E.E.E.I.
OLÍMPIO CATÃO
Replicabilidade
de Boas Práticas
Profª Mayara Macedo
Orientação de Estudos
Língua Portuguesa e Matemática
TANGRAM EM QUADRINHOS
OBJETIVOS
GERAIS
Desenvolver
um trabalho interdisciplinar.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
Conhecer
a origem do Tangram através de história em quadrinhos;
Trabalhar
conceitos de geometria plana; componentes do Tangram identificar as formas
geométricas.
Produzir textos com gêneros
textuais diversificados.
JUSTIFICATIVA
O Tangram é um quebra-cabeça
milenar e um dos mais ricos em conteúdos matemáticos. Através do Tangram
podemos explorar diversos assuntos, com conceito de diversão inteligente e
estímulo à criatividade para resolução de problemas. O projeto foi implantado
nas aulas de orientações de estudos em junção com a Língua Portuguesa
resultando em um trabalho diversificado.
METODOLOGIA
• Texto
disparador: O TANGRAM EM QUADRINHOS;
• Atividade
caderno do aluno vol. 1 de matemática, Dobraduras e recortes, estimulando a
coordenação motora;
• Tangram
em miniatura para manuseio e construção de figuras para a história em
quadrinhos;
• Dinâmica
do Aquário – Chuva de informações.
• Criação
de uma HQ com as peças do tangram a partir da chuva de ideias;
• Atividades
de adaptações do caderno de formação MATHEMA – Geometria Espacial;
• Construção
do Jogo: Tangram das subtrações;
• Apresentação
do jogo na MOSTRA CNMT.
Desenvolvimento
· Leitura
de um texto disparador: O TANGRAM EM QUADRINHOS
· A
atividade inicial foi a construção do Tangram por dobradura. Para isso é
necessário seguir os passos que estão no caderno do aluno vol. 1 de matemática
para o 6 ano, que mostra a construção do Tangram por dobraduras.
Após a leitura foi
desenvolvido uma dinâmica: “Aquário” chuva de informações sobre o Tangram na
aula de O.E. de Língua Portuguesa.
Para após à dinâmica
construírem uma HQ utilizando o PENTE narrativo.
Atividade
desenvolvida na TURMA 1
Já na disciplina de Matemática os alunos
participaram de uma revisão básica sobre geometria plana. Na sequência
participaram da dinâmica: Identificar formas planas e espaciais em contextos
concretos.
(Adaptação Caderno de Formação MATHEMA)
Atividade
desenvolvida na TURMA 2
Saber planificar
figuras espaciais e identificar figuras espaciais a partir de suas
planificações; Descobrir qual o sólido correspondente a planificações,
semelhanças e diferenças entre as planificações.
(Adaptação
Caderno de Formação MATHEMA)
Em outro momento foi
fornecido aos alunos uma folha com 24 tangrans em branco para os grupos, onde
com lápis de cor e tesoura para recortar as peças, confeccionaram figuras para
contar resumidamente a HQ que os mesmos criaram na aula de Língua Portuguesa,
logo após fariam as colagens em uma folha sulfite contando suas histórias.
Construção
do Jogo para MOSTRA CNMT:
Subtração
com Tangram
Objetivos do Jogo:
*Calcular o resultado das operações;
*Identificar as formas geométricas presentes no jogo do Tangram;
*Desenvolver o raciocínio lógico para resolução de problemas.
*Calcular o resultado das operações;
*Identificar as formas geométricas presentes no jogo do Tangram;
*Desenvolver o raciocínio lógico para resolução de problemas.
EVIDÊNCIAS
DA REALIZAÇÃO DO PROJETO:
MOSTRA PEDAGÓGICA C.N.M.T. 2018