REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas
Tecnologias
Atividade relevante observada no 1º bimestre de 2017.
Título
da atividade
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Construção da Reta Numérica
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Disciplina
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Matemática
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Professora
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Silvia Helena Zonzini
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PCA
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Márcia Cristina Gonçalves de Assis
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Público
alvo
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8º Ano A
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Tempo de
duração
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04 aulas
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Objetivo
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· Construir a reta numérica.
· Identificar a posição ocupada pelos
algarismos.
· Comparar e ordenar números racionais
e irracionais.
· Reconhecer a sequência numérica
crescente e decrescente.
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Justificativa
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Pretende-se promover práticas que
potencializem a realização de atividades lúdicas. Propiciar um espaço para
que o aluno se familiarize com a reta numérica e algumas propriedades dos
conjuntos numéricos. Proporcionar ao aluno o exercício de contextualizar seus
conhecimentos através da construção da reta.
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Material
utilizado
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Barbante, tesoura, papel sulfite, régua, pincel e fita adesiva.
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Desenvolvimento
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Sugestão
para a montagem: Faça uma reta numérica com barbante e
preencha com as tiras de papéis com números racionais e irracionais
escolhidos e sorteados, posicionar esses números em ordem crescente na reta
fixando com a fita adesiva. Após a construção da reta foram feitos questionamentos em relação aos espaços
preenchidos entre dois números racionais e irracionais.
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Resultados
alcançados
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O barbante pode ser considerado uma “reta numérica”, onde
podemos ver de forma bem simplificada, que os números racionais e irracionais
estão localizados de maneira ordenada e crescente. A visualização permitiu
uma maior compreensão da localização desses conjuntos numéricos na reta,
assim como sua classificação e ordenação.
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Premissa
/ Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
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*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
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Anexos
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