sexta-feira, 23 de abril de 2021

PROTAGONISMO JUVENIL

Premissa: Protagonismo

Professora: Rogéria Cristina Machado

Disciplina: Protagonismo Juvenil

Turmas: 6° Anos A e B

Habilidade: Organizar, sistematizar e disseminar informações de interesse coletivo

Justificativa: Essa metodologia pode facilitar o entendimento de informações complexas, fazendo com que os estudantes possam criar ou conectar ideias. Com isso, o professor pode perceber mais claramente qual é o processo de pensamento de cada aluno para fazer suas intervenções quando a aprendizagem precisa avançar mais. Os mapas mentais são úteis em processos como a fixação da linguagem escrita, o ensino e visualização de fatos históricos. Os mapas mentais ajudam na estruturação de informações, compreensão, síntese, memorização e geração de novas ideias. Na aula de Protagonismo Juvenil dos 6º anos A e B da escola EEEI Olímpio Catão a atividade trabalhada foi a construção do Mapa Mental “Trajeto casa / escola".

Desenvolvimento:

      1.       Explicar o conceito sobre o que é Mapa Mental.

2.       Passo a passo de como fazer um Mapa Mental.

3.      Vídeo: Dora: O Mapa https://www.youtube.com/watch?v=ytCSJOYEJRo&ab_channel=NatanTeam

4.      Exemplos de Mapas Mentais retirados da internet (Trajeto: Casa/Escola).

5.      Ao final da aula houve a proposta da tarefa: Faça um Mapa Mental. 

Tema: Casa-Escola (desenhar / ou escrever o que tem no seu bairro na trajetória Casa-Escola).

6.       Avaliação mediante registro fotográfico.

APRESENTAÇÃO DE ALGUNS TRABALHOS:

Aluna: Luna Yasmine - 6º A


Aluna: Beatriz Cássia - 6º A













Aluna: Ana Clara Santos - 6º B


Aluna: Laís Cristina - 6º B



















Referência Bibliográfica: Currículo em Ação - Caderno do Professor - Protagonismo Juvenil (Ensino Fundamental) - Volume Único 
Fonte: Dora: O Mapa - disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=ytCSJOYEJRo&ab_channel=NatanTeam (Acessado em 13/04/2021)


quarta-feira, 21 de abril de 2021

EEEI Olímpio Catão fazendo Campeões...

 6ª Copa Brasil de Matemática Mangahigh 


PREMISSA: Protagonismo

PROFESSORA: Maria Inêz da Silva, Mayara S. Purcino Macedo e Marta Lucia Conceição Amaral

TURMAS: 6º, 7º, 8º e 9º anos.

TEMA: 6ª Copa Brasil de Matemática Mangahigh

DESENVOLVIMENTO: Entre 4 e 8 de maio de 2020, a EEEI Olímpio Catão juntamente com escolas e alunos de todo Brasil participou da 6ª Copa Brasil de Matemática Mangahigh pela glória matemática e pela chance de ganhar prêmios, troféus e medalhas. A participação na competição representa uma excelente oportunidade para engajar os alunos em torno da matemática numa competição matemática nacional!

Estudantes de todo o país, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio das redes pública e privada de ensino, puderam participar da 6ª Copa Brasil de Matemática Mangahigh. A iniciativa, aberta e gratuita, é o torneio online de matemática mais tradicional do país.

Segundo a Mangahigh Brasil no Facebook em 06 de maio 2020, foram quase 500 escolas participantes de todo o Brasil.

Nessa fase de isolamento social, crianças e jovens naturalmente sentem dificuldade e falta de motivação. Incentivá-los com ferramentas tecnológicas e lúdicas, usando o recurso da Gamificação, pode manter o aprendizado ativo e efetivo. O torneio é ainda uma oportunidade de desenvolver competências socioemocionais, como espírito de colaboração, autonomia e comprometimento.

A competição envolve desafios matemáticos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) por meio de quizzes e games, e premia alunos e escolas que alcançam as melhores pontuações.

