Divisibilidade:
ensinando a garotada
Profa. Mayara Macedo
(Matemática)
Grande parte
do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais,
que nem sempre são levados em conta no trabalho escolar. Nas situações
práticas, frequentemente, não se dispõe de lápis e papel, tampouco é
necessário. Por essas razões, uma das finalidades atuais do ensino do cálculo
consiste em fazer com que os alunos desenvolvam e sistematizem procedimentos de
cálculo por estimativa e estratégias de verificação e controle de resultados.
Os critérios de divisibilidade vêm de
encontro com este pensamento, eles auxiliam a determinar se certo número
natural é divisível ou não por outro número natural. Devemos lembrar o que
significa “ser divisível”: falamos que um número natural é divisível por outro
quando, ao efetuarmos esta divisão, ela possui resto nulo, ou seja, quando é
uma divisão exata.
Mas imagine se para saber se um número é ou
não divisível por outro fosse necessário efetuar a divisão e verificar se o
resto é nulo. Isso se tornaria algo muito cansativo. Diante desse fato, os
critérios de divisibilidade auxiliam a determinar quais números são divisores
de um determinado número.
Com isso, podemos falar que os critérios de
divisibilidade são regras que permitem determinar a divisibilidade dos números
sem a necessidade de efetuar longos processos de divisão. Durante nossas aulas
de Matemática na Base Nacional Comum, com os 6 anos A e B, os alunos montaram
cartazes, cada grupo, com um critério de divisibilidade para explorar inteiramente. Após a construção dos cartazes,
os alunos, com seus respectivos grupos, foram apresentar para os demais colegas
o 1º seminário do ano, com o tema: Critérios da Divisibilidade. Todos
participaram ativamente com apresentações e perguntas. A ação pedagógica contou
com a presença da PCG Simone de Paula. Após a apresentação, os alunos dos 6os
anos ajudaram a compor um mural da escola com os trabalhos apresentados para a exposição CRITÉRIOS DA DIVISIBILIDADE.
Seguem as imagens do Seminário e Mural
Referências:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,
1997. 142p.