Esta competência está em consonância com os objetivos gerais da disciplina de História e Geografia, explicitados nos Parâmetros Curriculares Nacionais entre os quais está o de "dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais". A habilidade é desenvolvida em situações didáticas em que ocorram "procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização das informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos do meio e como organizar resumos". (PCN)
Como se pode perceber, a pesquisa é um daqueles conteúdos procedimentais, uma aprendizagem do "aprender a fazer", um dos quatro pilares da Educação para o Século XXI. E para aprender a fazer nada melhor do que a prática diária, vivenciadas em situações cotidianas que vão se ampliando ao longo da vida e do processo de aprendizagem.
No Ensino Fundamental, desenvolver essa autonomia na busca de informação dentro da sala de aula começa com o conhecer e manipular o livro didático, o caderno do aluno (fornecido pela SEE), o dicionário e outros materiais. O aluno compreende a estrutura do livro didático que utiliza? O índice é bem utilizado? Essas habilidades que estão ligadas uma pesquisa mais eficiente dentro do material, potencializam a leitura que objetiva pesquisar algo. Ao compreender a estrutura do material pesquisado, no caso o livro didático, o aluno está fazendo a predição leitora.
De acordo com Carla Viana Coscarelli, da UFMG, "Muitas operações acontecem na mente do leitor antes da leitura. Quando escolhe o texto para ler, o leitor já antecipa muita informação que nele espera encontrar, ou levanta questões que espera serem resolvidas pelo texto. O objetivo da leitura vai levar o leitor a levantar expectativas sobre o conteúdo do texto. Antecipar ou predizer o que vai ser lido costuma acontecer em muitos momentos da leitura e costuma tornar essa leitura mais eficiente." (http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/antecipacao-na-leitura-predicao)
Pensando nisso, as aulas História e Geografia no 6º ano começam com uma atitude que pode parecer simples, mas ajuda a construir a autonomia da pesquisa a partir do material possível e real em todas as aulas, o livro didático. Colocado o tema da aula, os alunos são desafiados a encontrar no livro um tema, um conceito, uma informação importante.
Para deixar de ouvir aquela pergunta clássica "Está em qual página, professor?", o desafio é que os alunos se apropriem do material que está em suas mãos, façam uma leitura eficiente, investiguem a partir de suas predições leitoras. Então, a resposta para incentivar a autonomia pode ser "Como se começa a busca em um livro didático?"
Pequenas atitudes do professor podem ajudar a desenvolver autonomia.