quarta-feira, 7 de julho de 2021

Aula de Língua Portuguesa


 Premissa 

Excelência em Gestão 

Professora 

Ane Kelly Azevedo de Oliveira 

Disciplina 

Língua Portuguesa 

Turma 

6º Anos 

Duração 

2º Bimestre - 2021 

Habilidades 

(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (marcas linguísticas relacionadas à argumentação, à explicação ou ao relato de fatos). 

Objetivos 

Ler e interpretar cartas de reclamação e solicitação, a fim de reconhecer o contexto de produção e a finalidade dos gêneros textuais. 

Reconhecer a estrutura e características das cartas de reclamação e de solicitação, identificando os interlocutores de suas marcas linguísticas que permitem essa identificação. 

Produzir uma carta de reclamação. 

Desenvolvimento 

Durante as aulas de Língua Portuguesa, tendo o “Aprender Sempre” - Volume 2 como base, os alunos foram apresentados a cartas de reclamação e solicitação identificando a finalidade e características do gênero textual. 

Estimulando o interesse dos alunos nos debates apresentados, os alunos foram estimulados a escrever uma carta de reclamação para uma empresa e outra, para um site de reclamação. 





Bibliografia 

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Aprender Sempre: 6º ano Língua Portuguesa e Matemática. v.2: São Paulo: SEDUC/SP, 2021.