sexta-feira, 2 de junho de 2017

MAPA DA LÍNGUA

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
 CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Atividade relevante observada no 1º bimestre de 2017.

Título da atividade
Mapa da língua
Disciplina
Ciências
Professora
Sidéria da Silva Irmão
PCA
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
Público alvo
9°Ano A e B
Tempo de duração
04 aulas
Objetivo
Investigar o paladar e verificar se percebemos diferentes sabores com a mesma intensidade em toda a área da língua.
Justificativa
Interpretar situação do cotidiano que envolve estímulos ambientais, coletar e registrar dados experimentais, formular hipóteses para explicar reações individuais e sensações.
Material utilizado
Copos descartáveis, solução de água com açúcar, solução de água com sal, suco de limão, solução de água com café solúvel, água potável e conta gotas.  
Desenvolvimento
Pingar cerca de cinco gotas da solução na boca de cada aluno, pedindo para identificar o sabor de cada uma e em qual região da língua ele foi detectado com maior intensidade.
Entre a experimentação de cada bebida, tomar alguns goles de água para lavar a boca. Repetir os procedimentos com cada solução.
Desenho do mapa da língua para identificar a região em que cada sabor foi mais perceptível.
Resultados alcançados
Os alunos a partir do experimento verificaram que sentimos diferentes sabores, identificando as regiões em que sentimos cada sabor com maior intensidade e que as sensações podem variar de pessoa para pessoa.
Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
*Protagonismo;
*Excelência em Gestão;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
Anexos