
Nossa escola vivenciou um divisor de águas, antes e depois deste curso, pois hoje os professores ampliaram  o olhar para a necessidade da contextualização, diversificação das aulas e interdisplinaridade com as técnicas como:  “Deixe claro”, “Planeje em dobro”,  “Faça o mapa”, Comece pelo fim e Caminho mais curto. Aprendemos também a definir  o que vai se trabalhar na aula é viável, mensurável, definidor e prioritário.
No ano de 2017, tivemos um Clima escolar que comprometia um ambiente saudável entre os pares, entre as técnicas  no módulo do Clima escolar, foram determinantes para ampliação da gestão em manter “Altas expectativas”, com nossos professores e esses com seus alunos.
As técnicas “Todo mundo escreve”, a “Arte da frase” e “Desenvolva Vigor”, realmente proporcionaram um  empoderamento  do grupo e áreas como Ciências Humanas, basearam suas atividades em Mapas textuais e a Área de Ciências da Natureza e Matemática, passaram a pedir que seus alunos escrevessem definições sobre os conceitos matemáticos e apresentassem essa síntese para os outros alunos, otimizando o Protagonismo em sala de aula. Enfim, cada detalhe, fala ou leitura sugerida, contribuiu para que nossa equipe se qualificasse e enfrentasse com mais competência os desafios dos educadores do século XXI, pois os alunos não aprendem do mesmo modo, nem no mesmo momento e nem no mesmo ritmo.
O cuidar do outro e de si mesmo, implica que a Gestão da Sala de aula seja  favorável a aprendizagem para ambos indivíduos: Professor e aluno, pois as redes afetivas estimulam o interesse e a motivação para aprender.
No módulo que aprendemos sobre o que retrata o Desenho Universal da Aprendizagem, percebi que o que a autora Bruna Julião apresenta como determinante para  atingir a equidade na educação em salas de aula heterogêneas é um resumo de tudo que estudamos no Curso “Gestão em Sala de Aula”, nestes dois anos.
Hoje é comum, no Plano de aula dos professores, identificarmos as técnicas sendo trabalhadas, como aquário, aula invertida, arte da frase, todo mundo escreve, desenvolva vigor, padrão 100%, deixe claro, entre outros. Metodologias avaliativas também vem sendo implementadas como a Rubrica e a Tabela Siar, que garantem qualidade das atividades dos alunos e do Plano de aula do Professor.
Sentimo-nos privilegiadas em participar o curso “Gestão em sala de aula”, Professora Simone da Silva de Paula, Professora Marisa Maria Nóbrega, Professora Patrícia Dumas de Souza (2017) e Professora Ane Kelly Azevedo Oliveira (2018),  pois temos certeza que pudemos nos tornar um instrumento de multiplicação de técnicas e estratégias para nossa competente equipe de professores e gestores  na busca de atingirmos a equidade na educação de nossos alunos. 



Simone da Silva de Paula