quarta-feira, 21 de junho de 2017

                               
                                            PROJETO GESTÃO DEMOCRÁTICA...
                                                                                                                       (Por Mariza Iunes Calixto)
 


A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está discutindo a modernização da gestão democrática nas escolas públicas paulistas. O projeto Iniciou-se em agosto de 2016, com ideia de unir todos os interessados – estudantes, professores/gestores/servidores, pais/responsáveis e sociedade civil – no esforço coletivo de aperfeiçoamento de Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres.


Grêmio Estudantil
Um espaço de debate, trabalho em grupo e novas ideias. Os grêmios estudantis estimulam a participação dos jovens na vida escolar e também na rotina da comunidade, por meio de projetos nas áreas de cultura, esporte, social e política. Dessa forma, é possível aumentar a representatividade dos estudantes e aprimorar a gestão democrática.

 Conselho de Escola
O Conselho de Escola é um importante canal para uma gestão democrática. O grupo envolve representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Por meio da construção coletiva, os conselhos buscam constituir um espaço de troca de ideias e de novas maneiras de compartilhar o poder de decisão e a corresponsabilidade da escola.

Associação de Pais e Mestres
A Associação de Pais e Mestres é uma instituição auxiliar da escola, é uma entidade de natureza social e educativa, sem caráter político, racial ou religioso e sem fins lucrativos. A APM foi criada, entre outros objetivos, para favorecer o entrosamento entre pais e professores, possibilitando a melhoria do ensino.
 
No dia 14/06/2017, aconteceu o encontro na E.E.E.I. Olímpio Catão o qual os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Diagnóstico do que já foi realizado pela SEE e Diretorias de Ensino sobre o Projeto Gestão Democrática, apresentando os Objetivos do projeto e as Premissas: Equidade, Democracia, Diálogo, Motivação, Contextualização e Proposição, assim como, os resultados esperados para dar continuidade às propostas elaboradas pela equipe escolar.

O objetivo do projeto é inscrever os valores de democracia no cotidiano das escolas e nas relações dos elementos que compõem a sua comunidade.  Espera-se também dar início a uma nova maneira de se pensar as políticas públicas, com foco na transparência e no diálogo.
 Consideramos que as propostas apresentadas, possibilitam compreender as ações e os desafios na busca da Gestão Democrática em nossa Unidade Escolar. De acordo com Paro (2006, p.25), “Não pode haver democracia plena sem pessoas democráticas para exercê-las”.

Nesse contexto, e com este olhar, procuramos compreender que a educação é essencialmente um ato de conhecimento e conscientização, sendo importante considerarmos o trabalho participativo e a valorização de ideias novas trazidas pela comunidade escolar, para que todos sintam-se integrantes da construção do processo educativo.