quinta-feira, 15 de julho de 2021

Eletiva Jogador Nº 1



Tema: Gamificação

Premissa: Excelência em Gestão
Professoras: Erivelto Braga Soares e Mayara S. Purcino Macedo
Disciplina: Eletiva


Turma: 7º ano A

Objetivo: Trazer para o âmbito escolar um recurso de aprendizagem que contribui para impulsionar a motivação dos alunos.

Habilidades: Pensamento Computacional Resolver problemas com autonomia e criatividade, utilizando ou não as tecnologias digitais (atividade plugada ou desplugada)

EF06GE05 - Identificar e comprara as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria e no comércio e nos serviços em diferentes lugares.

EF07MA29 - Resolver e elaborar situação problema que envolvam medidas de grandezas inseridas em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas de conhecimento reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

Atividade: Realizar um artigo de opinião sobre o tema:

Como o jogo Minecraft pode contribuir em sua aprendizagem nas diferentes disciplinas da BNCC










A gamificação trás uma nova possibilidade de conectar a escola ao universo dos estudantes com o foco na aprendizagem, por meio de práticas e a interação com o game. Dessa forma, a utilização da gamificação contribui para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos estudantes na escola, possibilitando por meio de jogos a interação e o compartilhamento de ideias entre educadores e estudantes, o que permite o estimulo a criatividade e a resolução de problemas.

Para colocar em prática e desenvolver esta habilidade escolhemos o jogo Minecraft para nos auxiliar nessa missão pedagógica, uma vez que o game visa atender essa demanda e se preocupa com o desenvolvimento educacional, ou seja, atrelando a diversão e a aprendizagem dos estudantes que são estimulados através de desafios que os levam a terem autonomia para resolver situações problemas com muita criatividade e engajamento nas aulas, pois com a utilização do desse game é possível ainda motivá-los com as sensações extrínsecas como o interesse em descobrir novos biomas climas, relevos, hidrografia, vegetação e outras características físicas do nosso planeta, além da disciplina de geografia a matemática se faz presente o tempo todo com a relação de grandezas e medidas em diferentes temas, fazendo com que aconteça um maior envolvimento com as aulas, afim de proporcionar ao estudante maior nível de confiança para poder protagonizar a sua aprendizagem e com isso o aumento no grau de satisfação uma vez que todos esses estímulos faz com que o estudante se sinta mais preparado e capaz de assumir as premissas necessárias como a competência, protagonismo e a solidariedade auxiliando na formação de um cidadão mais consciente em relação ao seu lugar no mundo em que vive.