quinta-feira, 15 de julho de 2021

Eletiva Jogador Nº1

 


Tema: Linguagem de Programação no Ensino de Matemática

Premissa: Protagonismo

Professores: Erivelto Braga Soares e Mayara S. Purcino Macedo

Disciplina: Eletiva

Turma: 7ºA

Objetivo: Desenvolver à habilidade Matemática no contexto remoto, como também o papel que exerce a escola, os alunos e a família em relação ao processo educativo.

Habilidades: (EF07MA25B) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas, reconhecendo giros e voltas, de 90°, 180° e 360°.

(Tecnologia) Pensamento Computacional Resolver problemas com autonomia e criatividade, utilizando ou não as tecnologias digitais (atividade plugada ou desplugada).

Atividade:

*Criar um comando escrito com ângulos, noções espaciais uso de medidas na linguagem matemática. (código fonte). Atividade adaptada à aula do CMSP.

*Construir um catavento e seu manual de instrução. (código fonte).

  

Desenvolvimento: Construir um código fonte com todas as instruções necessárias para que algo funcione. Na prática, são declarações, funções e uma série de comandos falados ou escritos que facilitam a forma de passar instruções para o computador e ou pessoas. Nesta atividade os alunos redigiram comados claros e objetivos inserindo a linguagem matemática, e um familiar de olhos vendados, apenas com este comando ditado ali no momento chegasse no local esperado, exemplo ir do quarto até a cozinha, os termos matemáticos que não poderia faltar seria medidas dos ângulos, e assim foi feito, temos algumas fotos registradas dos vídeos que os alunos encaminharam aos professores. Já na segunda atividade o aluno teria que escrever um manual de instrução para construção de um catavento, onde qualquer pessoa apenas lendo este manual possa construir sozinho seu próprio catavento. Ambas atividades lúdicas têm por intuito trabalhar a matemática, a escrita objetiva e introduzir a linguagem de programação que nada mais é do que aprender a programar e a desenvolver tecnologias, envolve raciocínio lógico e concentração, portanto, trabalhar isso na escola é de suma importância.