  • As Escolas vencedoras foram premiadas com vales compras e Troféus de 1º ao 3º lugar.
  • Os alunos que alcançaram as pontuações necessárias ganharam medalhas alusivas ao evento: 

      150+ pontos - Medalha de bronze + certificado;

      200+ pontos - Medalha de prata + certificado;

      250+ pontos - Medalha de ouro + certificado

Para o orgulho das professoras de Matemática entre os Melhores 10 alunos da EEEI Olímpio Catão tivemos dois alunos premiados com Medalhas: Kadu Irmão Firmino da Silva, do 9º ano e Giovanna Evelyn Negreiros Mancilha do 8º ano.



Os desafios da competição contribuem muito no processo de ensino e aprendizagem na área de matemática. E as medalhas são apenas um incentivo, a maior vitória é o desenvolvimento das diversas habilidades na área e a alegria estampada nos olhos das professoras e dos alunos.




Orgulho e alegria maior foi da nossa PCA de Matemática Sideria Irmão da Silva, mãe de Kadu Irmão, 1º colocado nos Melhores 10 alunos da EEEI Olímpio Catão. E ainda Madrinha e tia de Evellyn Caroline, hoje no 7º ano e que ficou em 6ª posição nos 10 Melhores.
















segunda-feira, 19 de abril de 2021

Inglês

 Premissa: Protagonismo

 Professora: Rogéria Cristina Machado

 Disciplina: Inglês

 Turmas: 9°Anos A e B

 Habilidades: 

EF08LI03- Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

EF09LI02- Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.

 Justificativa:

  O bilinguismo na escola é muito importante para a formação do aluno, sobretudo, no contexto atual. O aprendizado do inglês pode contribuir em diversos âmbitos da vida do estudante, inclusive, no mercado de trabalho e na construção de relações e de uma comunicação internacional. Quando aprendemos inglês ou qualquer outra língua, estimulamos basicamente duas capacidades do cérebro: O reconhecimento de sons, que permite compreender as palavras e o controle do cérebro sobre o reconhecimento de uma língua em relação a outra. E foi pensando nesses estímulos que na aula de inglês com os alunos dos 9º anos A/B da escola EEEI Olímpio Catão foi trabalhado essa sequência didática.

 Desenvolvimento:

      1.       Montagens de slides de vocabulário dos alimentos e utensílios de cozinha com imagens:https://drive.google.com/file/d/1WiI2VSo6Yup9OQ393zZJ9YQblebNOdno/view?usp=sharing

      2.       Explicação da professora por meio de slides, no APP do CMSP

3.       Ampliação do vocabulário dos alimentos e utensílios de cozinha na língua inglesa

4.       Treinos de pronúncia com exibição de vídeo

5.       Exploração de imagens com os alunos fazendo perguntas sobre o tema utilizando o chat

6.    Ao final da aula houve a proposta da tarefa: Escolher de 4 a 6 alimentos ou utensílios domésticos e identificá-los em inglês e fazer o registro da atividade realizada através de fotos exibindo os alimentos e utensílios domésticos e sua escrita.

Apresentação de alguns trabalhos:

Aluna: Thais Melo 9ºAno B

Aluna: Érika – 9º ano B



Aluna: Eliana – 9º ano A
 
Aluna: Gabriela Sousa – 9º ano A




















Referências Bibliográficas: Currículo em Ação - 9º Ano - Volume 1: Caderno do Professor
Slides de vocabulário dos alimentos e utensílios de cozinha com imagens:https://drive.google.com/file/d/1WiI2VSo6Yup9OQ393zZJ9YQblebNOdno/view?usp=sharing

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Corresponsabilidade construindo atitude historiadora dia a dia

Por Lucilene Fernandes

As aulas de História neste ano de 2021 na Escola Olímpio Catão estão sendo desenvolvidas em corresponsabilidade por todos os professores da escola. As competências e habilidades da disciplina estão se construindo de forma transversal no trabalho de todas as disciplinas. 

