sexta-feira, 2 de junho de 2017

RETA NUMÉRICA

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
 CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Atividade relevante observada no 1º bimestre de 2017.

Título da atividade
Construção da Reta Numérica
Disciplina
Matemática
Professora
Silvia Helena Zonzini
PCA
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
Público alvo
8º Ano A
Tempo de duração
04 aulas
Objetivo
· Construir a reta numérica.
· Identificar a posição ocupada pelos algarismos.
· Comparar e ordenar números racionais e irracionais.
· Reconhecer a sequência numérica crescente e decrescente.
Justificativa
Pretende-se promover práticas que potencializem a realização de atividades lúdicas. Propiciar um espaço para que o aluno se familiarize com a reta numérica e algumas propriedades dos conjuntos numéricos. Proporcionar ao aluno o exercício de contextualizar seus conhecimentos através da construção da reta.
Material utilizado
Barbante, tesoura, papel sulfite, régua, pincel e fita adesiva.
Desenvolvimento
Sugestão para a montagem: Faça uma reta numérica com barbante e preencha com as tiras de papéis com números racionais e irracionais escolhidos e sorteados, posicionar esses números em ordem crescente na reta fixando com a fita adesiva. Após a construção da reta foram feitos  questionamentos em relação aos espaços preenchidos entre dois números racionais e irracionais.
Resultados alcançados
O barbante pode ser considerado uma “reta numérica”, onde podemos ver de forma bem simplificada, que os números racionais e irracionais estão localizados de maneira ordenada e crescente. A visualização permitiu uma maior compreensão da localização desses conjuntos numéricos na reta, assim como sua classificação e ordenação.
Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
Anexos