sexta-feira, 11 de maio de 2018

Divisibilidade:
ensinando a garotada
Profa. Mayara Macedo
(Matemática)





Grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais, que nem sempre são levados em conta no trabalho escolar. Nas situações práticas, frequentemente, não se dispõe de lápis e papel, tampouco é necessário. Por essas razões, uma das finalidades atuais do ensino do cálculo consiste em fazer com que os alunos desenvolvam e sistematizem procedimentos de cálculo por estimativa e estratégias de verificação e controle de resultados.

Os critérios de divisibilidade vêm de encontro com este pensamento, eles auxiliam a determinar se certo número natural é divisível ou não por outro número natural. Devemos lembrar o que significa “ser divisível”: falamos que um número natural é divisível por outro quando, ao efetuarmos esta divisão, ela possui resto nulo, ou seja, quando é uma divisão exata.

Mas imagine se para saber se um número é ou não divisível por outro fosse necessário efetuar a divisão e verificar se o resto é nulo. Isso se tornaria algo muito cansativo. Diante desse fato, os critérios de divisibilidade auxiliam a determinar quais números são divisores de um determinado número.

Com isso, podemos falar que os critérios de divisibilidade são regras que permitem determinar a divisibilidade dos números sem a necessidade de efetuar longos processos de divisão. Durante nossas aulas de Matemática na Base Nacional Comum, com os 6 anos A e B, os alunos montaram cartazes, cada grupo, com um critério de divisibilidade para explorar  inteiramente. Após a construção dos cartazes, os alunos, com seus respectivos grupos, foram apresentar para os demais colegas o 1º seminário do ano, com o tema: Critérios da Divisibilidade. Todos participaram ativamente com apresentações e perguntas. A ação pedagógica contou com a presença da PCG Simone de Paula. Após a apresentação, os alunos dos 6os anos ajudaram a compor um mural da escola com os trabalhos apresentados para  a exposição CRITÉRIOS DA DIVISIBILIDADE.

Seguem as imagens do Seminário e Mural














Referências:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.