quinta-feira, 11 de outubro de 2018


E.E.E.I. OLÍMPIO CATÃO
Replicabilidade de Boas Práticas

Profª Mayara Macedo
 Orientação de Estudos
Língua Portuguesa e Matemática


TANGRAM EM QUADRINHOS


OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver um trabalho interdisciplinar.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

Conhecer a origem do Tangram através de história em quadrinhos;
Trabalhar conceitos de geometria plana; componentes do Tangram identificar as formas geométricas.
Produzir textos com gêneros textuais diversificados.

JUSTIFICATIVA

O Tangram é um quebra-cabeça milenar e um dos mais ricos em conteúdos matemáticos. Através do Tangram podemos explorar diversos assuntos, com conceito de diversão inteligente e estímulo à criatividade para resolução de problemas. O projeto foi implantado nas aulas de orientações de estudos em junção com a Língua Portuguesa resultando em um trabalho diversificado.

METODOLOGIA

      Texto disparador: O TANGRAM EM QUADRINHOS;
      Atividade caderno do aluno vol. 1 de matemática, Dobraduras e recortes, estimulando a coordenação motora;
      Tangram em miniatura para manuseio e construção de figuras para a história em quadrinhos;
      Dinâmica do Aquário – Chuva de informações.
      Criação de uma HQ com as peças do tangram a partir da chuva de ideias;
      Atividades de adaptações do caderno de formação MATHEMA – Geometria Espacial;
      Construção do Jogo: Tangram das subtrações;
      Apresentação do jogo na MOSTRA CNMT.

Desenvolvimento

·       Leitura de um texto disparador: O TANGRAM EM QUADRINHOS
·   A atividade inicial foi a construção do Tangram por dobradura. Para isso é necessário seguir os passos que estão no caderno do aluno vol. 1 de matemática para o 6 ano, que mostra a construção do Tangram por dobraduras.
















Após a leitura foi desenvolvido uma dinâmica: “Aquário” chuva de informações sobre o Tangram na aula de O.E. de Língua Portuguesa.
Para após à dinâmica construírem uma HQ utilizando o PENTE narrativo.




Atividade desenvolvida na TURMA 1

Já na disciplina de Matemática os alunos participaram de uma revisão básica sobre geometria plana. Na sequência participaram da dinâmica: Identificar formas planas e espaciais em contextos concretos.

(Adaptação Caderno de Formação MATHEMA)




Atividade desenvolvida na TURMA 2

Saber planificar figuras espaciais e identificar figuras espaciais a partir de suas planificações; Descobrir qual o sólido correspondente a planificações, semelhanças e diferenças entre as planificações.
   (Adaptação Caderno de Formação MATHEMA)




Em outro momento foi fornecido aos alunos uma folha com 24 tangrans em branco para os grupos, onde com lápis de cor e tesoura para recortar as peças, confeccionaram figuras para contar resumidamente a HQ que os mesmos criaram na aula de Língua Portuguesa, logo após fariam as colagens em uma folha sulfite contando suas histórias.

















Construção do Jogo para MOSTRA CNMT:
Subtração com Tangram

Objetivos do Jogo:

*Calcular o resultado das operações;
*Identificar as formas geométricas presentes no jogo do Tangram;
*Desenvolver o raciocínio lógico para resolução de problemas.


EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO:

MOSTRA PEDAGÓGICA C.N.M.T. 2018