REGISTRO DE
BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
Título da atividade
|
Campanha de Conscientização sobre o trânsito “ Maio Amarelo “
|
Disciplina
|
Protagonismo
|
Professor
Responsável
|
Cristina Lucas
Costa
|
Público alvo
|
9º anos
|
Tempo de duração /
datas de aplicação
|
06 aulas
|
Objetivo
|
Mobilizar toda a escola, envolvendo os efetivamente sobre o tema e questões do trânsito nas mais
diferentes esferas.
Participar e
envolver todos comprometidos com o bem estar social , educação e segurança
Adotar comportamento seguro e responsável
Chamar atenção da comunidade
|
Habilidades (da
Base Nacional Comum) trabalhadas
|
Identificar situações problemas
e posicionar -se diante delas
Mobilizar os alunos para um
trabalho coletivo de promoção da melhoria
da comunidade escolar
Fortalecer o senso crítico com
questões coletivas.
|
Material utilizado
(anexar modelos de atividade, se necessário, no fim do plano de aula)
|
Papelão , palito de sorvete , tinta guache , retalhos de papel , pincel, tesoura, fita
crepe,papel contacte, fita dupla face, cartolina e fita métrica
|
Desenvolvimento
(sequência, passo a passo, das atividades realizadas)
|
1.Mobilização dos alunos
sobre a Campanha Maio Amarelo.
2.Roda de conversa com os alunos que trouxeram sugestões para se trabalhar a importância da campanha dentro da escola de uma forma contextualizada.
3.Organização do
espaço : Faixas foram colocadas nos corredores das salas de aulas, pátio e refeitório ,semáforos , placas
disponibilizados pela escola.
4.Socialização aos professores da atividade idealizada nas aulas de Protagonismo
5. Culminância: exposição de carrinhos , circuitos de perguntas e resposta
simulando diversas situações do trânsito , sinalização dentro das salas , teatro e semáforo interativo.
|
Critérios / Instrumentos
de avaliação
|
Participação e desenvolvimento das atividades propostas,
Organização e atenção às orientações da professora
|
Resultados
alcançados (dados, observações, depoimentos que indiquem ser uma prática bem
sucedida)
|
Depoimento :
Após a divulgação da Campanha Maio Amarelo , já foi notada uma diferença por todos, antes
querendo ou não, havia um fluxo muito grande no corredor de pessoas , nas
escadas se esbarravam , hoje todos
obedecem a sinalização nas escadas , tanto para subir , quanto para descer. E nas salas de aula as cores dos semáforos auxiliam os
professores.
Alunos : Isabel Cristina e Luiz Felipe 9º ano B
|
Premissas / Princípios / Valores do PEI evidenciado na atividade (comente)
|
Corresponsabilidade
Os alunos desenvolveram
relacionamentos positivos com sua dupla desempenhando de forma significativa as funções
necessárias para concretizar a atividade proposta pela professora, efetivando o seu processo ensino aprendizagem.
Protagonismo
Juvenil
Durante a realização da atividade e principalmente na
resolução do desafio proposto na atividade, os alunos buscaram estratégias ,
demonstraram autonomia e iniciativa
para produzir o resultado esperado.
|