Uma Janela para a Leitura
Por Élcio Roefero Baz Reyes
Professor da Sala de Leitura
A Sala de Leitura foi palco
de mais um momento de aprendizagem real e significativa. Com o objetivo de
aprimorar a habilidade leitora, bem como explorar o gênero narrativo, por meio
da forma conto, o Prof. Élcio Roefero Baz Reyes, em parceria com a Profa. Ane
Kelly Azevedo de Oliveira, apresentou aos 9os anos o texto “Arte de ser feliz”, escrito por
Cecília Meireles e publicado no volume Escolha
o seu sonho, em 1964.
O
estudo do texto narrativo envolve toda a arquitetura da análise da forma, bem
como do conteúdo narrado. Assim, focamos narrador, personagem, enredo, tempo e
espaço. No caso especial de Cecília Meireles, “Arte de ser feliz” traz a imagem
do sonho, do desejo de plenitude, da leveza e da serenidade.
No conto, uma narradora
apresenta ao leitor diversos momentos em que a beleza surgia pelas tantas
janelas de sua vida. Por fim, chegou-se a indagação: essas coisas realmente
existiram ou foi meu desejo ver dessa maneira?
Como
encaminhamento da sequência didática, os alunos foram convidados e contar,
fosse em prosa, fosse em poesia, o que viam pelas janelas do mundo que
conheciam (ou, muito poética e filosoficamente, qual a visão imaginária
satisfaz o seu desejo de janela?). O resultado foi partilhado e exposto, na
grande janela do corredor de acesso à Sala de Leitura, em um varal de muitas
pequenas janelas descritas pelos alunos.
Nossa maior reflexão é a necessidade
de formar leitores competentes, que consigam utilizar o texto e a textualidade
de forma coesa e organizada, que sejam proficientes na diversidade textual e
que atribuam sentido, a todo momento, a sua relação com a leitura. “Um leitor competente é alguém que, por
iniciativa própria, é capaz de selecionar, dentre os trechos que circulam
socialmente, aqueles que podem atender a uma necessidade sua. Que consegue
utilizar estratégias de leitura adequada para abordá-los de formas a atender a
essa necessidade” (BRASIL, 1998, p. 15).
Referência:
BRASIL.
Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa.
Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.