Tema: Linguagem de Programação no Ensino de Matemática
Premissa: Protagonismo
Professores: Erivelto Braga Soares e Mayara S. Purcino Macedo
Disciplina: Eletiva
Turma: 7ºA
Objetivo: Desenvolver
à habilidade Matemática no contexto remoto, como também o papel que exerce a
escola, os alunos e a família em relação ao processo educativo.
Habilidades: (EF07MA25B) Reconhecer a abertura
do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas, reconhecendo giros e
voltas, de 90°, 180° e 360°.
(Tecnologia) Pensamento Computacional Resolver problemas com autonomia e criatividade, utilizando ou não as tecnologias digitais (atividade plugada ou desplugada).
Atividade:
*Criar um comando escrito
com ângulos, noções espaciais uso de medidas na linguagem matemática. (código
fonte). Atividade adaptada à aula do CMSP.
*Construir um catavento
e seu manual de instrução. (código fonte).
Desenvolvimento: Construir
um código fonte com todas as instruções
necessárias para que algo funcione. Na prática, são declarações, funções e uma
série de comandos falados ou escritos que facilitam a forma de passar
instruções para o computador e ou pessoas. Nesta atividade os alunos
redigiram comados claros e objetivos inserindo a linguagem matemática, e um familiar
de olhos vendados, apenas com este comando ditado ali no momento chegasse no
local esperado, exemplo ir do quarto até a cozinha, os termos matemáticos que
não poderia faltar seria medidas dos ângulos, e assim foi feito, temos algumas
fotos registradas dos vídeos que os alunos encaminharam aos professores. Já na
segunda atividade o aluno teria que escrever um manual de instrução para construção
de um catavento, onde qualquer pessoa apenas lendo este manual possa construir
sozinho seu próprio catavento. Ambas atividades lúdicas têm por intuito
trabalhar a matemática, a escrita objetiva e introduzir a linguagem de
programação que nada mais é do que aprender a programar e a desenvolver
tecnologias, envolve raciocínio lógico e concentração, portanto, trabalhar isso
na escola é de suma importância.