quarta-feira, 14 de junho de 2017

Estudantes constroem mapa textual na aula de história

Por Lucilene Fernandes

"O mapa ajuda em diversas partes. Para a construção você precisa de foco total para transformar o texto em mapa. Você coloca a sua personalidade, que torna mais fácil o entendimento."
Aluno Luiz Felipe (9º ano) 

Nas aulas de história desta semana, os alunos do 9º ano construíram e apresentaram mapas textuais sobre o Regime Nazista na Alemanha. 

Alunos construindo mapa textual
Após a leitura do texto do livro didático, em duplas ou individualmente, os alunos constroem mapas textuais e apresentam para a professora, explicitando a forma como compreenderam o texto.

A leitura é uma das ferramentas essenciais na aula de história. O bom leitor na aula de história, além de identificar as informações e as relações explícitas no texto, infere seus sentidos implícitos, compreende o ponto de vista do autor e suas intenções, compreende as influências do momento em que o texto foi escrito. E então posiciona-se de forma crítica.

Claro que estas habilidades são construídas ao longo de todo o Ensino Fundamental e Médio. E o processo de desenvolvimento desta competência leitora aplicada à compreensão histórica é gradativo e espiral. 

Uma questão permeia o planejamento das aulas de história:

Em cada ano escolar, quais os desafios levam 
o estudante a se apropriar melhor dos textos lidos? 

  

Ao transpor o texto para um mapa, o aluno precisa compreender as informações e relações entre elas, desenhando um esquema em que as ideias são apresentadas de forma mais visual.

mapa textual construído por alunos do 9º ano

 Os alunos aprenderam que cada o que o texto diz pode ser "desenhado" a partir das identificação das ideias centrais e secundárias. 

E compreendemos muito melhor o mapa textual quando ele é apresentado pelo autor (ou autores). Por isso a expressão gráfica foi acompanhada de expressão oral e cada aluno apresentou o produto de seu trabalho, expressando sua compreensão e apropriação do texto inicial.

Ao avaliar a atividade, os alunos relataram sentir dificuldade na construção do mapa textual (foi a primeira experiência) mas muitos observaram que facilita a compreensão do texto.

Alguns mapas textuais ficaram presos a citações de trechos do texto de forma linear, como é de se esperar na primeira experiência. Mas em outros, demonstrando facilidade, alguns alunos identificaram conceitos e eventos chave que permitiram um mapa do texto relacionando as ideias numa forma mais espacial - como se propõe um mapa.

A construção do mapa traz uma intencionalidade para leitura, um objetivo prático que traveste o esforço em desafio aparentemente mais fácil ou interessante para a leitura do texto. Nas palavras do aluno Luiz Felipe: "O mapa ajuda em diversas partes. Para a construção você precisa de foco total para transformar o texto em mapa. Você coloca a sua personalidade, que torna mais fácil o entendimento.