O trabalho da disciplina História no Ensino Fundamental busca desenvolver competências e habilidades que são importantes para a formação do cidadão, da pessoa que viverá em nossa sociedade. Na etapa do Ensino Fundamental não se trata de formar historiadores, ainda que o objeto de estudo muitas vezes seja um passado remoto e distante do contexto de vida dos estudantes. O que se pretende sempre é desenvolver o que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) denominou "atitude historiadora".

A atitude historiadora envolve a compreensão da importância do identificar, contextualizar, comparar, interpretar e analisar diante de uma dada situação / fato / objeto de estudo e diante de qualquer tema a vida. E estas competências não são exclusivas da disciplina História, mas são trabalhadas por todas as demais disciplinas do Currículo Paulista.

E como trabalhar no desenvolvimento destas competências ligadas à História diante do desafio deste modelo de ensino híbrido em que estamos? (No qual  fomos colocados não por opção e não de forma planejada, mas enfrentando com coragem os desafios que vieram com a pandemia de COVID e a necessidade do afastamento social...)

A resposta é: "compreender e integrar os esforços de todos os professores da Escola Olímpio Catão". Isso é correponsabilidade. É através do trabalho corresponsável de todas as disciplinas que se dará a formação da atitude historiadora dos nossos estudantes.

Estamos realizando um trabalho que busca estimular o aluno em seu processo de aprendizagem das maneiras que até agora foram possíveis:

  • acompanhando das aulas realizadas pelo Centro de Mídias São Paulo e interagindo com os alunos, buscando esclarecer suas dúvidas e contextualizar o que está sendo apresentado;
  • realizando aulas remotas dentro do aplicativo CMSP que trabalham as habilidades essenciais do Currículo Paulista;
  • enviando roteiros de estudos para que os alunos sejam colocados diante de atividades que os permitam exercitar as habilidades trabalhadas;
  • realizando orientação nos poucos momentos presenciais que foram possíveis, apoiando os alunos com dificuldade no ensino remoto;
  • fazendo a busca ativa dos alunos com dificuldades de estudo remoto;
  • solucionando dúvidas e orientando pelo celular.
Além disso, o trabalho necessita de apoio importantíssimo da família. Um apoio que reconhecemos ser complexo, ainda mais na realidade da pandemia que enfrentamos e das condições de vulnerabilidade em que muitos estão. Mas um apoio fundamental no sentido de valorizar o estudo, reconhecer o esforço dos estudantes e da escola. O investimento de esforços do estudante nas atividades escolares é bastante proporcional à valorização que a família atribui a estas atividades.

Dia a dia compreendemos que nenhum professor trabalha sozinho. E a História auxilia todas as demais disciplinas, na medida que pode ajudar a contextualizar os diferentes objetos de estudo de todas as disciplinas. 

Assim, quando os meus colegas que são excelentes professores desta Escola Olímpio Catão, contam a história da Ciência ou da Matemática... quando desenvolvem as linguagens da Arte ou da Educação Física ou da Língua Inglesa... quando estudam a nossa Língua Portuguesa e a nossa Geografia... quando buscam formar o Protagonismo e o Projeto de Vida... A atitude historiadora é desenvolvida!

Acredito firmemente que nossos estudantes estão, cada um em sua individualidade, formando sua atitude historiadora. 

Agradeço a todos os colegas professores da Escola Olímpio Catão pela corresponsabilidade. 

E parabenizo estudantes e famílias pelo esforço.

quarta-feira, 31 de março de 2021

A ENERGIA SE TRANSFORMA – TUDO É ENERGIA

Premissa: Protagonismo

Professora: Maria Cristina de Souza Freitas

Disciplina: Prática Experimental de Ciências

Turmas: 8° Anos A e B

Habilidade: Classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica).

