Uma atividade muito comum no
nosso cotidiano é a localização e orientação geográfica.
Onde
estamos ? E para onde vamos ? É nesse
momento que entram as bases do conhecimento cartográfico, sendo de fundamental
importância o domínio dos pontos cardeais e colaterais, ou seja, saber utilizar
a rosa dos ventos.
A Rosa
dos Ventos é um instrumento
antigo utilizado para auxiliar na localização relativa, isto é, como um ponto
posiciona-se em relação a outro. Ela também serve de referência para
localização absoluta em mapas e cartas. Ela é composta pelo que chamamos de pontos cardeais, que são as
diferentes orientações para onde apontam as diferentes direções. Os rumos dos
ventos, termo que originou a rosa dos ventos, são conhecidos desde a Grécia
Antiga.
Com o objetivo de conhecer o processo de mapeamento do espaço e
reconhecer informações expressas em linguagem cartográfica, assim como
utilizá-la para representar dados geográficos, alunos dos 6º anos A e B desenvolveram,
nesta aula de Geografia o conhecimento sobre a produção e leitura dos
mapas, para representar e explicar as características postas no espaço, a fim
de contribuir para que os alunos se tornem produtores de conhecimentos
significativos de modo a torná-los autônomos, solidários e competentes.
As habilidades trabalhadas foram :
·
Identificar os Pontos Cardeais e
Colaterais
·
Dominar os pontos cardeais e
colaterais
·
Aplicar técnicas de orientação
relativa
·
Conhecer os movimentos da Terra.
·
Localizar informações explícitas
em um texto. A linguagem cartográfica: orientação relativa - rosa dos ventos;
as coordenadas geográficas e os atributos dos mapas
Currículo
do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias/Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli.-São
Paulo: SEE, 2010;