Professora Débora Vasti Colombani Bispo de Almeida
Disciplina: História
"É preciso que a leitura seja uma ato de amor." (Paulo Freire)
O foco das minhas aulas de
História nesse primeiro semestre de 2021 foi a Leitura, ou seja, o
desenvolvimento nos alunos da competência leitora. E esta foi utilizada como
recurso, isto é, uma ação para melhoria de aprendizagem e do Nivelamento (PAN).
Em função da pandemia, apresentou-se
como necessidade o ensino remoto, em boa parte do tempo escolar. Estabelecendo-se
a necessidade de novas estratégias de
ensino para o professor. Eu encontrei na aula expositiva e dialogada o meu
melhor recurso. Nela o professor explica seu conteúdo de modo a garantir a
participação ativa dos alunos pelo chat. Os alunos são questionados e
estimulados a discutir a respeito do tema da aula, citando, por exemplo, casos
que tenham vivenciado. Segundo mantendo uma comunicação contínua e organizada
com a turma e com perguntas desafiadoras no início da aula. Terceiro utilizando
estratégias de investigação e curiosidade do aluno. E por último lembrando
de olhar para a câmera e me adaptando ao sistema remoto.
Falando ainda de leitura utilizei
essa competência nas aulas do Grupo Quero mais (9º anos) e no Plantão de Dúvidas (7º
anos) que teve espaço destinado ao conhecimento da Mitologia Nórdica através da
leitura dos mitos.
Posso concluir esse texto dizendo que pude vivenciar a leitura como um ato de amor intencional que tornou minhas aulas remotas mais potentes, graças ao recurso da competência leitora.