Desenvolvimento:

As aulas práticas, segundo a literatura pertinente, podem ajudar no processo de interação, na apropriação e no desenvolvimento de conceitos científicos por parte dos sujeitos. Permitem que os estudantes aprendam a abordar objetivamente o seu mundo e a desenvolver saídas para situações que envolvam muitas variáveis. Partindo da hipótese de que as aulas práticas possuem potencial pedagógico na aquisição do conhecimento científico pelos alunos, as aulas de Prática Experimental da E.E.E.I Olímpio Catão buscam averiguar através da realização de experimentos o processo de ensino-aprendizagem de Ciências da natureza.

Na aula de Prática Experimental dos 8° anos A e B a atividade trabalhada foi Transformações de Energia. A energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída. “Princípio da Conservação da Energia”.

Para esse experimento usamos um gerador manual de energia, presente no laboratório de Ciências. Os alunos acionaram uma manivela, que gera uma tensão entre o motor interno do aparelho, essa ação faz com que se crie uma energia mecânica, a qual será transformada em energia elétrica acendendo as lâmpadas.

Com essa atividade os alunos entenderam que a energia Mecânica pode ser transformada em Elétrica e também sobre a importância dos geradores.

Os geradores de energia são essenciais para casa ou empresa, já que eles fornecem energia elétrica nos momentos de apagão, de forma a trazer mais segurança e comodidade para moradores e funcionários.


                                                            Aluna: Lorraine 8° Ano A


Aluna: Geovanna 8° Ano A



                                                        Aluno: Nilson 8º Ano B


Gerador Manual Elétrico

                                     

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

 

Plantão de Dúvidas ao Vivo e a Cores.


 

PREMISSA: PROTAGONISMO

PROFESSORA: Maria Inêz da Silva

DISCIPLINA: Matemática

TURMAS: 9º anos A e B

TEMA: Plantão de Dúvidas ao Vivo e a Cores

DESENVOLVIMENTO: No início do mês de junho, percebemos que as dúvidas dos alunos estavam difíceis de serem sanadas pelo WhatsApp. Recurso que dispúnhamos para ajudá-los em suas dúvidas, além do fato de que isso demandava muito tempo e não tínhamos a certeza da compreensão do aluno. Na busca de soluções, iniciamos a utilização da sala do CMSP, porém nossa busca era por maior interação com os alunos nas duas salas simultaneamente. No dia 20 de junho (sábado), tivemos a ideia de usar o Google Meet, porém não sabíamos se iria dar certo e resolvemos testar! Abrimos uma reunião no Google Meet, pelo computador, e fomos testando entre nós a assertividade da ação: recepcionamos/recebemos pelo computador e transmitimos a aula (resolução e explicação dos exercícios) pelo celular. “Bingo” havíamos encontrado a solução para a realização do tão esperado Plantão de Dúvidas ao Vivo e a Cores! Ficamos muito felizes e realizamos vários testes entre nós!

No dia 23 de junho, iniciamos o Plantão de Dúvidas ao Vivo e a Cores, com o auxílio da Professora Coordenadora da Área de Ciências da Natureza e Matemática Sidéria Irmão da Silva, pois precisávamos de alguém para controlar o acesso, enviar convites no WhatsApp dos alunos (convites enviados no privado e nos grupos das salas) enquanto a professora realizava a  explicação.
Agora o Plantão de Dúvidas ao Vivo e a Cores acontece todas as terças-feiras das 10h40 às 12h00 e quintas-feiras das 11h00 às 12h00, com excelente participação dos alunos. Eles conseguem visualizar as resoluções e explicações e sanar suas dúvidas em tempo real. Dessa maneira, a professora consegue alcançar os alunos e sente que a participação e interesse da turma aumenta progressivamente. Vale ressaltar que os envolvidos no Plantão de Dúvidas ao Vivo e a Cores estão felizes com a participação e empenhos dos alunos!











 Eletiva: VIVA ESPORTE

 

Prof. Cristina Lucas Costa de Educação Física 

Prof. Maria Inêz da Silva de Matemática.  

Alunos de 8º e 9º anos. 


