quarta-feira, 14 de julho de 2021

"É preciso que a leitura seja uma ato de amor"

 

Professora Débora Vasti Colombani Bispo de Almeida

Disciplina: História


"É preciso que a leitura seja uma ato de amor." (Paulo Freire)

 

O foco das minhas aulas de História nesse primeiro semestre de 2021 foi a Leitura, ou seja, o desenvolvimento nos alunos da competência leitora. E esta foi utilizada como recurso, isto é, uma ação para melhoria de aprendizagem e  do Nivelamento (PAN).

Em função da pandemia, apresentou-se como necessidade o ensino remoto, em boa parte do tempo escolar. Estabelecendo-se  a necessidade de novas estratégias de ensino para o professor. Eu encontrei na aula expositiva e dialogada o meu melhor recurso. Nela o professor explica seu conteúdo de modo a garantir a participação ativa dos alunos pelo chat. Os alunos são questionados e estimulados a discutir a respeito do tema da aula, citando, por exemplo, casos que tenham vivenciado. Segundo mantendo uma comunicação contínua e organizada com a turma e com perguntas desafiadoras no início da aula. Terceiro utilizando estratégias de investigação e curiosidade do aluno. E por último lembrando de olhar para a câmera e me adaptando ao sistema remoto.

Falando ainda de leitura utilizei essa competência nas aulas do Grupo Quero mais (9º anos) e no Plantão de Dúvidas (7º anos) que teve espaço destinado ao conhecimento da Mitologia Nórdica através da leitura dos mitos.

Posso concluir esse texto dizendo que pude vivenciar a leitura como um ato de amor intencional que tornou minhas aulas remotas mais potentes, graças ao recurso da competência leitora.