Premissa
Excelência em Gestão
Professora
Ane Kelly Azevedo de Oliveira
Disciplina
Língua Portuguesa
Turma
6º Anos
Duração
2º Bimestre - 2021
Habilidades
(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (marcas linguísticas relacionadas à argumentação, à explicação ou ao relato de fatos).
Objetivos
Ler e interpretar cartas de reclamação e solicitação, a fim de reconhecer o contexto de produção e a finalidade dos gêneros textuais.
Reconhecer a estrutura e características das cartas de reclamação e de solicitação, identificando os interlocutores de suas marcas linguísticas que permitem essa identificação.
Produzir uma carta de reclamação.
Desenvolvimento
Durante as aulas de Língua Portuguesa, tendo o “Aprender Sempre” - Volume 2 como base, os alunos foram apresentados a cartas de reclamação e solicitação identificando a finalidade e características do gênero textual.
Estimulando o interesse dos alunos nos debates apresentados, os alunos foram estimulados a escrever uma carta de reclamação para uma empresa e outra, para um site de reclamação.
Bibliografia
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Aprender Sempre: 6º ano Língua Portuguesa e Matemática. v.2: São Paulo: SEDUC/SP, 2021.