terça-feira, 15 de maio de 2018

Eletiva
Penso, Logo Invento!


Profa. Mayara Macedo (Matemática)
Profa.Melaine Ramos  (Inglês)



Por toda parte há objetos inventados: em casa, na escola, no clube, nas cidades, os quais utilizamos sem nos dar conta e facilitam nossa vida de uma maneira incrível. Já imaginou como seria viver sem luz, telefone, automóvel ou computador? Esses inventos só existem porque um dia alguém teve a ideia de criar cada um deles. Por isso é muito importante despertar o interesse dos alunos para criar algo novo, possibilitando conhecer o fascinante mundo das invenções e seus inventores, estimulando a criatividade.


Tomando por base que as invenções são frutos da intervenção e das necessidades do homem com o espaço onde vive, e por isso, mudam ao longo do tempo, a Eletiva Penso, logo invento! está promovendo descobertas e a realização de invenções elaborados pelos alunos. Toda essa abordagem temática fomenta nos alunos aprendizagens voltadas ao cotidiano dos educandos, fazendo um link com os países do Grupo G da copa do mundo 2018, onde trabalhamos e estudamos as principais invenções de cada país, possibilitando a reflexão junto ao Projeto de vida de cada aluno.

Uma forma de tornar a aprendizagem mais significativa são as saídas pedagógicas, reconhecidas por consolidar o trabalho realizado dentro da escola, sendo fundamental no desenvolvimento educacional dos estudantes.

Visita técnica:

Em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, o público viu o 14-Bis voar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura. Assim, Santos Dumont recebeu homenagens na Europa e nas Américas, principalmente no Brasil, e ganhou notoriedade por seu trabalho. Localizado na região central de nossa cidade, nas proximidades de nossa escola, o Parque Santos Dumont foi inaugurado em 23 de outubro de 1971, 65 anos após Alberto Santos Dumont, o grande precursor da aviação brasileira, realizar o primeiro voo com o 14-Bis, avião construído por ele. Neste parque temos uma réplica da máquina. Os alunos de nossa eletiva, puderam vislumbrar pessoalmente esta réplica que faz parte da história de nossa cidade.







Fomos até o local para vislumbrar pessoalmente a réplica com o intuído de, após a visita, os alunos confeccionarem réplicas do 14 Bis em miniatura, utilizando materiais diversos.







Penso, logo invento! se tornou um caminho rico de aprendizagem e conhecimentos de mundo, bem como oportuniza aos discentes novas experiências culturais de outros países. Uma viagem e tanto!