Por Ane Kelly Azevedo de Oliveira
Sidéria Irmão da Silva
No ano de 2020, a SEDUC (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) deu início à ação de Recuperação e Aprofundamento para garantir o desenvolvimento das aprendizagens essenciais e para que os estudantes conseguissem avançar em seu percurso educacional. Como estratégia, iniciamos o trabalho com as habilidades essenciais.
As habilidades essenciais passaram a nortear o processo de aprendizagem nos anos 2020-2021 e foram levantadas do Currículo Paulista. Após meses de pandemia, a flexibilização e conexão dos currículos é uma das estratégias que apontam o caminho possível para garantir a aprendizagem dos alunos num momento em que o acesso à escola ficou comprometido.
As formações de Recuperação e Aprofundamento acontecem durante as ATPCs, transmitidas pelo Centro de Mídias São Paulo (CMSP) e têm como foco os professores de Língua Portuguesa e Matemática de todas as etapas de ensino. A prática dos professores é apoiada pelo Aprender Sempre, que é composto por sequências didáticas e atividades adicionais, construídas a partir das habilidades essenciais.
A ação é composta por seis pilares: