REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas
Tecnologias
Atividade relevante observada no 1º bimestre de 2017.
Título
da atividade
|
Mapa da língua
|
Disciplina
|
Ciências
|
Professora
|
Sidéria da Silva Irmão
|
PCA
|
Público
alvo
|
9°Ano A e B
|
Tempo de
duração
|
04 aulas
|
Objetivo
|
Investigar o paladar e verificar se percebemos diferentes
sabores com a mesma intensidade em toda a área da língua.
|
Justificativa
|
Interpretar situação do
cotidiano que envolve estímulos ambientais, coletar e registrar dados
experimentais, formular hipóteses para explicar reações individuais e
sensações.
|
Material
utilizado
|
Copos descartáveis, solução de água com açúcar, solução de água
com sal, suco de limão, solução de água com café solúvel, água potável e
conta gotas.
|
Desenvolvimento
|
Pingar cerca de cinco gotas da solução
na boca de cada aluno, pedindo para identificar o sabor de cada uma e em qual
região da língua ele foi detectado com maior intensidade.
Entre a experimentação de cada bebida,
tomar alguns goles de água para lavar a boca. Repetir os procedimentos com
cada solução.
Desenho do mapa da língua para identificar a região em que cada
sabor foi mais perceptível.
|
Resultados
alcançados
|
Os alunos a partir do experimento verificaram que sentimos
diferentes sabores, identificando as regiões em que sentimos cada sabor com
maior intensidade e que as sensações podem variar de pessoa para pessoa.
|
Premissa
/ Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
|
*Protagonismo;
*Excelência em Gestão;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
|
Anexos
|
