GESTÃO EM SALA DE
AULA – TÉCNICAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO
Profª Marisa Maria Nóbrega e Prof.ª Lucilene Fernandes
Profª Marisa Maria Nóbrega e Prof.ª Lucilene Fernandes
A
participação no curso “Gestão em sala de aula” promovida pelos Parceiros da
Educação e ELOS, através da Fundação Lemann, permitiu que conhecêssemos algumas
técnicas para melhorar o desempenho do professor em sala de aula. Todo o curso
é baseado no livro “Aula nota 10” de Doug Lemov e os Professores Coordenadores
de Área e a Coordenadora Geral estão
participando, com aulas presenciais na EFAP em São Paulo, com atividades à
distância, na plataforma da Fundação Lemann e com a presença da formadora
Andréa na unidade escolar.
O
curso todo é montado com atividades práticas, que são aplicadas aos professores
em horários de ATPCG ( Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) e ATPCA ( Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo na Área) e também são desenvolvidos em aulas com os alunos.
Neste semestre, aprendemos técnicas de planejamento de aula, técnicas de gestão
da aula e iniciamos o estudo sobre técnicas de avaliação.
Enquanto
professora de Geografia, pude verificar que em algumas aulas desenvolvidas com
a turma do 8º ano A apresentavam um resultado não satisfatório, isto porque
alguns alunos não demonstravam ter apreendido as habilidades as quais haviam
estudado. Assim que entramos em contato com as aulas do curso, foi possível
refletir entre os professores, como poderíamos desenvolver melhor as técnicas
dentro das aulas, desde um planejamento de aula bem realizado e aplicado.


Na
turma do 8º ano A, a reflexão conjunta com a professora Lucilene Fernandes de História,
permitiu que trabalhássemos juntas as habilidades do Currículo do 2º bimestre,
de forma que os alunos compreenderam
melhor os temas que estavam sendo desenvolvidos. O resultado foi
gratificante e espetacular! Não só melhorou o ritmo de aula como melhorou o
resultado na avaliação bimestral por parte dos alunos, de forma que os
objetivos planejados foram alcançados.
As
técnicas são simples, mas eficientes e que produzem resultados imediatos. Se
estudarmos com atenção, podemos encontrar pequenos erros nas nossas práticas
cotidianas que podemos corrigir. Este é a caso da gestão do tempo durante a
aula, pois pensar em atividades a serem desenvolvidas em um espaço de duas
aulas pode melhorar o ritmo, o dinamismo e captar a atenção do aluno.
Nunca
é tarde para aprender. Mesmo estando tanto tempo em sala de aula, fiquei muito
feliz em poder participar do curso e de poder compartilhar com os meus colegas
estas técnicas para proporcionar aulas mais interessantes. Melhor ainda, poder
desenvolver aulas conjuntamente com a minha colega de História e com os alunos
do 8º ano A.