quarta-feira, 2 de maio de 2018



Uma Janela para a Leitura

Por Élcio Roefero Baz Reyes
Professor da Sala de Leitura




A Sala de Leitura foi palco de mais um momento de aprendizagem real e significativa. Com o objetivo de aprimorar a habilidade leitora, bem como explorar o gênero narrativo, por meio da forma conto, o Prof. Élcio Roefero Baz Reyes, em parceria com a Profa. Ane Kelly Azevedo de Oliveira, apresentou aos 9os anos o texto “Arte de ser feliz”, escrito por Cecília Meireles e publicado no volume Escolha o seu sonho, em 1964.





O estudo do texto narrativo envolve toda a arquitetura da análise da forma, bem como do conteúdo narrado. Assim, focamos narrador, personagem, enredo, tempo e espaço. No caso especial de Cecília Meireles, “Arte de ser feliz” traz a imagem do sonho, do desejo de plenitude, da leveza e da serenidade.

No conto, uma narradora apresenta ao leitor diversos momentos em que a beleza surgia pelas tantas janelas de sua vida. Por fim, chegou-se a indagação: essas coisas realmente existiram ou foi meu desejo ver dessa maneira?



Como encaminhamento da sequência didática, os alunos foram convidados e contar, fosse em prosa, fosse em poesia, o que viam pelas janelas do mundo que conheciam (ou, muito poética e filosoficamente, qual a visão imaginária satisfaz o seu desejo de janela?). O resultado foi partilhado e exposto, na grande janela do corredor de acesso à Sala de Leitura, em um varal de muitas pequenas janelas descritas pelos alunos.

Nossa maior reflexão é a necessidade de formar leitores competentes, que consigam utilizar o texto e a textualidade de forma coesa e organizada, que sejam proficientes na diversidade textual e que atribuam sentido, a todo momento, a sua relação com a leitura. “Um leitor competente é alguém que, por iniciativa própria, é capaz de selecionar, dentre os trechos que circulam socialmente, aqueles que podem atender a uma necessidade sua. Que consegue utilizar estratégias de leitura adequada para abordá-los de formas a atender a essa necessidade” (BRASIL, 1998, p. 15).




Referência:
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.