 Clique abaixo para ver a linha do tempo da Eletiva no Padlet: 

https://padlet.com/inezsilva10/9ri6jevqfqo41hec 

 

 Clique abaixo para ver o Vídeo: 

https://youtu.be/LTD5kmFr0mI

 



quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Portfólio Anual - 2020

 

                                                                                      Por Renata Ribeiro Garcia de Siqueira



Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP, foi criado em 2019, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a proposta de que toda escola seja um ambiente de aprendizagem solidário, colaborativo, acolhedor e seguro, na busca da melhoria da aprendizagem.

 

O Programa visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação do Método de Melhoria de Convivência (MMC), além de atrelar ações proativas de segurança.

O CONVIVA SP é composto por projetos e ações articuladas entre Convivência e Colaboração; Articulação Pedagógica e Psicossocial; Proteção e Saúde; Segurança Escolar.

No link a seguir apresentamos o Portfólio com todas as Ações e Projetos relacionados ao Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA,  desenvolvidas no ano de 2020 em nossa Escola.


https://padlet.com/regarcia612/59e3rr12j6rcfdri


 

Domínio do conhecimento e contextualização

Professora Débora Vasti Colombani Bispo de Almeida


Neste ano, como atividade de formação continuada no PIAF (Plano Individual de Aprimoramento e Formação -  2020), realizei uma pesquisa com os alunos sobre a realidade e comecei a pensar estratégicas para tornar a aula mais significativa.

Objetivo: Relacionar os conteúdos trabalhados em minha disciplina com assuntos de interesse dos alunos.


Nesse item de aprimoramento e formação individual espera-se que o professor busque conhecer os alunos, de modo que ele possa trabalhar, ou seja, contemplar em sua disciplina, os interesses dos alunos. Para alcançar esse objetivo busquei através dos Grupos de WhatsApp, ir um pouco além das aulas e aproveitei o momento para conhecê-los e busquei fazer perguntas relacionadas ao que eles mais gostam de fazer nas horas de diversão e ócio. 

Além dos Grupos de WhatsApp, as Tutorias individuais e coletivas, foram fundamentais nessa minha busca de entendimento daquilo que os alunos percebem como elemento que proporciona prazer em aprender. 

Constatei que gostam de ler Gibis, joguinhos de celular, de desenhar, assistir filmes e quiz de perguntas e respostas também no aparelho de celular.

Passei então para a segunda fase de como introduzir esses elementos para a sala de aula, seja ela, remota ou presencial ou mesmo para o ensino Híbrido.

O trabalho com a HQ será bem produtivo porque além de ser realizado como trabalho interdisciplinar, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com uma fonte histórica escrita, que é o HQ e de maneira lúdica, deixando um pouco de lado, o ensino tradicional de História.

 Pretendo realizar um concurso de desenhos em quadrinhos, relacionados ao tema do nascimento da República até a ditadura militar no Brasil.

O trabalho será interdisciplinar com a Professora de Língua Portuguesa dos 9º anos. Conversando com a Professora Patrícia, ela sugeriu as habilidades abaixo:

  • (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
  • (EF09LP04) Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.


Em História será trabalhada a seguinte habilidade:

  • (EF09HI07) Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as reivindicações dos povos indígenas, das populações afrodescendentes e das mulheres no contexto republicano até a Ditadura Militar. 

Faremos então uso das HQ para leitura nas aulas de Língua Portuguesa e Sala de Leitura. Nas aulas de História entenderemos o período histórico escolhido. Para atividade extra classe será realizado os desenhos e a escrita dos textos para a HQ. A Professora de História ficará responsável pelas devolutivas referente aos textos e aos desenhos.

Começaremos o ano de 2021, já no primeiro bimestre, com a introdução do Projeto apresentado acima, com a perspectiva que será algo muito positivo  para a aprendizagem de nossos alunos.


quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2020

Início de um novo tempo

 

No ano de 2020, muitas coisas aconteceram  em nossas vidas. Mas com certeza, a tecnologia e a ciência caminharam na direção de ajustar o equilíbrio da balança e tornar a vida melhor e mais fácil.

 

Quem não aprendeu a usar o celular para pagar contas ou pedir alguma comida?




