Construindo um caleidoscópio
Premissa: Protagonismo
Professoras:
Maria
Gorette Fernandes e Maria Inêz da Silva.
Disciplina: Eletiva
Turma: 9º A
Objetivo:
Possibilitar
aos alunos a oportunidade de enriquecer seu próprio currículo;
Favorecer a
aquisição de competências específicas para a continuidade dos estudos e para a
inserção e permanência no mundo do trabalho;
Valorizar,
estimular e reconhecer ações de respeito a individualidade e à vida.
Habilidades:
(EF09CI14)
Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos,
planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do
Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma
galáxia dentre bilhões).
(EF09MA18)
Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou
muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho
de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre
outros
(EF89LP35) -
Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que
considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou
de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar
textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de
pesquisas, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a
disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato
mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos
advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de
campo realizados.
Competências Gerais da BNCC:
Agir
pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Atividades:
Construir um caleidoscópio com materiais recicláveis;
Artigo de opinião: Análise e reflexão do filme
“Interestelar”.
Desenvolvimento:
Através
da análise e reflexão do filme “Interestelar”, abordar o tema Meio Ambiente, o
avanço da tecnologia, o Sistema Solar, a estrutura do átomo e os fenômenos
físicos luminosos realizar o aprofundamento do conhecimento físico e matemático
e relacioná-los ao ser humano, sua casa e o Universo, relacionando também o
Micro e o Macro e a conscientização sobre responsabilidades pelo Planeta Terra.
Desta forma,
os alunos podem protagonizar a construção do seu próprio currículo, da
ampliação, da diversificação de conceitos, procedimentos ou temáticas de uma
disciplina ou área do conhecimento. Assim, os alunos da Disciplina Eletiva Interestelar:
“O Universo, minha casa”, iniciaram o aprofundamento de estudos físicos,
matemáticos e prelúdio de fatos científicos relacionados ao nosso Planeta, ao
Sistema Solar e ao Universo tendo como pano de fundo o filme Interestelar.
Clique aqui
para assistir o vídeo da Culminância: https://youtu.be/plvREyBOKlQ