Nas escolas, as aulas passaram a utilizar cada vez mais equipamentos para permitir o ensino à distância incorporando todas as mídias que conhecemos: textos, vídeos, sons e imagens transmitidos através da televisão, da internet e de telefonia móvel.

 E uma nova disciplina foi adicionada na base diversificada, com o objetivo de levar aos alunos um tema que já faz parte do nosso cotidiano. A disciplina de Tecnologia e Inovação tem como objetivo desenvolver nos nossos jovens a reflexão sobre novas maneiras de produzir conhecimento e desenvolver habilidades e competências para este novo mundo que está surgindo.

O uso cada vez mais constante de robótica e de inteligência artificial está moldando uma nova maneira de ser e de viver e exigirá em curto espaço de tempo jovens com habilidades de utilizar equipamentos acoplados para os mais variados fins. Mais do que cidadãos em busca dos seus direitos, cidadãos que possam manusear equipamentos de diferentes maneiras para realizarem diferentes serviços. A cidadania não deixará de ser necessária, mas a alfabetização digital será uma etapa fundamental para adquiri-la.

A disciplina foi criada  com base em três eixos fundamentais:

1-    TDIC – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

2-    Letramento Digital

3-    Pensamento Computacional





Várias atividades foram criadas pensadas exclusivamente para iniciar este trabalho de reflexão sobre a cultura digital. Desde atividades desplugadas, ou seja, sem utilização de equipamentos eletrônicos e atividades plugadas ( conectadas ou não à internet). E as professoras tiveram que realizar cursos de formações especiais para aprender esta nova disciplina: em 2019, os cursos do INOVA e em 2020, “Tecnologias na prática”




Ainda em 2020, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo ofereceu cursos com a Fundação Telefónica em uma iniciativa de formar os professores na área de programação e pensamento computacional. O resultado foi a utilização da plataforma CODE onde os alunos realizam percursos auto instrutivos para obterem a formação em programação.


O resultado foi fantástico!

Além de ser uma plataforma onde o professor pode acompanhar o percurso de seus alunos e auxiliar as atividades, os roteiros são criativos e alegres permitindo tarefas e atividades agradáveis na arte da programação.






 



A programação por blocos orienta os alunos a obterem a lógica na sequência de comandos para realização de ações. Com o tempo, os alunos passam dos blocos para os algoritmos e utilizam a sintaxe correta da programação de computadores.

O professor também pode realizar cursos nesta plataforma e criar projetos específicos para grupos de alunos. E ao acessar a sala, pode visualizar as atividades realizadas.


Quem disse que 2020 não valeu?

Valeu sim!!!!!!



terça-feira, 15 de dezembro de 2020

ERER: Educação para as relações étnico-raciais

 Por Lucilene Fernandes


As instituições educacionais no Brasil obedecem à LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) desde 1996. Em 2003, a Lei 10.939, alterou o artigo 26 da LDB e determinou que o "ensino sobre história e cultura afro-brasileira" fosse obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio no Brasil. Em 2008, tivemos uma nova alteração no mesmo artigo, definindo que “torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena”. 

A primeira reflexão que devemos fazer todos é que se foi escrita uma lei, existe em nossa sociedade uma necessidade. A educação em nosso país não vinha contemplando a contento os temas da história e cultura afro-brasileira e indígena, caso contrário a lei não teria sido necessária. Consideramos ainda que os personagens indígena e afro-brasileiro já apareciam nas aulas e nos livros, de História privilegiadamente. Logo, o que o legislador intencionou foi a valorização do ponto de vista e dos elementos culturais destes personagens, de forma que a história que estudamos em nosso país supere a visão única eurocêntrica. 

E muito embora, à luz dos estudos científicos, saibamos que não existem “raças humanas”, se faz necessário o reconhecimento de que alguns grupos sociais foram assim identificados e, por este motivo, silenciados e violentados durante muito tempo da história. E que o silêncio e a violência geraram conseqüências na nossa sociedade deste tempo em que vivemos. 

O silêncio e a preterição diante de muitos temas e relatos da história por vozes indígenas e afro-descendentes contribuiu por muito tempo com o racismo estrutural que marca nosso país. E muitos de nossos alunos, que se reconhecem como indígenas e afro-descendentes, ao freqüentar essa escola não se sentem valorizados. 

Por isto, desvelar o racismo é promover a diversidade! Mostrar o quão relevante é o tema dentro da escola e da sociedade é valorizar todos os estudantes e combater o racismo estrutural que está nos padrões de beleza, nas piadinhas, no preconceito religioso e em outros campos da nossa vida. 

Durante 2020, essas reflexões permearam o Plano de Ação da E.E.E.I. Olímpio Catão e os guias de aprendizagem dos professores de todas as disciplinas. Ao estudar povos africanos na aula de História e Geografia, ao vivenciar capoeira na aula de Educação Física, ao fruir manifestações artísticas na aula de Arte estamos construindo com os estudantes uma história plural, rica em sua diversidade de valores e ideias. E isso também acontece em outras disciplinas, pois os professores trazem elementos de diversas culturas para contextualizar suas atividades. 

Como comunidade aprendente e buscando a formação contínua dos profissionais, os professores também participaram de palestra e alinhamentos de equipe refletindo sobre a necessidade de uma educação anti-racista. 

Durante o período da suspensão das aulas presenciais foram realizadas atividades focadas na reflexão sobre relações étnico-raciais: 
  • concurso de desenho “Todos contra o racismo” com a participação de alunos de todas as turmas
  • pesquisa e produção de vídeos pelos alunos de todas as turmas apresentando personalidades negras de destaque na história do Brasil
  • palestra com a Professora Doutora Sonia Guimarães que leciona física no Instituto Técnico Aeroespacial e atual no movimento negro na cidade

Desta forma, buscamos atuar de forma contínua na escola incluindo: 
  • preocupação com o respeito à diversidade
  • valorização da riqueza trazida pelos diversos povos
  • acompanhamento das questões étnico-raciais em nossa sociedade
  • provocação de reflexão sobre preconceito e racismo no cotidiano

Culminância Eletiva Photocine !!!



💗💗  Padlet Eletiva Photocine


https://pt-br.padlet.com/deboravasti/v74g60orfguxqzq


VÍDEO: ELETIVA JAP POP

 Clique para assistir o vídeo https://drive.google.com/file/d/1A44FfCCVLnBjh0QNl3wonFMimyo1iIR3/view?usp=sharing

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

E essas tais Competências Socioemocionais?

 Por Lucilene Fernandes

Os estudos que formularam o conceito de competência socioemocional surgiram na área da psicologia e da economia. Ambas as áreas de conhecimento, cada qual com seus objetivos, buscam saber como o ser humano aprende e se desenvolve. Estes estudos ganham destaque a partir da década de 1960 e ganham destaque quando passam a ser feitos num sistema de “crowdsourcing”, ou colaboração coletiva por cientistas de diversos países. Até então, a inteligência das pessoas era mensurada a partir dos testes de QI que avaliava as competências cognitivas de cada indivíduo (como as capacidades de calcular ou identificar algo em um determinado tempo). No entanto, estudos indicavam que os indivíduos possuíam outras competências que foram chamadas inicialmente “não cognitivas”. 

O esforço coletivo dos estudiosos foi para identificar quais competências “não cognitivas” eram essas e como elas tinham efeito sobre os indivíduos que viviam em diferentes lugares, culturas e condições. De lá para cá, essas competências também foram chamadas de “soft skills” (em contraposição às “hard skills”, ou competências técnicas) e de “competências transferíveis” (porque poderiam ser usadas em diferentes ambientes e dimensões da vida). Mais recentemente, a UNESCO reuniu vários estudos e chegou ao que chamou de “Competências para o Século XXI” que abarcam essas mesmas competências que, pela grande maioria dos cientistas são hoje denominadas “competências socioemocionais”. 

Os estudos que aconteceram em diversos países levantaram os traços da personalidade dos indivíduos e, num consenso, seguiram a organização desses traços em cinco macro domínios (Abertura à Experiência, Conscienciosidade, Extroversão, Amabilidade e Neuroticismo) que contém as demais características. É conhecido como modelo do “Big Five”. 

No Brasil, nessa área, destaca-se o Instituto Ayrton Senna, que vem contribuindo com estudos sobre Educação Integral e as Competências Socioemocionais. E é dos estudos patrocinados por este instituto o “framework”, ou matriz, utilizada para compreensão das competências socioemocionais usada pela SEDUC (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo). 

A matriz traz 17 competências socioemocionais (taxonomia criada a partir de um estudo da realidade brasileira utilizando dados colhidos no INAF 2015 – Indicador de Nacional de Alfabetismo Funcional) que estão organizadas de acordo com os cinco domínios da “Big Five”. 

Matriz das 5 Macrocompetências e 17 Competências Socioemocionais
utilizada pelo Instituto Ayrton Senna e adotado pela SEDUC



As conclusões do estudo dos dados do INAF 2015 permitiram perceber que as competências socioemocionais têm um impacto sobre a desigualdade de oportunidades existente na sociedade brasileira. Os indivíduos em situação desfavorável socialmente em função de elementos como escolaridade dos pais, renda baixa, racismo conseguem atingir resultados melhores se têm competências socioemocionais mais desenvolvidas. Os estudos da relação entre as competências socioemocionais e os índices de sucesso na vida ainda continuam buscando compreender como acontecem efetivamente! 

Neste momento, com vistas a alcançar uma educação integral concebida pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a SEDUC busca inserir na prática pedagógica de todas as disciplinas e toda a equipe escolar o trabalho com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais. Desta forma, pretendemos estimular o desenvolvimento destes traços de personalidade que vão ajudar os alunos na escola e na vida! 

De forma integrada ao desenvolvimento das competências leitora e escritora e do raciocínio lógico e das habilidades específicas das disciplinas das três áreas de conhecimento – Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e Matemática – o Currículo Paulista prevê o foco no desenvolvimento das competências socioemocionais. 

É um grande desafio! Mas um desafio que já existe na realidade dentro e fora da escola! As famílias, as empresas, a sociedade como um todo são compostas por pessoas constituídas de competências cognitivas e competências socioemocionais. E os problemas cotidianos que temos podem ser resolvidos desta ou daquela maneira em função de como todas essas competências socioemocionais estão sendo desenvolvidas. 

Na realidade nós todos sempre desenvolvemos mais ou menos essas competências, querendo ou não. O ganho com os estudos dos cientistas é que todos nós – gestores privados e públicos, professores e pais – quando temos foco e intencionalidade podemos ajudar muito melhor crianças e jovens a desenvolver suas competências socioemocionais. 

No PEI – Programa de Ensino Integral – as competências socioemocionais são objetivos específicos das aulas de Projeto de Vida, mas também permeiam todas as atividades e ação tutorial de todas as pessoas que trabalham na escola. E na escola somos o que chamamos de “comunidade aprendente”, o que significa que todos os alunos, os professores, os gestores e os funcionários - estamos aprendendo juntos! 

As competências socioemocionais podem ser desenvolvidas durante a vida toda! Continuamos por toda a vida melhorando as nossas competências socioemocionais, aprendizagem que se faz muito especialmente na interação interpessoal. Por isso, em todo momento estamos aprendendo, vamos aproveitar!


Referências:
IAS - Instituto Ayrton Senna. BNCC: Construindo um currículo de ensino integral. Disponível em https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/desenvolvimento.html acesso em 25/11/2020.

IAS - Instituto Ayrton Senna. Estudo especial sobre alfabetismo e competências socioemocionais na população adulta brasileira, 2016. Disponível em https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/atua%C3%A7%C3%A3o/centros/edulab21/INAF-Relatorio.pdf acesso em 25/11/2020